Esta semana dentre as várias estreias de cinema nas salas nacionais o "Cultura e não Só" destaca as seguintes:
Velocidade Furiosa 8
A saga do grupo de condutores encabeçado por Dominic Toretto, a personagem de Vin Diesel, regressa para o oitavo capítulo das suas aventuras. Desta feita, neste mundo feito de carros modificados e velozes, Toretto parece ter-se virado contra os membros da sua própria família.
À excepção de "Velocidade Furiosa - Ligação Tóquio", o terceiro filme, em que Paul Walker não participou, este é o primeiro sem o actor, que morreu durante a rodagem de "Velocidade Furiosa 7". Charlize Theron e Helen Mirren são duas das novas adições ao elenco. A realização está a cargo de F. Gary Gray, que se estreia no franchise. Na filmografia do realizador de "Friday" e "Be Cool", o filme sucede a "Straight Outta Compton", nomeado para o Óscar de Melhor Argumento Original, que não teve estreia entre nós.
Jacinta
Ao mesmo tempo um filme e uma minissérie – passa nas salas de cinema antes de se estrear nos ecrãs da TVI –, "Jacinta" parte do livro homónimo de Manuel Arouca, lançado em 2016, que olha para o fenómeno das aparições de Fátima em 1917. A estreia coincide, portanto, com o centenário. Com guião do próprio autor e realização de Jorge Paixão da Costa, tenta mostrar o impacto das aparições sobre os três pastorinhas. O elenco inclui nomes como Dalila Carmo, Paula Lobo Antunes, Almeno Gonçalves, Rita Salema, João Didelet ou António Pedro Cerdeira.
The Boss Baby
Um bebé de fato e gravata – que é na realidade um espião – tenta, com a ajuda do seu irmão de sete anos – que por sua vez não vê com bons olhos a chegada do germano –, lutar contra cachorros, em particular o presidente de uma grande e malévola empresa. É essa a premissa deste filme de animação 3D da DreamWorks, baseado no livro homónimo de 2010 assinado por Marla Frazee. Tom McGrath, que dirigiu os três filmes da saga "Madagáscar", é o responsável pela realização.