terça-feira, 4 de novembro de 2025

Blitz elege melhor disco internacional dos últimos 40 anos



A revista Blitz está a encerrar as celebrações do seu 40º aniversário e, desta feita, reuniu um júri para encontrar os 40 melhores discos internacionais das últimas quatro décadas. Os resultados, à semelhança da revista onde foram eleitos os melhores discos portugueses, são conhecidos hoje, terça-feira, quando chega às bancas a segunda e última revista especial, sabendo-se que os Nirvana encabeçam a lista com “Nevermind”. 

O segundo álbum dos Nirvana, que à época contavam com Dave Grohl na qualidade de baterista, tornou-se um dos discos mais vendidos de sempre, elevando a banda de Kurt Cobain a um patamar de fama que se viu ser insustentável, conduzindo ao suicídio do seu líder.  O top 5 da votação da Blitz inclui ainda, por ordem decrescente, os discos “OK Computer” dos Radiohead, “Back to Black” de Amy Winehouse, “Dummy” dos Portishead e “Grace” de Jeff Buckley. O júri foi constituído por cerca de uma centena de personalidades ligadas à indústria da música e inclui personalidades como Miguel Ângelo dos Delfins, João Peste dos Pop dell’Arte e Miguel Araújo, entre muitos outros, para além de múltiplos jornalistas e profissionais da comunicação.

“Este é o culminar de um ano de celebrações que incluíram a eleição dos melhores discos da música portuguesa, um concerto memorável na Meo Arena com Xutos & Pontapés, Capitão Fausto, Maro e Gisela João, além de várias atuações intimistas na nossa redação, e dezenas de entrevistas e podcasts onde comemorámos a música dos últimos 40 anos como nenhum outro órgão de comunicação social poderia fazer em Portugal”, afirmou o diretor da publicação, Miguel Cadete.

A edição especial da revista vai ter “um total de 132 páginas, num formato de luxo, onde se inclui uma grande entrevista a Júlio Isidro, peça essencial da explosão do rock português no início da década de 80 e recentemente galardoado com um Globo de Ouro. É também republicada a entrevista que Dave Grohl deu à BLITZ, por ocasião da vinda dois Nirvana a Portugal em 1994. Adrian Utley, dos Portishead, comentou, a propósito da distinção de ‘Dummy’ como um dos melhores discos destes 40 anos, a produção daquele álbum. Celebramos igualmente 40 anos de concertos em estádio, agora que eles estão de volta e em força. A lista dos melhores discos da música portuguesa, presente na primeira revista, é agora completada com recensões aos discos classificados entre o 41º lugar e o 80º lugar.”

A Blitz, lançada em novembro de 1984 como um jornal semanal de música, transformar-se-ia em revista mensal em junho de 2006, que passou para o digital 2018. Em agosto passado liderou o top nacional de podcasts com Posto Emissor.