terça-feira, 7 de fevereiro de 2017

Conferência Internacional Riscos, Segurança e Cidadania


Diversos peritos nacionais e internacionais são esperados no Fórum Municipal Luísa Todi para partilhar conhecimentos e refletir sobre diversas matérias na área da Proteção Civil.

A Conferência Internacional Riscos, Segurança e Cidadania enquadra-se na estratégia do Quadro de Sendai para a Redução do Risco de Catástrofes 2015-2030.

O encontro, organizado pela Câmara Municipal de Setúbal, pelo Centro de Estudos e Intervenção em Proteção Civil e pelo Instituto de Geografia e Ordenamento do Território, pretende ser um espaço multidisciplinar com o objetivo da partilha de conhecimento e da aplicação de diversas metodologias com vista à redução do risco de desastre e com potencial aplicação nos domínios da segurança.

A conferência decorre em sessões plenárias, a terem lugar a 30 e 31 de março no Fórum Luísa Todi, e sessões temáticas que se realizam em noutros locais do concelho.

As sessões plenárias abordam o tema dos Riscos nas perspetivas das novas ameaças decorrentes de alterações climáticas, com especial enfoque na saúde pública, das migrações humanas e os riscos para a Europa, dos tsunamis e sismos, e, por fim, do Quadro de Sendai, guia orientador para a ação dos países no que se refere a estes temas.

A Segurança será abordada na ótica do Direito Internacional, bem como das informações em Portugal no novo contexto geopolítico. “Um Conceito Estratégico de Segurança Nacional?” e as parcerias público-privadas na gestão da emergência são outros temas em análise no eixo Segurança.

No eixo da Cidadania, o desporto e o seu contributo para a paz e segurança, por um lado, e as ameaças que se colocam ao exercício da cidadania, por outro, são os temas em análise.

Todas as informações sobre a conferência são disponibilizadas em www.smpcb.pt