Esta semana dentre as várias estreias de cinema nas salas nacionais o "Cultura e não Só" destaca as seguintes:
The Post
Um "thriller" político que recorda a posição assumida por Katharine Graham, proprietária do "The Washington Post", quando o Governo de Nixon tentou impedir o jornal de prosseguir a publicação de uma extensa e ultra-secreta documentação sobre o envolvimento norte-americano na Guerra do Vietname que Daniel Ellsberg, um funcionário do Pentágono, fizera chegar clandestinamente à imprensa. O braço-de-ferro entre a Casa Branca e a imprensa desembocou numa histórica decisão do Supremo Tribunal, que considerou inconstitucionais os mandados emitidos para impedir a publicação dos documentos, autorizando os jornais a prosseguirem a sua divulgação. Aprovada por seis juízes, com os votos contra de outros três, ainda hoje a sentença tem sido interpretada como uma meia vitória que não protege decisivamente os "media" contra a invocação do argumento da segurança nacional.
Com realização do veterano Steven Spielberg ("Os Salteadores da Arca Perdida", "E.T. - O Extra-Terrestre", "Império do Sol", "A Lista de Schindler", "Apanha-me Se Puderes", "Lincoln"), segundo um argumento de Liz Hannah e Josh Singer, conta com Meryl Streep e Tom Hanks nos principais papéis. Sarah Paulson, Bob Odenkirk, Tracy Letts, Bradley Whitford, Bruce Greenwood, Carrie Coon e Matthew Rhys assumem as personagens secundárias.
Maze Runner: A Cura Mortal
A CRUEL (no original WICKED - World In Catastrophe: Killzone Experiment Department) é uma organização criada com o intuito de encontrar a cura para o fulgor, um vírus concebido artificialmente que, ao entrar em contacto com os seres humanos, lhes destrói lentamente o cérebro. Com repercussões à escala planetária, quase toda a população foi transformada em cranks, criaturas irracionais sedentas de carne humana. De modo a encontrar uma solução para o que se prevê ser a aniquilação da Humanidade, a organização criou um labirinto onde jovens imunes ao vírus foram colocados depois de lhes ter sido feita uma lavagem cerebral que lhes retirou as memórias. A ideia era estudar os seus cérebros e assim encontrar uma forma de erradicar a doença. Depois de terem escapado ao labirinto onde estiveram presos durante anos, Thomas e os seus companheiros sobreviveram à Terra Queimada. Agora, a CRUEL prontifica-se a ajudá-los. O que eles não sabem é que, ao contrário dos outros, Thomas recuperou as memórias e está perfeitamente consciente das intenções da organização…
Com realização de Wes Ball e argumento de T.S. Nowlin (ambos responsáveis pelo primeiro e segundo filme da saga "Maze Runner"), esta é a adaptação cinematográfica do terceiro tomo da série pós-apocalíptica de sucesso mundial, escrito em 2011 pelo norte-americano James Dashner.
Covil de Ladrões
Uma quadrilha altamente perigosa projecta um desfalque ao Banco Federal localizado no centro da cidade de Los Angeles, uma unidade bancária cujas medidas de segurança a tornam quase impossível de assaltar. Conhecidos pelos seus golpes megalómanos e pelo facto de conseguirem escapar impunes, estão confiantes do sucesso da missão. Mas tudo se complica quando se deparam com uma unidade de elite de combate ao crime, liderada pelo implacável Nick Flanagan, famoso pelos seus métodos pouco convencionais de caça aos criminosos. O confronto entre os dois grupos rapidamente toma proporções inesperadas…
Um "thriller" de acção que marca a estreia na realização do argumentista Christian Gudegast. Conta com a participação dos actores Gerard Butler, Curtis "50 Cent" Jackson, Pablo Schreiber, O'Shea Jackson Jr., Evan Jones, Dawn Olivieri, Mo McRae e Max Holloway, entre outros.