No dia 6 de Maio, a partir das 12h30, regressa à cidade templária o Congresso da Sopa. Este evento, que se realiza pelo 24.º ano consecutivo, é uma iniciativa do Município de Tomar, em parceria com mais de 30 restaurantes, associações e produtores de vinho locais.
Os ingredientes são irresistíveis: boa comida e bebida que podem ser saboreadas numa ilha! É o que acontece neste Congresso da Sopa, que tem lugar no Mouchão Parque, uma ilha verdejante em pleno rio Nabão, onde podem ser degustadas mais de cinco dezenas de especialidades, acompanhadas pelos deliciosos néctares da região.
A sopa é a vedeta seja ela confecionada a partir de uma receita tradicional e apreciada em todo o país ou de uma experiência arrojada que surpreende o palato. Entre mais de meia centena de propostas, o difícil será escolher. À espera dos visitantes estão a sopa de peixe, a sopa da pedra, o caldo de enguias, a sopa de lampreia, a sopa de leitão, a sopa de castanha com cogumelos, a sopa de abóbora com gengibre, o creme de cenoura com crocante de farinheira, entre muitas outras.
Há ainda sugestões com nomes originais, como a sopa de corno, que se espera que caia bem no estômago e no espírito! E, já a abrir o apetite para a Festa Templária, que se realiza entre 6 e 9 de julho, dá-se a provar a sopa medieval.
O Congresso da Sopa é uma das maiores e mais populares tradições da cidade de Tomar, mas continua com o mesmo vigor com que nos anos 90 veio revolucionar o universo das festividades gastronómicas em Portugal, criando um verdadeiro culto em torno da sopa. Neste evento, os “congressistas” entregam-se ao apelo dos sabores e à consciencialização da necessidade de uma alimentação saudável.
Esta iniciativa tem um cariz solidário, uma vez que as receitas de bilheteira revertem para o Centro de Integração e Reabilitação de Tomar (CIRE).