Martin Lindstrom é considerado um dos maiores
gurus do branding e do marketing, e em Small Data apresenta um estudo
interessante sobre o comportamento no campo do marketing. O autor desvenda
várias técnicas para entender quais as são as principais tendências de consumo ao
nível do marketing ao longo dos oito capítulos deste livro, sempre centrados nos
pequenos detalhes que passam, na maioria das vezes, despercebidos ou que,
simplesmente, não aparentam ter grande relevância, mas que podem revelar
muito sobre o porquê dos comportamentos e atitudes de consumo dos seres
humanos.
«A melhor aproximação do que somos enquanto seres humanos deriva de
misturarmos as pessoas que somos na Internet e fora dela, e de combinar os
megadados com os pequenos dados. Tendo em conta que 90 por cento do que as
pessoas expressam nas suas conversas são sinais não verbais, as nossas
identidades mais verdadeiras podem ser encontradas se estudarmos quem somos
nas nossas vidas, culturas e países. Esta amálgama de gestos, hábitos, gostos, aversões, hesitações, padrões de fala,
decorações, palavras-passe, tweets, atualizações de estado e mais é aquilo a que chamo pequenos dados, ou small data»,
explica o autor.
Martin Lindstrom já publicou pela Gestãoplus os livros: BrandSense - Os segredos sensoriais que nos levam a comprar,
Brandwashed e Buy.ology - A Ciência do Neuromarketing.
Sobre o Autor
Martin Lindstrom é considerado um dos maiores gurus do branding e do marketing. É
um marketeer, consultor, conferencista e investigador com mais de 20 anos de
experiência. Entre os seus clientes encontram-se empresas como a Disney, a Mars, a
Pepsi, a American Express, a Mercedes-Benz, a Reuters, a McDonald's, a Kellogg's e a
Microsoft. É conhecido por estar sempre na vanguarda da investigação; foi um dos
primeiros autores a desafiar os velhos conceitos de um marketing baseado em
estratégias de apelo visual, e um dos investigadores pioneiros do neuromarketing. É
autor de quatro livros, publicados em mais de 30 países. Colabora regularmente com
artigos sobre marketing em media de destaque como USA Today, Fast Magazine,
Contagious, The Times, Fortune, BBC 1, BBC World, BBC Radio, The Daily Telegraph,
The Observer, The Washington Post, The Australian e The Independent.