Esta semana dentre as várias estreias de cinema nas salas nacionais o "Cultura e não Só" destaca as seguintes:
Ouro
Depois de uma vida inteira a sentir-se perseguido pelo azar, Kenny Wells está empenhado em mudar o rumo dos acontecimentos. Ao conhecer Michael Acosta, um geólogo que lhe mostra as enormes potencialidades do negócio do ouro, deixa tudo para trás e parte com ele para a floresta tropical do Bornéu (Indonésia), onde se acredita que existam grandes reservas do metal precioso. O que parecia um "tiro no escuro" rapidamente se transforma num negócio altamente rentável. Mas quando Kenny se apercebe que se deixou enredar por um esquema fraudulento, vê-se envolvido num escândalo de proporções internacionais…
Realizado por Stephen Gaghan ("Regressão", "Syriana"), segundo um argumento seu, de Patrick Massett e John Zinman, um filme sobre ganância, corrupção e traição que se inspira no escândalo Bre-X, um caso real que envolveu um grupo de companhias canadianas nos anos 1990. Com Matthew McConaughey e Édgar Ramírez nos papéis principais, o elenco conta também com Bryce Dallas Howard, Corey Stoll, Toby Kebbell, Craig T. Nelson, Stacy Keach e Bruce Greenwood.
Max Steel
Molly McGrath decide que é chegado o momento de regressar a Copper Canyon, EUA, a cidade onde viveu com o marido, um cientista de renome que morreu em circunstâncias inexplicáveis. Max, o filho adolescente, vê-se então obrigado a reconstruir a sua vida num lugar onde não tem amigos e tudo lhe parece estranho. Mas é ali, num momento de solidão, que vai descobrir que consegue gerar uma energia azul com capacidade de destruir tudo à sua volta. Assustado e sem conseguir explicar o que lhe está acontecer, conhece Steel, um "robot" alienígena com quem aparenta ter muito em comum. É ele que lhe explica que esses poderes lhe foram concedidos pelo próprio pai e que a sua missão é ensiná-lo a usá-los para que possam ser potenciados ao máximo. É então que são visitados pelos ultralinks, criaturas maléficas vidas de um planeta longínquo que pretendem destruir a Terra. Com os seus destinos ligados, os dois novos amigos vão ter de encontrar um modo de se tornarem um só para poderem salvar o mundo da total destruição…
Inspirada numa das mais famosas linhas de bonecos da Mattel, um filme de acção com realização de Stewart Hendler ("Susurro", "Irmandade de Sangue") e argumento de Christopher Yost. O elenco inclui Ben Winchell, Ana Villafañe, Andy García, Maria Bello e Billy Slaughter.
O Espaço Que Nos Une
Depois de anos de investigação para tornar possível manter uma colónia humana no planeta Marte, um grupo restrito de cientistas é enviado numa missão de teste. Durante a viagem, a astronauta Sarah Elliot descobre que está grávida. Algum tempo depois de se instalarem, Sarah dá à luz Gardner, morrendo logo após o parto. Determinado a não dar grandes explicações aos seus superiores, Nathaniel Shepard, o responsável pela missão em Marte, mantém tudo em segredo e responsabiliza-se pela criança. Gardner cresce num ambiente totalmente condicionado, sob condições criadas artificialmente. À medida que o tempo passa, a sua curiosidade sobre o planeta Terra aumenta, bem como a necessidade de descobrir as suas origens. Um dia, enquanto navega na internet, conhece Tulsa, uma rapariga da sua idade a viver no Colorado (EUA). Os dois passam a ser amigos e confidentes, partilhando longas conversas online. Quando finalmente surge a oportunidade de visitar a Terra, ele não cabe em si de entusiasmo por tudo o que espera conhecer e vivenciar. Mas assim que chegam ao destino, todos percebem que, por ter nascido em Marte, o seu corpo não está adaptado à atmosfera terrestre e que a sua estadia fora de um ambiente controlado pode colocá-lo em sério perigo de vida. Porém, decidido a encontrar-se com Tulsa, o rapaz encontra uma maneira de escapar…
Um filme de ficção científica realizado por Peter Chelsom ("Hector e a Procura da Felicidade"), segundo um argumento de Allan Loeb. Gary Oldman, Asa Butterfield, Britt Robertson e Carla Gugino dão vida aos personagens.