sexta-feira, 7 de fevereiro de 2025

Marta Carvalho na Casa da Música a 12 de setembro



Marta Carvalho está de regresso aos palcos a 12 de setembro na Casa da Música. A artista portuguesa tem estado estes últimos anos afastada dos palcos "só canto e só escrevo se tiver um motivo. Aconteceu que, pelos meus 21 anos, tomei consciência de que o fazia por motivos que não me realizavam. Precisei de tempo para encontrar o verdadeiro sentido e a razão para cantar, escrever e compor música. Agora, com, 26 anos, tenho a graça de me sentir profundamente movida a cantar de novo, pois encontrei esse sentido que hoje me conduz com uma urgência feliz; Na música e na vida, agora todo o tempo me parece pouco, pois tenho muito para dizer e uma voz para gastar, dando-a a quem quiser ouvir", diz-nos Marta Carvalho. A escolha da Casa da Música para este regresso tem também um sentido "escolhi a Casa da Música por ser um lugar que me é especial, pelos muitos concertos que fiz como instrumentista de orquestra aquando da minha formação, e por ser, evidentemente, um ponto cultural de referência."

Marta Carvalho tem estado fora do palco mas bem perto da música, tanto no ensino como na composição. A artista explica-nos que "em 2020, com o afastamento voluntário do projeto em nome próprio, foquei-me na composição/produção para outros artistas e também em dar aulas particulares online, enquanto refazia o meu caminho mais silenciosamente; Ia compondo para mim própria sem as pressões e condições que a indústria me exigia, e discernindo melhor qual seria a minha direção artística".

Por falar em composição, os temas disponibilizados por Marta Carvalho nas plataformas digitais são um estilo diferente do que estamos habituados. A artista explica-nos que "sim. Todas estas novas canções vêm de um lugar muito profundo e verdadeiro, lugar esse que nem eu própria consigo alcançar de outra maneira se não a cantar ou a escrever. Traz-me muita paz saber que não há nenhuma espécie de corrupção na integridade da mensagem ou da música. Estão puras; E como disse no início, ao encontrar a verdadeira razão para fazer música, as canções tomam agora o mesmo caminho que o meu interior leva, sem constrangimentos: Nostálgicas, melancólicas, espirituais e densas."

No que diz respeito ao dia 12 de setembro, Marta Carvalho confessa-nos que "o concerto de dia 12 de setembro na Casa da Música será, em simultâneo, um momento e um lugar. Um momento de interioridade e um lugar de encontro. Desenhado pelo meu repertório mais recente, será uma apresentação tão intimista quanto intensa, com instrumentos orgânicos e com músicos não só exímios como apurados no que toca à espiritualidade, tal como as canções exigem e o público merece. Este concerto é um ponto de viragem para mim, mas julgo que não seja isso o mais importante. Estarei ao serviço de quem ouve".