segunda-feira, 27 de junho de 2016

Sete Sóis Sete Luas


A multiculturalidade do festival Sete Sóis Sete Luas vai marcar presença em Elvas com artistas de França, Guiné Bissau e Itália durante os meses de junho e julho.

A 24ª edição do festival Sete Sóis Sete Luas espalha-se por 30 cidades do pais com diversas iniciativas culturais para o público. Em Elvas as actividades têm inicio no dia 30 de Junho e conta no dia 9 de Julho com a actuação de Manecas Costas, artista da Guiné-Bissau que, em 2009, foi nomeado para o Grammy Awards.

Assim, no dia 30 de Junho, pelas 22h, a Praça da República é o palco para as acrobacias exuberantes da companhia francesa de circo acrobático, aéreo e humorístico, Les P´tits Bras. O espectáculo dos franceses voadores está também integrado no programa do X Festival Medieval de Elvas e nas comemorações de “Elvas Património Mundial”.

Dias 8 e 9 de Julho será realizado um laboratório de gastronomia aberto a cozinheiros locais, onde terão oportunidade de aprender os mistérios dos salazones de Ceuta, peixe caraterístico da antiga colónia portuguesa. No dia 9 o público terá a oportunidade de provar a iguaria, através de uma degustação de sabores do Mediterrâneo. À noite, pelas 22 horas, sobe ao palco Manecas Costa, que promete contagiar Elvas com a sua musicalidade africana.

No dia 15 de Julho há lugar a mais um laboratório aberto aos cozinheiros locais, com o chef esloveno Filip Matjaz e, no dia 16 de Julho, uma degustação de sabores da região da Istria (Eslóvenia), fruto do referido laboratório e com um concerto de música popular italiana de estilo cigano.

Ainda no dia 16 de Julho e a finalizar o festival, pelas 21h30 será organizada uma degustação gratuita de tapas para todo o público e, às 22h, sobe ao palco a banda Acquaragia Drom.