segunda-feira, 10 de novembro de 2025

A marca de café que nasceu de um recomeço e regressa agora às origens



Mais do que uma inauguração, um regresso às origens. A Portela recriou no local onde tudo começou em 1977 a essência do café português com alma e tradição. 

A inauguração da nova loja, aconteceu no passado dia 30 de Outubro, no Centro Comercial da Portela e marcou um momento simbólico na história da marca, que há quase meio século mantém viva a paixão familiar pelo café, aliando tradição, qualidade e proximidade à comunidade que a viu nascer. 

A história da Portela remonta ao regresso de Ângelo Marçal a Portugal, em meados da década de 1970, após mais de 25 anos dedicados à produção de café em Angola. Como tantas famílias portuguesas da época, viu-se forçado a abandonar o país devido ao contexto político do período. De volta a Lisboa, encontrou na família e no café a força para um novo começo. 



“Acabados de chegar de Angola, foi na família que encontrámos a força para um recomeço. A união trouxe-nos até aqui e continua a ser o nosso maior valor”, recorda o fundador, Ângelo Marçal. 

Foi então que surgiu a oportunidade: a construção do Centro Comercial da Portela, o primeiro centro comercial do país, ofereceu o local ideal para iniciar este novo projeto de vida. Assim nasceu, em 1977, a primeira loja da Portela, com o objetivo de proporcionar experiências de degustação que valorizassem a autenticidade e o sabor do verdadeiro café.



Desde o início, a Portela afirmou-se como um negócio de espírito familiar, construído sobre os valores de paixão pelo café, autenticidade, proximidade e compromisso com a qualidade, princípios que se mantêm até hoje. Atualmente, a Portela continua a ser gerida pela família fundadora. O fundador mantém-se como presidente do conselho de administração, que é composto pela segunda e, mais recentemente, a terceira geração — com a entrada de Bernardo Marçal — garantindo a continuidade, o crescimento sustentável e o espírito familiar que sempre definiu a marca.

A reputação de qualidade da Portela assenta em dois pilares fundamentais: a seleção criteriosa do café verde e a torra artesanal e consistente. Os grãos provêm das melhores origens do mundo, América Central, África e Ásia e são trabalhados com precisão para garantir frescura e sabor em cada chávena. 

Esta atenção ao detalhe, aliada à experiência acumulada de décadas, tornou a Portela uma referência no setor, reconhecida pela autenticidade e compromisso com o verdadeiro café português. 

Com dez lojas atualmente na região de Lisboa, a Portela tem registado um crescimento sólido nos últimos anos. As vendas aumentaram em média 16%, enquanto o número de clientes cresceu de 1,3 milhões para 1,5 milhões. 



As recentes aberturas nas zonas de D. João II e da Avenida António Augusto Aguiar, bem como a relocalização das lojas da Portela e do Freeport, refletem a estratégia da marca de reforçar a proximidade com os consumidores e oferecer experiências de café de elevada qualidade.

A inauguração da nova loja da Portela foi assinalada com o lançamento de um livro comemorativo que homenageia o fundador, Ângelo Marçal — que, aos 88 anos, continua a visitar todas as lojas, a trabalhar e a lutar diariamente pelo crescimento da empresa. Esta edição convida-nos a revisitar os principais marcos, a conhecer testemunhos inspiradores e a celebrar a comunidade que sempre fez parte da sua história e retratam quase 50 anos de dedicação ao café, à família e às pessoas que contribuíram para este percurso. 

Mais do que um regresso físico ao local onde tudo começou, a nova loja simboliza um reencontro com as origens e uma celebração das raízes que sustentaram o crescimento da Portela ao longo de décadas. Com quase meio século de história, a Portela continua a provar que a paixão familiar e o respeito pelo produto são os ingredientes essenciais para um futuro sólido e inspirador.