Antes de atingir o seu quinquagésimo ano de existência, a Mercedes-AMG já tinha estabelecido um novo marco logo em 1999 com o ML 55. A combinação de um motor de elevadas prestações com uma carroçaria de um modelo SUV deu origem a um segmento de mercado totalmente novo. Mais uma vez a Mercedes-AMG ocupa agora uma posição exclusiva entre a concorrência ao apresentar o novo SUV desportivo de média dimensão no New York International Auto Show (NYIAS), o Mercedes-AMG GLC 63 4MATIC+ SUV e Coupé (consumo de combustível em ciclo combinado: 10.7-10.3 l/100 km; emissões de CO2 em ciclo combinado: 244-234 g/km) mais o Mercedes-AMG GLC 63 S 4MATIC+ SUV e Coupé (consumo de combustível em ciclo combinado: 10.7 l/100 km; emissões de CO2 em ciclo combinado: 244 g/km). Pela primeira vez, um SUV de média dimensão está agora disponível também com o potente motor de oito cilindros biturbo em duas variantes de potência. Este motor baseia-se no motor AMG V8 de 4.0 litros com 350 kW (476 CV) ou 375 kW (510 CV) de potência nas versões GLC 63 S e GLC 63 S Coupé. A aceleração dos 0 aos 100 km/h em apenas 3.8 segundos também demonstra de forma impressionante a sua capacidade: os novos SUVs ocupam uma posição especial nos seus segmentos de mercado. Os SUVs desportivos também estão equipados com suspensão pneumática com amortecimento adaptativo ajustável, sistema de tração integral AMG Performance 4MATIC+ com distribuição de binário totalmente variável, um diferencial traseiro autoblocante e um sistema de travagem de elevado desempenho. A ligação destes novos modelos aos veículos de competição da Mercedes-AMG é evidenciada pela grelha AMG Panamericana que foi previamente reservada exclusivamente para a família AMG GT. Além disso, os novos modelos oferecem todas as vantagens de um SUV Mercedes: amplo espaço para os passageiros e bagagem, um vasto conjunto de equipamento de segurança e uma tração superior também em condições de estrada molhada ou coberta de neve.
Os novos Mercedes-AMG GLC 63 4MATIC+ e Mercedes-AMG GLC 63 4MATIC+ Coupé ocupam posições de topo em todas as categorias nos seus respetivos mercados. São os únicos modelos nos seus segmentos equipados com um motor de oito cilindros biturbo. Desta forma, a Mercedes-AMG vai ao encontro das pretensões dos clientes que procuram num SUV desportivo de média dimensão uma combinação de potência superior com um som altamente emotivo e inconfundível do motor.
Oferta exclusiva no seu segmento com o motor V8 biturbo
As carroçarias SUV e Coupé estão disponíveis como versões de modelo base e S: o comprovado motor AMG V8 de 4.0 litros biturbo debita 350 kW (476 CV) ou 375 kW (510 CV) de potência e produz um binário máximo de 650 ou 700 Nm. A aceleração dos 0 aos 100 km/h é completada pelo GLC 63 S 4MATIC+ em apenas 3.8 segundos, enquanto o GLC 63 4MATIC+ necessita de 4.0 segundos para atingir a mesma velocidade. A velocidade máxima é de 250 km/h (limitada eletronicamente).
V8 biturbo com estreita ligação ao motor do Mercedes-AMG GT
O motor de oito cilindros de 4.0 litros biturbo já é utilizado em vários modelos AMG Performance. Também está equipado nos modelos de competição AMG GT com lubrificação por cárter seco. Uma característica distintiva deste motor reside no facto dos dois turbocompressores estarem posicionados não no lado exterior dos blocos do motor, mas antes no lado interior entre os dois blocos. As vantagens principais deste conceito estão na construção compacta do motor, numa resposta rápida às solicitações do condutor e ao baixo nível de emissões de gases. De acordo com o princípio "um homem, um motor", cada motor é montado por um único mecânico na linha de montagem de motores em Affalterbach.
Passagens rápidas de caixa, elevada eficiência: a caixa de 9 velocidades AMG SPEEDSHIFT MCT
Os novos GLC 63 4MATIC+ e GLC 63 S 4MATIC+ estão equipados com a caixa de 9 velocidades AMG SPEEDSHIFT MCT, que teve a sua estreia no Mercedes-AMG E 63 4MATIC+. O condutor beneficia de rápidas passagens de caixa e tempos de resposta extremamente curtos. As rápidas múltiplas reduções de caixa e a função de duplo desembraiar tornam o comando da caixa de velocidades uma experiência extremamente emotiva. Uma embraiagem viscosa de arranque substitui o conversor de binário. Esta alteração permitiu reduzir o peso e melhorar o tempo de resposta às solicitações no pedal do acelerador, particularmente durante a aceleração e durante as variações de carga.
