quinta-feira, 30 de março de 2017

Estreias de cinema de 30 de Março de 2017


Esta semana dentre as várias estreias de cinema nas salas nacionais o "Cultura e não Só" destaca as seguintes:



Ghost in the Shell - Agente do Futuro

O ano é 2029. Num mundo dominado pelos computadores e pela tecnologia cibernética, a complexa rede de informação possibilita o desenvolvimento de um novo tipo de criminalidade. Motoko Kusanagi (Scarlett Johansson), conhecida como Major, é uma agente especial ciborgue com a força e habilidade de uma máquina, responsável por comandar a Section 9, um esquadrão de elite especializado em combater todos os tipos de crimes cibernéticos. Mas quando Major se depara com uma nova forma de terrorismo que ameaça controlar as mentes humanas, vê-se a colocar em causa a sua própria existência…
Com argumento de Jamie Moss e William Wheeler, um filme de acção e ficção científica realizado por Rupert Sanders ("A Branca de Neve e o Caçador"), que se baseia na novela gráfica homónima criada por Masamune Shirow (já adaptada ao cinema em 1995, num filme de animação do japonês Mamoru Oshii). Para além de Johansson como protagonista, o elenco conta com Pilou Asbæk, Juliette Binoche, Michael Pitt e também Takeshi Kitano, o aclamado realizador de "Os Rapazes Regressam", "Fogo de Artifício", "O Verão de Kikujiro", e "Irmão".



Negação

A norte-americana Deborah E. Lipstadt é uma historiadora respeitada que se especializou no tema Holocausto. Na obra "Denying the Holocaust" (1993), critica veementemente David Irving, um teórico inglês que afirma que o genocídio dos judeus durante a Segunda Grande Guerra é uma farsa inventada pelos próprios. Sentindo-se prejudicado pelo que foi publicado, Irving decide processar Deborah por difamação. O problema é que, dentro do sistema judicial britânico, nestes casos é o próprio réu quem tem de provar a sua inocência e a falsidade das acusações, não o contrário. Com uma equipa de advogados contratados por si, Deborah vê-se no meio de uma longa disputa judicial em que, para limpar o seu nome, tem de destruir as bases das teorias negacionistas de Irving, provando aquilo que nunca deveria ter sido necessário: a veracidade de um dos mais terríveis momentos da História da Humanidade…
Estreado no Festival de Cinema de Toronto (Canadá), um drama biográfico realizado por Mick Jackson ("Viver e Amar em Los Angeles", "O Guarda-Costas", "Vulcão") e escrito por David Hare (também responsável pelos argumentos de filmes como "As Horas" ou "O Leitor"). A história tem por base a obra "History on Trial: My Day in Court with a Holocaust Denier", escrita pela própria Deborah Lipstadt. O elenco conta com Rachel Weisz, Tom Wilkinson, Timothy Spall, Andrew Scott, Jack Lowden, Caren Pistorius e Alex Jennings.



Smurfs: A Aldeia Perdida

Na pequena aldeia dos smurfs todos desempenham o seu papel. Todos, excepto a pequena Smurfina que, por acaso, também é a única rapariga da história. Com um sentimento de total inadequação, embrenha-se na floresta proibida em busca de algo que dê sentido à sua vida. E é nesse lugar que encontra o mapa de uma aldeia perdida onde parecem existir criaturas idênticas a si. Determinada a conhecer esse lugar, resolve enfrentar os perigos e atravessar a floresta. Ao seu lado estarão, como sempre, alguns dos seus melhores amigos: Trapalhão, Valentão e Óculos. O pior é que há mais alguém a persegui-los: o malvado feiticeiro Gargamel…
Terceira aventura da saga "Smurfs", desta vez realizado por Kelly Asbury ("Spirit - Espírito Selvagem", "Shrek 2", "Gnomeu e Julieta"), uma comédia familiar que alia o cinema "live-action" à animação em 3D, retomando as famosas personagens azuis, da altura de três maçãs, criadas pelo belga Pierre "Peyo" Culliford há quase 60 anos.