De 22 a 26 de Junho, o Teatro Nacional D. Maria II é habitado pelas palavras, com a iniciativa “Voz Alta – Festival de Leituras Encenadas”, que ocupará a Sala Garrett, o Átrio do Teatro e o Jardim do Palácio da Independência.
A abrir o festival, Carlos Vaz Marques e Gonçalo Waddington leem excertos de “O Torcicologologista, excelência”, de Gonçalo M. Tavares.
Faustin Linyekula – Artista na Cidade 2016, coordena a leitura de textos de Aimé Césaire, Blaise Ndala, Eric Vuillard e Rentes de Carvalho. João Pedro Mamede, Paula Diogo e Tónan Quito lançam o seu olhar sobre os textos produzidos no Laboratório de Escrita para Teatro, coordenado por Rui Pina Coelho, que está a decorrer no Teatro desde outubro de 2015. A interpretação estará a cargo do elenco de atores do D. Maria II.
Ainda, e numa parceria com o Teatro São Luiz, Sara Carinhas coordena a leitura de poemas de Matilde Campilho, que nos chegam pelas vozes de Isac Graça, Maria João Pinho, Maria Leite e Miguel Raposo e a música de Madalena Palmeirim, Ana Luísa Valdeira e Nuno Morão.