Esta semana dentre as várias estreias de cinema nas salas nacionais o "Cultura e não Só" destaca as seguintes:
Resgate Em Alto Mar
Um “thriller” de sobrevivência baseado na história verídica de Chris Lemons, um mergulhador de águas profundas que, em Setembro de 2012, ficou preso a 100 metros de profundidade ao largo do Mar do Norte. Acidentalmente desligado do cabo umbilical do navio que lhe fornecia gás respirável, calor e iluminação, e com pouco oxigénio na botija que carregava às costas, Chris teve de encontrar um modo de atravessar a escuridão e chegar a um lugar onde pudesse ser resgatado. A guiá-lo estiveram os seus companheiros que, à superfície e sem nunca perderem a esperança, lutaram contra o tempo para o salvar enquanto enfrentavam uma grande tempestade.
Assinado por Alex Parkinson, este filme ficciona o documentário homónimo sobre Chris Lemons que Parkinson realizou com Richard da Costa em 2019. O argumento foi escrito por Parkinson, Mitchell LaFortune e David Brooks, e as interpretações foram entregues a Woody Harrelson, Simu Liu, Finn Cole, Cliff Curtis e Djimon Hounsou.
O Império
Realizada por Bruno Dumont e ambientada numa pequena cidade costeira perto de Pas-de-Calais (França), esta comédia de ficção científica parodia as invasões do planeta Terra por criaturas alienígenas, um dos temas recorrentes no cinema apocalíptico dos grandes estúdios norte-americanos. Neste lugar, invadido por extraterrestres bem-intencionados e outros nem por isso, vamos assistir a mais uma luta épica entre o Bem e o Mal.
Estreado na 74.ª edição do Festival de Cinema de Berlim, onde arrecadou o Urso de Prata, conta com as actuações de Lyna Khoudri, Anamaria Vartolomei, Camille Cottin, Brandon Vlieghe e Fabrice Luchini.
Homem-Cão
Antes de se verem envolvidos num terrível acidente, eles eram Knight e Greg, um polícia muito dedicado ao seu ofício e o seu inseparável agente canino. Com a vida de ambos em perigo, os médicos decidiram arriscar uma operação inovadora e juntaram os seus corpos. Foi assim que surgiu o Homem-Cão, um superagente determinado em defender os mais necessitados e muito temido pelos criminosos. Mas há um malfeitor particularmente perigoso que o quer destruir a qualquer custo: o terrível gato Petey.
Produção da DreamWorks Animation, uma comédia de animação realizada por Peter Hastings (“As Aventuras de Beary, o Ursinho”), que adapta a banda desenhada escrita e ilustrada por Dav Pilkey, também autor dos livros do “Capitão Cuecas” (já adaptados ao cinema por David Soren), onde o Homem-Cão apareceu pela primeira vez.