terça-feira, 2 de maio de 2017

Francisco - Desafios à Igreja e ao Mundo


Muitos são os desafios que o Papa Francisco enfrenta. E muitos são os desafios que coloca à Igreja e aos cristãos. Desde que foi escolhido para liderar os destinos da Igreja, o Papa Francisco não tem deixado de surpreender. Pela forma como enfrenta os desafios. Pelos próprios desafios que lança. Nestes textos, o autor também desafia o leitor a perceber melhor o homem que o Papa é, as ideias que defende, os perigos e as dificuldades que enfrenta (dentro e fora da Igreja), as mudanças que pretende fazer. Sem rodeios e com inteligência.
O autor refere no texto inicial: «Francisco vai conseguir? Ele sabe que tem muitos opositores e mesmo inimigos, sobretudo entre cardeais e bispos e também sabe que talvez seja mais amado fora do que dentro da Igreja. […] Ele é franciscano por opção, isto é, cristão, seguindo os passos de Jesus, que proclamou o Deus da misericórdia. Mas ele é também o primeiro Papa jesuíta da história, portanto, com visão ampla do mundo e estratégia de organização e eficácia. E a sua formação de base é de químico e, embora latino-americano, os seus pais foram emigrantes italianos e também estudou Teologia na Alemanha e tornou se o líder político-moral global mais carismático e humano.
A síntese de franciscano e jesuíta tornam irreversível o processo que iniciou.»

Esta obra organiza-se em torno de quatro eixos: De Bento XVI a Francisco; Sexualidade e Família; Pessoa, Ética e Política; Para Uma Igreja do Século XXI.

Sobre o Autor

Anselmo Borges é Padre da Sociedade Missionária Portuguesa. Doutorado em Filosofia pela Universidade de Coimbra, em cuja Faculdade de Letras é Professor. Licenciado em Teologia pela Universidade Gregoriana, Roma, tem o Diplôme d’études approfondies (DEA) em Ciências Sociais pela École des Hautes Études en Sciences Sociales, Paris. Leccionou Filosofia e Teologia na Universidade Católica Portuguesa e no Seminário Maior de Maputo. Faz parte do corpo docente do Programa Doutoral em Neurociências Clínicas, Neuropsiquiatria e Saúde Mental da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, ramo clínico do Programa Doutoral em Neurociências da mesma Universidade, e também do Mestrado em Psiquiatria Social e Cultural da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra. Tem várias obras publicadas, como Janela do (In)visível, Janela do (In)finito, Religião e Diálogo Inter-religioso, Corpo e Transcendência, Deus e o Sentido da Existência, Quem Foi/Quem É Jesus Cristo? (Coord.), Deus Ainda Tem Futuro? (Coord.) e Deus, Religiões, (In)Felicidade, todas com várias edições e as quatro últimas na Gradiva. É colunista do Diário de Notícias.