quarta-feira, 15 de fevereiro de 2017

Acabar em beleza


De 18 a 25 de Fevereiro, o Teatro Nacional D. Maria II apresenta “Acabar em beleza”, de Mohamed El Khatib. Um espetáculo intimista, interpretado pelo próprio autor, onde, a partir de entrevistas, e-mails, SMS, documentos administrativos e outras fontes "reais”, reconstrói, no palco, a história de um luto.

Decorria o ano de 2012 e Mohamed El Khatib desenvolvia uma residência artística, em Bruxelas, onde trabalhava em torno daquilo a que chamou "escrita do íntimo”. Uma pesquisa que o levava a examinar modos de traduzir a sua língua materna, o árabe, para uma linguagem teatral, através de entrevistas à sua própria mãe. Mas o destino retirou-lhe a interlocutora. A morte de sua mãe a meio do processo provocou um curto-circuito entre vida e obra. 

Acabar em beleza é o retomar deste trabalho artístico que explora as modalidades de diálogo, a partir da noção de fragmento: fragmento de uma relação, de uma história, de uma paisagem, de tudo o que restará de nós (nós entendido aqui como uma mãe e um filho depois de um evento final como a morte); fragmento da língua materna, fragmento da linguagem teatral, fragmento da escrita.

O espetáculo é interpretado em francês, com legendas em português.

No dia 25 de Fevereiro, às 18h, decorrerá o lançamento do livro Acabar em beleza, uma edição TNDM II / BdM, que contará com a presença de Mohamed El Khatib, Alexandra Moreira da Silva e Tiago Rodrigues. O texto Finir en beauté, publicado pela editora Les Solitaires Intempestifs, recebeu o Grand Prix de Littérature dramatique 2016 criado pelo Ministério da Cultura e da Comunicação francês.