A exposição Utopia/Distopia Parte II comissariada por Pedro Gadanho, João Laia e Susana Ventura na Galeria Principal, Project Room e Vídeo Room do MAAT, em Lisboa, é a primeira “exposição-manifesto” no novo edifício do MAAT e realiza-se entre 22 de Março e 21 de Agosto.
Estabelecendo um diálogo com os projetos site-specific da Galeria Oval do museu, estas exposições coletivas apresentam obras de artistas e arquitetos que, nas respetivas áreas, têm contribuído para uma compreensão profunda e uma reflexão crítica sobre temas cruciais do presente. Evocando o 500.º aniversário da publicação da obra Utopia de Thomas More, a exposição centra-se nos conceitos de utopia e distopia e na forma como a dicotomia entre ambos reflete uma época de aceleração paradoxal, em que a ansiedade e o otimismo coexistem.
Abrangendo um vasto leque de ideias, desde uma reflexão profunda sobre as ruínas do Modernismo à situação política atual, Utopia/Distopia promove o diálogo entre mais de 60 obras e projetos, que apresentam visões únicas sobre o tema desde o início dos anos 70.