As estrelas sempre fascinaram a humanidade. Na Antiguidade e mesmo muito depois dela houve quem pensasse que tudo estava escrito nas estrelas, isto é, que os astros determinavam o destino dos seres humanos. O que nunca ninguém pensou nos tempos antigos foi que nós somos feitos da matéria das estrelas. Não, não é uma metáfora, é literal: a maioria dos muitos átomos que nos constituem proveio da explosão de estrelas pesadas, que assim espalharam o seu interior pelo vasto espaço. Hoje, a olho nu ou usando telescópios, quando contemplamos as estrelas estamos a olhar para as nossas remotas origens.
O astrónomo Alexandre Aibéo é um jovem divulgador científico de primeira água. O seu livro original Isto não é (Só) Matemática foi um enorme sucesso. Neste seu segundo livro, o autor expõe o essencial do que hoje sabemos sobre o espaço, seja a Lua e o Sol aqui tão perto, sejam as estrelas mais distantes. Baseado na sua enorme experiência de divulgação científica, recorre a uma linguagem fresca e imaginativa para responder às nossas dúvidas sobre o cosmos. De leitura acessível a um vasto público.
Sobre o Autor
Alexandre Aibéo é licenciado em Astronomia, Mestre em Mecânica de Fluidos, e doutorado em Astronomia pela Universidade do Porto. Ensina na Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Viseu e investiga na área da astrofísica solar. Foi, em 2010, o vencedor da primeira edição do concurso FAMELAB – Comunicar Ciência em Portugal.
Nos tempos livres dedica-se à promoção da cultura científica, ao bricolage e a projectos do «fundo da gaveta». É autor, em conjunto com o seu primo Pedro Aibéo, arquitecto, de Isto não é (Só) Matemática (Quidnovi), um livro que segundo Nuno Markl deu sex-appeal à matemática.