Comemorando 50 anos de turismo em 2025, a Honda Gold Wing foi sempre o expoente máximo do conforto nas viagens em duas rodas desde a sua introdução como moto naked de 1000 cm³ há meio século atrás.
Ao longo destas cinco décadas, este fantástico modelo porta-estandarte de turismo da Honda cresceu em tamanho físico e cilindrada e introduziu novos níveis de conforto, luxo e tecnologia no motociclismo. Para 2025, a Gold Wing e a Gold Wing Tour sofrem várias alterações de pormenor para se manterem como as tourers de longa distância de referência.
A GL1800 Gold Wing Tour 50th Anniversary de 2025 homenageia os modelos Gold Wing icónicos do passado, com duas novas cores evocativas e logótipos exclusivos. A fazer lembrar a GL1500 de 1988, há uma combinação arrojada de Dourado Eternal e Castanho Metalizado Mahogany subtilmente atualizada para 2025. A juntar a isso, temos um acabamento refinado em Vermelho Metalizado Bordeaux, com grafismos em preto e dourado, e pormenores e letras douradas discretas.
O emblema Gold Wing ocupa um lugar de destaque na consola central e na Smart Key, com detalhes 50th Anniversary e "since 1975". O seu design 3D vivo em cromado de duas tonalidades funde a robustez e a dignidade da cabeça de um leão com o aspeto majestoso de uma águia de asas estendidas e de garras abertas. O painel de instrumentos digital abrangente também foi atualizado para apresentar uma animação inicial única.
Para assinalar esta importante data, os primeiros 1833 modelos Gold Wing 50th Anniversary vendidos na Europa incluirão uma réplica exclusiva, de edição limitada. Esta peça de coleção premium, com 28 cm de comprimento por 15 cm de altura, realça a evolução da Gold Wing, apresentando o design original de um lado e o modelo atual do outro.
Mantendo a reputação da Gold Wing como plataforma não só de conforto, mas também de inovação tecnológica, todas as GL1800 Gold Wing de 2025 recebem atualizações ao nível da conetividade áudio e também entre condutor e passageiro, com a funcionalidade Apple CarPlay e Android Auto sem fios ativada, para além da conectividade tradicional com fio, com novos, e melhorados, altifalantes do sistema áudio para proporcionar um som rico e de alta qualidade a todas as velocidades.
As revisões finais do modelo de 2025 baseiam-se na adição de um sensor O2 e em atualizações na programação da ECU, assegurando a homologação Euro 5+, tanto para a Gold Wing como para a Gold Wing Tour.
História da Gold Wing
1972 : O princípio
Foi criada uma equipa de design sob a direção de Soichiro Irimajiri, que liderou o design dos motores de competição de cinco e seis cilindros da Honda na década de 1960. O seu objetivo é explorar os limites do conceito Grand Touring. Quão refinada e luxuosa pode ser uma moto quando é concebida desde o início como uma moto para percorrer grandes distâncias? A equipa cria o protótipo ultrassecreto M1. Equipada com um motor de seis cilindros horizontalmente opostos, arrefecido a líquido e transmissão final por veio - caraterísticas que irão posteriormente ser incorporadas na Gold Wing de produção à medida que esta evolui - a M1 combina performances soberbas com um requinte inigualável.
1975 : GL1000 Gold Wing
A primeira Gold Wing de produção foi uma revolução, abrindo novas possibilidades para viagens de longa distância em moto. Com uma potência de classe mundial do seu motor único de quatro cilindros horizontalmente opostos, arrefecido a líquido e 999 cm³, a GL1000 Gold Wing combinava uma velocidade de cruzeiro inigualável com um nível de requinte nunca antes experimentado em duas rodas. Os clientes Gold Wing redefiniam as viagens de turismo, indo mais longe e mais rápido do que antes era possível, confiantes numa moto que, desde o início, gozou de uma reputação lendária de total fiabilidade. Em 1976, a Honda celebra o sucesso da Gold Wing com o impressionante modelo Gold Wing Limited Edition e, em 1979, abre a primeira fábrica da Honda of America, refletindo o facto de 80% da produção da Gold Wing ser comercializada nos Estados Unidos.
1980 : GL1100 Gold Wing e GL1100 Gold Wing Interstate
Enquanto a GL1000 desafiava a categorização com a sua mistura de potência de superbike e conforto de touring, a GL1100 - lançada após cinco anos de intenso desenvolvimento orientado para o cliente - estabelece firmemente a Gold Wing como uma Grand Tourer por excelência. O motor de maior cilindrada, 1085 cm³, foi concebido para aumentar o binário em vez da potência, enquanto a distância entre eixos mais longa oferecia maior estabilidade e mais espaço para condutor e passageiro. A suspensão pneumática estabeleceu novos padrões de qualidade na condução de uma moto. Ao mesmo tempo, a GL1100 Interstate introduziu a ideia de "touring chave-na-mão", com a sua carenagem, malas laterais e top case montadas de fábrica.
