Os últimos dias têm sido estranhos para todos. A Culturgest está encerrada e tudo ficou silencioso. Desde a semana passada que a equipa deste espaço cultural está a trabalhar a partir de casa, a imaginar como continuar por perto. E chegaram a uma proposta: ao longo das próximas semanas irão ver mais futuro através do passado, provocar novas conversas, ver espectáculos, ouvir conferências, descobrir exposições.
No dia 2 de Abril, às 15:00, será apresentada a conferência de Daniel Christian Wahl em live streaming sobre como redesenhar o impacto humano na Terra. O biólogo e especialista em desenvolvimento sustentável defende que o capitalismo já não funcionava para a maioria da população antes da pandemia do novo Coronavírus. E sustenta ainda que o flagelo que vivemos confirma a fragilidade do comércio internacional e a necessidade de regressar a uma economia regenerativa e colaborativa, local, próxima das regiões e das pessoas. Será que com um novo paradigma seríamos mais resilientes ao teste que acontecimentos como o recente Coronavírus apresenta à economia global?
E é sempre tempo de regressar a Steve Paxton. Um dos nomes fundamentais da dança pós-moderna e contemporânea passou as últimas seis décadas a pensar e a escrever sobre o movimento. Recordamos o ciclo que dedicámos ao bailarino, coreógrafo e pensador americano há cerca de um ano com a conferência que deu na Culturgest. Na quinta-feira, 9 de Abril, às 15:00, para recordar a emoção do contacto.