quarta-feira, 1 de abril de 2020

Do aprender a ler ao ler para aprender


A editora PACTOR anuncia um novo livro para ajudar pais, professores e outros encarregados de educação, neste período excecional que o ensino (e o país) atravessa e no qual se preveem ainda mais mudanças. Em “Do aprender a ler ao ler para aprender – Guia para professores, educadores e pais”, o professor Vitor Cruz destaca a importância de um dos maiores preditores de sucesso pessoal, social, académico e profissional, o saber ler, e que a leitura é uma competência fundamental e base de todas as aprendizagens.

Vivem-se atualmente várias problemáticas no ensino, que se tenta manter à distância, e as atividades letivas estão em reformulação. A par disso, as dificuldades de leitura correspondem a um dos maiores problemas educativos em Portugal, com uma prevalência estimada superior a 20% da população escolar do primeiro ciclo – fase em que se verificam os atrasos e desvios de muitas crianças na aprendizagem da leitura -, o que se pode agravar se existirem paragens longas. 

Abordando as estratégias mais eficazes para o ensino de cada uma das componentes da leitura, nomeadamente a linguagem oral (da qual depende a aprendizagem da leitura), a consistência fonémica, o princípio alfabético, a fluência, o vocabulário e a compreensão, o novo guia da Pactor disponibiliza também 170 atividades práticas para ajudar as crianças a conseguirem uma boa aprendizagem da leitura. 

Sobre o Autor

Licenciado em Educação Especial e Reabilitação, Mestre em Educação Especial e Doutorado na especialidade de Educação Especial e Reabilitação. Professor Auxiliar do Departamento de Educação, Ciências Sociais e Humanidades da Faculdade de Motricidade Humana (FMH), da Universidade de Lisboa. Coordenador da Pós-Graduação em Educação Especial - Domínio Cognitivo e Motor, da FMH. Editor da Revista de Educação Especial e Reabilitação (REER). É também autor de vários livros e artigos relacionados com dificuldades de aprendizagem, leitura e educação cognitiva.