1982 : GL1100 Gold Wing Aspencade
A Gold Wing mais luxuosa até à data oferecia uma gama inigualável de equipamento de série, desde instrumentos LCD e um rádio CB, até um compressor de ar.
1985 : GL1200 Limited Edition
A posição de mercado da Gold Wing foi sublinhada pela descontinuação da GL1200 de série, sem carenagem e pela introdução da GL1200 Limited Edition, completa com injeção de combustível computorizada, um sistema de som com quatro altifalantes, controlo da velocidade de cruzeiro, suspensão traseira com nivelamento automático, um computador de bordo e pintura dourada metalizada.
1988 : GL1500 Gold Wing
O objetivo era extremamente exigente: a nova Gold Wing tem de ser mais silenciosa, mais suave, mais rápida, mais confortável e ainda melhor nas curvas. A equipa de desenvolvimento da GL1500 avaliou 15 modelos diferentes em 60 fases de protótipo. O resultado foi uma tourer de luxo de seis cilindros tão bem conseguida que estabeleceu uma referência que vai dominar o motociclismo durante mais de uma década.
2001 : GL1800 Gold Wing
Após oito anos de desenvolvimento, o modelo GL1800 leva a Gold Wing a alturas nunca antes imaginadas. Num projeto dirigido por Masanori Aoki, cujo currículo inclui a CBR250RR, a CBR400RR e a muito elogiada CBR600F3, a Gold Wing torna-se numa sensação dinâmica. Nas palavras do Sr. Aoki: "O meu trabalho foi acrescentar mais fator de diversão, construir uma Gold Wing com o tipo de aceleração e maneabilidade que as pessoas normalmente associam a motos desportivas." Foram testados motores alternativos, mas acabaram por ser rejeitados e, em 2001, é lançada a GL1800. O motor de seis cilindros horizontalmente opostos da moto está montado num quadro de alumínio com secção em caixa para uma excelente aderência à estrada, maneabilidade e estabilidade. No decurso do desenvolvimento da moto, foram patenteadas nada menos do que 20 inovações tecnológicas.
2006 : O primeiro airbag do setor
O modelo de 2006, introduzido inicialmente nos EUA, apresentava o primeiro airbag do mundo numa moto de produção, bem como farolins traseiros e painel de instrumentos revistos.
2011 : Novo estilo
A Gold Wing recebeu um novo visual sob o conceito de estilo " majestic aggression ". A vitalidade, o entusiasmo do comportamento e as prestações da moto refletem-se num visual simultaneamente elegante, imponente e dinâmico. A capacidade de bagagem cresceu para 150 litros e um novo sistema áudio com seis altifalantes oferecia múltiplas opções de conetividade.
2013 : Gold Wing F6B
A custom Valkyrie (1996-2003) e a Rune de edição única e limitada (2003) - ambas vendidas nos EUA - utilizaram o motor da Gold Wing. Em 2013, a família Gold Wing ganha um verdadeiro segundo membro com a despida, longa e baixa Gold Wing F6B: uma moto custom-touring única com estilo Bagger, grande em emoção e estilo.
2014 : Gold Wing F6C
Um terceiro modelo adota o nome Gold Wing. Baixa, robusta e musculada, a Gold Wing F6C injetava uma dose de adrenalina na "arena" das power cruiser.
2018 : GL1800 Gold Wing
Totalmente renovada, a Gold Wing de 2018 apresentava um motor e um quadro totalmente novos, concebidos em conjunto para otimizar a disposição e maximizar o prazer do condutor.
Consoante a variante, foram reduzidos 48 kg em comparação com a geração anterior. Um novo sistema de suspensão dianteira com forquilha articulada permitia que o motor fosse deslocado mais para a frente e proporcionasse um controlo de suspensão de alta qualidade e maior estabilidade dianteira. O motor de seis cilindros opostos redesenhado foi otimizado em termos de dimensões, mas continuava a debitar uma avalanche de binário e potência e agora com controlo TBW, transferidos para a estrada por uma nova caixa manual de seis velocidades ou uma transmissão de dupla embraiagem (DCT) de sete velocidades. As novas funcionalidades, tais como o sistema Smart Key, o protocolo Apple CarPlay e a conectividade Bluetooth ofereciam ainda maior conveniência.