sexta-feira, 16 de dezembro de 2016

O Dia Mais Curto


A grande festa da curta-metragem decorre durante todo o mês de Dezembro, com sessões para toda a família em várias cidades do país.

O evento inspirado no solstício de inverno nasceu em França em 2011 e, desde 2013 que é realizado em Portugal através da Agência da Curta Metragem.

O Dia Mais Curto vai levar sessões a 34 localidades de norte a sul do país, passando também pelos arquipélagos. Em Elvas estão programadas duas sessões, no dia 21 de Dezembro, através da Associação Cultural – UMCOLETIVO.

A primeira sessão decorre pela manhã com “curtas, curtinhas e encurtadas” – curtas-metragens de animação – para o público infantil nas instalações da Gota D’Arte e no Centro de Acolhimento “Os Cucos”.

A segunda decorre, a partir das 21.00 horas, nas instalações da Gota D’Arte, num ambiente acolhedor e intimista, com uma sessão de 40 minutos de curtas-metragens de animação para toda a família de forma a promover atividades em conjunto. De seguida decorre um momento musical onde bandas sonoras de filmes são tocadas ao vivo e finalmente uma última sessão de curtas-metragens denominadas “Europa em Curtas” (programas de filmes distribuídos pela Short Circuit, dando a oportunidade para conhecer autores europeus e o seu olhar sobre o mundo, com toda a sua complexidade e fantasia).

De acordo com a organização, o objetivo é proporcionar ao público, durante este curto mas intenso dia, a oportunidade de descobrir um grande número de cineastas e as suas obras. Neste dia, em que a criatividade se baseia na riqueza dos filmes e na imaginação dos organizadores, oferece-se diversidade e colocam-se em prática iniciativas inovadoras para promover o cinema em formato curto, de forma a incentivar novos criadores e práticas profissionais, aumentando os admiradores do formato e o acesso à cultura.