No caminho para a mobilidade totalmente elétrica, os híbridos plug-in representam o que talvez seja a principal tecnologia de transição. Com os seus modelos EQ Power, a Mercedes-Benz apresenta uma oferta eficiente e que já vai na 3ª geração, marcando mais um passo em direção à mobilidade neutra em CO2. Os clientes da Mercedes-Benz poderão experimentar as vantagens desta tecnologia até ao final de 2020 em mais de 20 variantes de diferentes modelos.
No híbrido plug-in, as características positivas do motor elétrico e do motor de combustão complementam-se, compensando praticamente todas as limitações dos respetivos sistemas. A principal vantagem da tecnologia híbrida é a possibilidade de conduzir localmente sem emissões (quando possível), em combinação com a autonomia do veículo convencional. A ansiedade de autonomia não é algo que os condutores de viaturas híbridas plug-in precisem de se preocupar. As baterias de iões de lítio relativamente eficientes garantem períodos de condução puramente elétricos que, em grande parte dos casos, são suficientes para as viagens do dia-a-dia. A Mercedes-Benz implementará essa tecnologia pioneira em todo o portfolio - do Classe A ao Classe S, do GLA ao GLE, os motores de combustão recebem apoios elétricos, que extraem a sua energia de baterias que podem ser carregadas de forma conveniente e rápida em casa, ou em estações de carregamento no trabalho ou na rede pública.
A Mercedes-Benz Research utilizou métodos como o EQ Ready App para determinar as distâncias percorridas, em média, pelos condutores adeptos dos sistemas elétricos e híbridos. A análise mostra que um alcance puramente elétrico de 50 kms é suficiente para 90% de todas as viagens. A proporção de viagens mais longas é muito pequena - mais de 90% de todas as viagens são menores que 100 kms e a maioria das viagens é menor que 400 kms. Os híbridos plug-in de terceira geração são ideais para estes resultados.