quinta-feira, 21 de abril de 2022

Estreias de cinema de 21 de Abril de 2022



Esta semana dentre as várias estreias de cinema nas salas nacionais o "Cultura e não Só" destaca as seguintes:



Km 224

Mateus e Francisco, de cinco e seis anos, são filhos de Mário e Cláudia, um casal a meio de um processo de divórcio litigioso. Mário é um pai descontraído e (talvez) um pouco irresponsável, que se foca exclusivamente no bem-estar das crianças; Cláudia, por seu lado, é uma mãe diligente mas para quem o trabalho tem estado sempre em primeiro lugar. Os dois progenitores têm abordagens bastante diferentes em relação à educação, o que dá origem a conflitos constantes. E tudo ganha novas proporções quando ela aceita ir trabalhar para o estrangeiro.
Um filme dramático sobre as dificuldades em gerir diferenças durante uma separação, que conta com realização António-Pedro Vasconcelos ("Call Girl", "A Bela e o Paparazzo", "Os Gatos Não Têm Vertigens", "Amor Impossível" ou “Parque Mayer”), segundo um argumento seu e de Filipa Martins. José Fidalgo, Ana Varela, Ana Cristina de Oliveira e Rui Morisson assumem as personagens. 



O Homem do Norte

Islândia, século X. O príncipe Amleth é filho de Horvendill, o rei dos Jutos. Num acto de traição, Fjölnir, irmão do rei, assassina Horvendill, rapta a rainha e reclama o trono. O jovem Amleth consegue escapar, jurando regressar um dia para se vingar. Vinte anos passados, o rapaz transformou-se num feroz guerreiro viking que sobrevive a saquear aldeias eslavas. É então que conhece uma vidente que lhe recorda o juramento por cumprir. 
Um “thriller” de fantasia com assinatura de Robert Eggers (na sua estreia em filmes de grande orçamento depois dos multipremiados “A Bruxa: A Lenda de New-England” e “O Farol”), que escreve o argumento em parceria com o poeta, novelista e letrista islandês Sjón (Sigurjón Sigurdsson). A trama tem por base a lenda do herói escandinavo Amelth que, por sua vez, serviu de inspiração para “Hamlet”, a famosa tragédia de William Shakespeare. Alexander Skarsgård, Nicole Kidman, Claes Bang, Anya Taylor-Joy, Ethan Hawke, Björk e Willem Dafoe assumem as personagens principais. 



O Peso Insuportável de Um Enorme Talento

O actor Nicolas Cage encontra-se numa encruzilhada. Com a carreira em declínio e contas para pagar, resta-lhe aceitar uma proposta algo humilhante mas que lhe renderá um milhão de euros: aparecer na festa de aniversário de Javi, um multimilionário que é também o seu fã número um. Contra todas as expectativas, os dois acabam por criar laços, com Nic a passar umas férias cheias de adrenalina junto daquele amigo inesperado. Mas tudo se complica quando é abordado por Vivan, uma agente da CIA, que lhe explica que Javi é um criminoso implacável e que o governo dos EUA precisa da sua ajuda para o capturar. Cage, usando de toda a aprendizagem dos filmes de acção que foi interpretando ao longo dos anos, vê-se na obrigação de alinhar. Isto sempre com a estranha sensação de ter estado toda a sua carreira a preparar-se para aquele momento.
Realizada por Tom Gormican (“Aquele Estranho Momento”), que co-escreve o argumento com Kevin Etten, esta comédia de acção conta com Nicolas Cage numa versão ficcionada de si mesmo, que contracena com Pedro Pascal, Sharon Horgan, Ike Barinholtz, Alessandra Mastronardi, Jacob Scipio, Neil Patrick Harris e Tiffany Haddish.