Esta semana, sabendo a situação de stress, desconhecimento, confinamento, incerteza em que vivemos, vou escrever acerca de como deverá procurar ajuda especializada caso sinta que não está a saber lidar com a situação.
Se sofre ou conhece alguém que sofre de uma perturbação mental ou que está a passar por um momento de quebra a nível emocional, é importante saber como pode procurar ajuda.
O Sistema Nacional de Saúde (SNS) português está organizado em rede, cabendo aos Cuidados de Saúde Primários (Centros de Saúde e USFs) o primeiro contacto com a população em geral.
Os Centros de Saúde dispõem de equipas multidisciplinares, compostas por diferentes profissionais: médicos de família, enfermeiros, psicólogos, assistentes sociais, entre outros. Os médicos de família estão preparados para tratar problemas/perturbações mentais, ou então se for necessário encaminhar para consulta de Psiquiatria ou para o Serviço de Urgência.
Várias situações clínicas justificam o acompanhamento em consulta de Psiquiatria. É fundamental que se estabeleça uma relação de confiança entre o médico e o doente, que permita a discussão do projecto terapêutico mais adequado. Se já é acompanhado em consulta, é importante conhecer os canais de comunicação com o serviço (telefone, e-mail, outro) para reportar intercorrências, obter receitas dos medicamentos ou ainda solicitar alteração da data da próxima consulta.
O Serviço de Urgência é reservado a situações graves e que requerem uma resolução imediata. É importante saber qual o Serviço de Urgência mais próximo ao qual pode recorrer em caso de necessidade.
Existem, ainda:
- Grupos/Organizações de apoio e auto-ajuda, que podem constituir um suporte importante e fornecer o aconselhamento necessário. Procure saber se existe algum grupo próximo de si e que seja indicado para a sua situação clínica. Em caso de dúvida discuta esta questão com o seu médico assistente. É importante que estes grupos tenham a supervisão de terapeutas habilitados.
- Linhas telefónicas de apoio, tais como, a linha Saúde 24 (808 24 24 24 - todos os dias 24 horas/dia) é um serviço de triagem, aconselhamento e encaminhamento, assistência em Saúde Pública e informação geral de saúde para todos os utentes do SNS. A linha SOS Voz Amiga (21 354 45 45 / 91 280 26 69 – diariamente das 16 às 24h) está vocacionada para ajuda na solidão, angústia, desespero e prevenção do suicídio.
- Família, amigos e pessoas próximas: pode ser útil encontrar apoio em familiares ou amigos que lhe sejam próximos. Partilhar a sua situação com pessoas em quem confia, pode fazer com que se sinta mais apoiado e facilita pedir ajuda a essas pessoas em caso de necessidade. Será mais fácil ser ajudado pelos outros, se estes souberem o que se passa consigo.
Cuide sempre de si e da sua saúde. É possível!
Até para a semana.
Apresentação Joana Franco
Chamo-me Joana Franco, tenho 32 anos, e sou natural de Geraldes, aldeia pertencente ao Concelho de Peniche.
Enfermeira de Profissão, terminei o Curso de Licenciatura em Enfermagem na Escola Superior de Enfermagem de Francisco Gentil, em Lisboa, no ano de 2010.
Nos anos mais recentes abracei desafios noutros países, nomeadamente Dubai onde fiz parte um projecto na área de Turismo, e em Inglaterra, onde trabalhei como Enfermeira em “Nursing Homes”, a cuidar de Pessoas com Demência.
Em Portugal, demonstrei o meu trabalho como Enfermeira no Centro Hospitalar Psiquiátrico de Lisboa, Hospital Júlio de Matos e, actualmente, trabalho na Clínica Psiquiátrica de Lisboa, em Telheiras.
Sou uma pessoa que aceita novas aventuras e, como tal, aceitei o convite de escrever para o Blog ‘Cultura e não Só’, em que apresento novos pontos de vista e dicas para tornar melhor a saúde do leitor.