quinta-feira, 6 de novembro de 2025

Estreias de cinema de 6 de Novembro de 2025



Esta semana dentre as várias estreias de cinema nas salas nacionais o "Cultura e não Só" destaca as seguintes:



55

O número 55 foi atribuído a Pachpan, um jovem órfão que integra um gangue de carteiristas em Bombaim (Índia), controlado pelo implacável Sagar Bhai. Habituado à violência e à total ausência de afecto, a vida do rapaz altera-se quando conhece Isha (Diksha Nisha), filha de um homem que se suicidou depois de ter sido vítima de um roubo cometido por Pachpan, perdendo uma grande quantia de dinheiro destinada ao dote da rapariga.
Com realização e argumento de Shyam Madiraju, este drama conta com as interpretações de Emraan Hashmi, Rizwan Shaikh, Dhanshree Patil, Diksha Nisha, Ashutosh Gaikwad e Deepak Kumar Bandhu. “55” conta ainda com Ridley Scott, Gavin Lurie, Brent Maddock, Dori Zuckerman e Mohit Rastogi na produção e com Paul Feig como produtor executivo. 



Splitsville: Amor em Maus Lençóis

Quando Ashley confessa as suas infidelidades e pede o divórcio a Carey, o seu dedicado marido fica em choque. Em busca de apoio, recorre a Paul e Julie, um casal de amigos habituado a uma relação aberta, que o convence a propor o mesmo sistema a Ashley. Desesperado e sem nada a perder (pensa ele), Carey aceita a sugestão e decide pô-la em prática no próprio dia com… Julie. Mas, como em muitas outras coisas na vida, da teoria à prática vai uma longa distância, e seguir esse conselho acabará por se revelar uma fonte de dissabores.

Comédia romântica sobre monogamia realizada por Michael Angelo Covino (também no papel de Paul), com argumento co-escrito com Kyle Marvin (Carey). Adria Arjona e Dakota Johnson completam o elenco principal.




A Memória do Cheiro das Coisas

O octogenário Arménio (José Martins), ex-combatente da Guerra Colonial, vive num lar de idosos. Nesse espaço triste e solitário, tem tempo para reflectir sobre a sua longa vida. Enquanto é assaltado por memórias dolorosas da guerra em Angola, acaba por criar uma ligação profunda com Hermínia (Mina Andala), uma jovem e dedicada funcionária de origem africana.

Um drama sobre culpa, envelhecimento e solidariedade, realizado por António Ferreira ("Respirar (Debaixo d'Água)", "Esquece Tudo o Que Te Disse", "Embargo", "Posfácio nas Confecções Canhão" ou “Pedro e Inês”, “A Bela América”), a partir de um argumento escrito em colaboração com Tiago Cravidão.