Mais do que uma inauguração, um regresso às origens. A Portela recriou no
local onde tudo começou em 1977 a essência do café português com alma e
tradição.
A inauguração da nova loja, aconteceu no passado dia 30 de Outubro, no
Centro Comercial da Portela e marcou um momento simbólico na história da
marca, que há quase meio século mantém viva a paixão familiar pelo café,
aliando tradição, qualidade e proximidade à comunidade que a viu nascer.
A história da Portela remonta ao regresso de Ângelo Marçal a Portugal, em
meados da década de 1970, após mais de 25 anos dedicados à produção de
café em Angola. Como tantas famílias portuguesas da época, viu-se forçado a
abandonar o país devido ao contexto político do período. De volta a Lisboa,
encontrou na família e no café a força para um novo começo.
“Acabados de chegar de Angola, foi na família que encontrámos a força para
um recomeço. A união trouxe-nos até aqui e continua a ser o nosso maior
valor”, recorda o fundador, Ângelo Marçal.
Foi então que surgiu a oportunidade: a construção do Centro Comercial da
Portela, o primeiro centro comercial do país, ofereceu o local ideal para iniciar
este novo projeto de vida. Assim nasceu, em 1977, a primeira loja da Portela,
com o objetivo de proporcionar experiências de degustação que valorizassem
a autenticidade e o sabor do verdadeiro café.
Desde o início, a Portela afirmou-se como um negócio de espírito familiar,
construído sobre os valores de paixão pelo café, autenticidade, proximidade e
compromisso com a qualidade, princípios que se mantêm até hoje.
Atualmente, a Portela continua a ser gerida pela família fundadora. O fundador
mantém-se como presidente do conselho de administração, que é composto
pela segunda e, mais recentemente, a terceira geração — com a entrada de
Bernardo Marçal — garantindo a continuidade, o crescimento sustentável e o
espírito familiar que sempre definiu a marca.
A reputação de qualidade da Portela assenta em dois pilares fundamentais: a
seleção criteriosa do café verde e a torra artesanal e consistente. Os grãos
provêm das melhores origens do mundo, América Central, África e Ásia e são
trabalhados com precisão para garantir frescura e sabor em cada chávena.
Esta atenção ao detalhe, aliada à experiência acumulada de décadas, tornou a
Portela uma referência no setor, reconhecida pela autenticidade e
compromisso com o verdadeiro café português.
Com dez lojas atualmente na região de Lisboa, a Portela tem registado um
crescimento sólido nos últimos anos. As vendas aumentaram em média 16%,
enquanto o número de clientes cresceu de 1,3 milhões para 1,5 milhões.
As recentes aberturas nas zonas de D. João II e da Avenida António Augusto
Aguiar, bem como a relocalização das lojas da Portela e do Freeport, refletem
a estratégia da marca de reforçar a proximidade com os consumidores e
oferecer experiências de café de elevada qualidade.
A inauguração da nova loja da Portela foi assinalada com o lançamento de um
livro comemorativo que homenageia o fundador, Ângelo Marçal — que, aos
88 anos, continua a visitar todas as lojas, a trabalhar e a lutar diariamente pelo
crescimento da empresa. Esta edição convida-nos a revisitar os principais
marcos, a conhecer testemunhos inspiradores e a celebrar a comunidade que
sempre fez parte da sua história e retratam quase 50 anos de dedicação ao
café, à família e às pessoas que contribuíram para este percurso.
Mais do que um regresso físico ao local onde tudo começou, a nova loja
simboliza um reencontro com as origens e uma celebração das raízes que
sustentaram o crescimento da Portela ao longo de décadas.
Com quase meio século de história, a Portela continua a provar que a paixão
familiar e o respeito pelo produto são os ingredientes essenciais para um
futuro sólido e inspirador.



