sexta-feira, 6 de dezembro de 2024

Tony - Estreia amanhã na TVI



Estreia amanhã à noite na TVI a aguardada minissérie de quatro episódios sobre a vida do artista português Tony. Tony vai estar também disponível na Prime Video em Portugal. 

A minissérie acompanha o percurso do artista desde a sua infância em Armadouro, onde lutou contra a fome e a pobreza, passando pelos anos de emigração em França, o início da sua carreira e a luta pelo sucesso, até à consagração como um dos maiores cantores românticos portugueses. Tony é uma minissérie biográfica ficcional de pendor musical, com uma construção que combina a espetacularidade dos grandes concertos de Tony Carreira com o seu passado. Duas linhas temporais que nos ajudam a construir e a desvendar as vidas e os arcos das suas personagens. Duas linhas narrativas que se complementam numa viagem de superação da vida.



Cada episódio, refletindo as canções que lhe dão título, fala-nos de duas fases da vida de Tony, num arco de quatro episódios que nos dá a conhecer o que foi e é o seu percurso: uma história portuguesa de superação e sucesso de um herói romântico. Uma demonstração de como a força de um sonho superou a pobreza, a ausência dos pais, a inadaptação e uma vida dura como imigrante. Uma obra de amor, ou não fosse Tony Carreira, o nosso maior cantor romântico, uma série que reflete a sua luta, os seus valores, a sua personalidade e a sua paixão: paixão pela música, pelos seus fãs, pela sua família e por Portugal.



O elenco conta com três atores que interpretarão Tony Carreira em diferentes fases da sua vida. Gabriel Conde interpretará o cantor entre os 6 e os 10 anos, enquanto Duarte Estrela fará a versão adolescente e Carlos Félix a fase de jovem adulto.



Duarte Grilo e Cleia Almeida são os pais de Tony, Custódia Gallego e João Lagarto são os seus avós e Miguel Bugalho vai interpretar o seu irmão, José Antunes. A sua ex-mulher, Fernanda Antunes, será interpretada por Bárbara Lourenço. O restante elenco conta com Luís Coelho, Miguel Cunha, André Susano e Miguel Mateus.



No primeiro episódio, a que o "Cultura e Não Só" já teve acesso acompanhamos Tony Carreira que esgota o Olympia, em 2001, ao mesmo tempo somos levados a rever a infância do cantor em flashbacks que nos levam de volta a Armadouro em plena década de 60 do século passado, a ação vai-se desenrolando nestas duas linhas temporais até que no fim deste primeiro episódio o cantor revela ao seu irmão uma decisão que irá mudar para sempre as suas vidas.