O presente livro, Carlos Paredes - a guitarra de um povo, da autoria de Octávio Fonseca, narra a história do percurso musical do grande mestre da guitarra portuguesa, no ano em que se comemora o centenário do seu nascimento.
Octávio Fonseca, um dos maiores investigadores da música popular feita em Portugal, com obras já editadas sobre José Mário Branco e José Afonso, avalia e discute o percurso musical de Carlos Paredes, através dos seus discos, recorrendo a críticas e entrevistas publicadas na imprensa da época.
Para além disso, são também contados alguns dos episódios mais relevantes da carreira do músico e compositor, sem esquecer os textos que publicou na imprensa, com tomadas de posição sobre a música no nosso país.
A apresentação é levada a cabo de uma forma cronológica, de modo a proporcionar uma perspectiva sequencial da vida artística de Carlos Paredes, sem, no entanto, a fragmentar por áreas de actividade. Os discos surgem naturalmente, no tempo em que foram lançados, enquadrados nos diversos eventos do percurso musical do artista.
A presente edição deste livro inclui um duplo CD com um concerto inédito de Carlos Paredes, que teve lugar no dia 31 de Março de 1984, no Teatro Carlos Alberto, no Porto, com uma sala completamente esgotada, e no qual o músico deliciou o público através das suas intervenções, transparecendo um grande sentido de humor. Este é um documento deveras raro em que, contrariamente
ao que normalmente sucedia, o artista apresenta as músicas, uma a uma.
De referir, ainda, que este livro inclui também o álbum “Meister Der Portugiesischen Gitarre” (“Mestre da Guitarra Portuguesa”), um disco gravado em Fevereiro de 1977 durante o 7º Festival de Canção Política em Berlim, e editado nesse mesmo ano através do selo alemão AMIGA, da antiga República Democrática Alemã (RDA), completamente inédito em Portugal.
O livro comporta ainda três portfólios fotográficos de Augusto Cabrita, Inácio Ludgero e Luís Paulo Moura.
Apresentação oficial - próximo dia 12 de fevereiro, pelas 18h, Auditório da Sociedade Portuguesa de Autores, em Lisboa.