quinta-feira, 27 de fevereiro de 2025

Pode uma pessoa ser dona de outra?



Livros do Brasil publica James, o romance de Percival Everett vencedor do National Book Award e do Prémio Kirkus, e finalista do Prémio Booker. A tradução é de Bruno Vieira Amaral.

Ironia proléptica ou ironia dramática? Muito certamente ambas. James – o novo livro de Percival Everett na coleção Contemporânea depois de As Árvores – é todo um caleidoscópio de recursos expressivos. Revisitando As Aventuras de Huckleberry Finn, vai mais além e aventura-se por territórios que haviam ficado inexplorados nesse clássico da literatura universal. Mark Twain, diz o autor, marcou-o com o seu humor e a sua humanidade muito antes de ele próprio se tornar escritor. Com este novo romance, bestseller do The New York Times e do The Sunday Times, multipremiado e livro do ano para dezenas de publicações e livreiros, também Everett se agiganta entre os seus pares graças a esses e a muitos outros atributos.

Em tempos de escravatura, no raiar da Guerra Civil Americana, o que fariam os brancos a um negro que aprendera a ler e a escrever? O que fariam a um escravo que sabia o que era uma hipotenusa, entendia o significado da ironia, sabia soletrar a palavra retribuição? O que fariam se tivesse a capacidade de os confrontar? E se, ciente do seu mundo e amantíssimo da sua família, se elevasse acima de quaisquer expectativas?

O livro já se encontra em pré-venda e estará disponível nas livrarias a 6 de março.

Sobre o Autor

Percival Everett nasceu nos EUA a 22 de dezembro de 1956. Com mais de trinta obras publicadas, incluindo Telephone (finalista do Prémio Pulitzer em 2021), So Much Blue e Erasure (adaptado ao cinema em 2023 no filme American Fiction, vencedor de um Óscar para melhor argumento adaptado), recebeu numerosas distinções, entre as quais o Hurston/Wright Legacy Award, o Ivan Sandrof Lifetime Achievement Award pelo National Book Critics Circle, o Prémio Dos Passos, o Prémio PEN Center USA for Fiction e o PEN/Jean Stein. O seu romance As Árvores foi finalista do Prémio Booker 2022, distinção que voltou a receber em 2024, por James, com o qual foi sagrado vencedor do National Book Award, do Prémio Kirkus e da Carnegie Medal. Percival Everett é membro da Academia Americana de Artes e Ciências e professor na Universidade do Sul da Califórnia.