Esta semana dentre as várias estreias de cinema nas salas nacionais o "Cultura e não Só" destaca as seguintes:
Patriots Day - Unidos Por Boston
Baseado em factos reais, um filme que ficciona os eventos de 15 de Abril de 2013, quando duas bombas de fabrico artesanal explodiram durante a maratona de Boston, EUA. Os explosivos foram accionados com uma diferença de poucos segundos e estavam colocados perto da linha de chegada. O atentado fez três mortos e 264 feridos entre os espectadores, e mais dois mortos e 16 feridos três dias depois, durante uma perseguição policial. O FBI conseguiu identificar os autores: Dzhokhar Tsarnaev e Tamerlan Tsarnaev, dois irmãos norte-americanos de origem tchetchena. Quando foram divulgados os vídeos de vigilância, as autoridades pediram aos moradores de toda a região de Boston que se mantivessem dentro de casa e deu-se início a uma caça ao homem. Tamerlan foi dado como morto durante as perseguições; Dzhokhar foi capturado e preso. Formalmente acusado de 30 crimes – 17 deles puníveis com pena de morte –, Dzhokhar acabou considerado culpado de todas as acusações em Abril de 2015 e condenado à morte por injecção letal (apesar de o Estado do Massachusetts ter abolido a pena de morte em 1984, Dzhokhar Tsarnaev foi julgado de acordo com a lei federal norte-americana).
Com realização de Peter Berg segundo um argumento seu, de Matt Cook e de Joshua Zetumer, tem por base o livro "Boston Strong" escrito por Casey Sherman e Dave Wedge. O elenco conta com a participação dos actores Mark Wahlberg, J. K. Simmons, John Goodman, Kevin Bacon e Michelle Monaghan.
Fragmentado
Kevin sofre de transtorno dissociativo de identidade. Dentro de si existem 23 identidades distintas. Há muito que é acompanhado pela Dr.ª Fletcher, uma psiquiatra especializada em distúrbios de personalidade que se interessa particularmente pelo seu caso e acredita que essas alteridades podem provocar alterações no próprio corpo. Certo dia, Kevin rapta Claire, Marcia e Casey, que aprisiona numa cave. Naquele cativeiro, elas passam a conhecer as diferentes e assustadoras facetas do raptor que podem variar entre a inocência de um rapazinho de nove anos, uma mulher altiva e autoritária ou um homem com tendências obsessivo-compulsivas. Depois de várias tentativas de fuga frustradas, as raparigas percebem que só entendendo intimamente cada uma das suas personalidades poderão encontrar uma forma de sair dali com vida. Mas Kevin parece esconder uma 24.ª que espera o momento certo para se revelar…
Com argumento e realização de M. Night Shyamalan ("O Sexto Sentido", "O Protegido", "Sinais", "A Vila"), um "thriller" psicológico interpretado por James McAvoy, Anya Taylor-Joy, Betty Buckley, Haley Lu Richardson e Jessica Sula, entre outros.
Elementos Secretos
Início da década de 1960. Os EUA e a União Soviética encontram-se em plena Guerra Fria. A disputa pela corrida espacial entre as duas potências é uma evidência e nenhum dos países está disposto a perder a oportunidade de colocar o primeiro homem no espaço. Katherine Johnson, Dorothy Vaughan e Mary Jackson são três mulheres afro-americanas cujos cérebros brilhantes lhes valeram cargos na NASA, apesar da segregação racial e sexual ser ainda uma realidade. Numa época em que os computadores eram ainda muito rudimentares, foram as suas extraordinárias capacidades de cálculo matemático que definiram as complexas trajectórias que tornaram possível colocar na órbita da Terra o astronauta John Glenn, no dia 20 de Fevereiro de 1962. Tornou-se assim o primeiro norte-americano a fazê-lo (o soviético Yuri Alekseyevich Gagarin, a bordo da nave Vostok 1, já o tinha conseguido em de Abril do ano anterior).
Com realização de Theodore Melfi ("Um Santo Vizinho"), segundo um argumento seu e de Allison Schroeder, um filme que se inspira na obra biográfica "Hidden Figures - The American Dream and the Untold Story of the Black Women Mathematicians Who Helped Win the Space Race", em que a escritora de Margot Lee Shetterly relata a história das três visionárias que tiveram de lutar contra o preconceito numa época em que ser mulher e negra era ainda um grande entrave ao sucesso. Taraji P. Henson, Octavia Spencer, Janelle Monáe, Kevin Costner, Kirsten Dunst, Jim Parsons, Glen Powell e Mahershala Ali dão vida às personagens.