quarta-feira, 14 de dezembro de 2016

A Aquisição da Escrita


As crianças aprendem a falar por meio de simples imersão na língua, mas isso não se passa relativamente ao domínio da escrita: ler, escrever, compreender ou mesmo redigir um texto são actividades que só se podem adquirir por meio de uma longa aprendizagem, pois a expressão escrita exige conhecimentos específicos: saber desenhar rápida e eficazmente sinais gráficos difíceis de reproduzir, dispor do vocabulário necessário à exposição da mensagem desejada, controlar a respectiva ortografia, formalizar o discurso na ausência de retorno imediato da parte do interlocutor, prever o encadeamento de ideias, etc.
Esta obra apresenta e analisa as principais etapas e dificuldades encontradas aquando da aquisição da linguagem escrita. Expondo os resultados de experiências realizadas com crianças, abre caminho a um melhor acompanhamento dessa aprendizagem tão essencial.

Sobre o Autor

Michel Fayol é professor na Universidade de Clermont Ferrand. É autor de várias obras sobre a aprendizagem e a utilização da linguagem escrita e da numeração, nomeadamente na colecção «Apprendre », da PUF. Também escreveu, na colecção «Que sais-je?», L’acquisition du nombre.