Tração integral variável AMG Performance 4MATIC+
Após o Classe E da Mercedes-AMG, o GLC também estará equipado com o sistema de tração integral AMG Performance 4MATIC+. Este sistema tecnologicamente avançado reúne as vantagens de diferentes conceitos de transmissão: a distribuição de binário totalmente variável aos eixos dianteiro e traseiro assegura uma tração ideal até aos limites físicos do modelo. O condutor também poderá contar com uma elevada estabilidade e segurança de condução em todas as condições, independentemente da estrada se encontrar seca, molhada ou coberta de neve. A transição do modo de tração traseira para o modo de tração integral e vice-versa é contínua, pois o controlo inteligente está integrado na arquitetura do sistema do veículo.
Uma embraiagem de controlo eletromecânico liga variavelmente o eixo traseiro de tração permanente ao eixo dianteiro. A melhor distribuição possível de binário é calculada continuamente de acordo com as condições de condução e com as solicitações do condutor. As transições são contínuas e baseadas num mapa de características. Além da tração e da dinâmica lateral, o sistema de tração integral também melhora a dinâmica longitudinal para uma aceleração ainda mais poderosa.
Sistema de escape equipado com borboletas para uma variação do som do motor
O som típico de um motor V8 é proporcionado por um sistema de escape equipado com borboletas. Estas borboletas são controladas de acordo com um mapa de características e operam automaticamente em função do programa de condução AMG DYNAMIC SELECT selecionado, da potência solicitada pelo condutor e da rotação do motor. O sistema de escape Performance está disponível como opção e permite modular o som através do simples pressionar de um botão. Em qualquer dos casos, os sistemas de escape respeitam os limites de ruído independentemente da posição das borboletas de escape.
Suspensão especificamente desenvolvida para a máxima dinâmica lateral e longitudinal
A agilidade, a elevada dinâmica de aceleração lateral e a máxima aderência dos novos modelos, também são proporcionadas pela suspensão AMG totalmente nova com câmaras pneumáticas, que assegura elevados níveis de estabilidade do ângulo de sopé, da dinâmica de condução e da precisão da direção.
A suspensão no eixo dianteiro é caracterizada por quatro braços com rótulas especiais da direção, sinoblocos otimizados e ligações radiais dos travões. Os componentes do controlo independente das rodas e da suspensão permitem uma aceleração lateral superior com um esforço mínimo aplicado ao sistema da direção.
O conceito do eixo traseiro foi adotado do modelo E 63 4MATIC+ e especialmente adaptado aos requisitos do GLC. O conceito multi-link específico do modelo impressiona com a elevada precisão do controlo das rodas e com a maior rigidez. O eixo traseiro específico da AMG permitiu aumentar a dimensão da via traseira comparativamente ao modelo GLC da Mercedes-Benz, enquanto as superfícies de contacto dos rolamentos das rodas também foram deslocadas para o lado exterior. Outras medidas implementadas incluem os suportes das rodas específicos da AMG, uma afinação mais rígida da suspensão e um ângulo de sopé mais negativo.
Diferencial traseiro autoblocante: tração ideal em todas as condições
Para uma maior tração e dinâmica de condução, o GLC 63 4MATIC+ está equipado com um diferencial traseiro autoblocante, enquanto o GLC 63 S 4MATIC+ está equipado com um diferencial traseiro autoblocante, de bloqueio eletrónico, no eixo traseiro. Ambos os diferenciais reduzem o escorregamento da roda interior durante a realização de uma curva, sem intervenções de controlo no sistema de travagem. Como resultado, o condutor pode acelerar mais cedo à saída das curvas graças a uma maior tração. O veículo permanece mais estável durante a travagem a alta velocidade e o diferencial traseiro autoblocante também melhora a tração durante o início da marcha. Em termos gerais, o eixo traseiro foi especificamente adaptado à maior dinâmica de condução dos novos SUVs desportivos.
A maior vantagem do diferencial eletrónico traseiro autoblocante consiste numa maior sensibilidade e num controlo mais rápido, colocando os limites críticos num patamar mais elevado e permitindo conduzir ainda mais facilmente nos limites físicos do veículo. O ESP® de três níveis com as configurações "ESP ON", "ESP SPORT Handling Mode" e "ESP OFF", funciona em perfeita harmonia com o diferencial traseiro autoblocante e com o sistema de tração integral e está idealmente adaptado à excecional dinâmica do veículo.
Comportamento preciso e ágil: direção desportiva progressiva
A direção desportiva eletromecânica progressiva permite um comportamento mais preciso, ágil e uma resposta autêntica. O condutor beneficia da transmissão variável da direção e de uma resposta otimizada.
A direção também está equipada com assistência elétrica variável com os dois modos "Comfort" e "Sport". A direção assistida depende não só da velocidade do veículo mas também da aceleração lateral instantânea, do programa de condução AMG DYNAMIC SELECT selecionado e da regulação do amortecimento ajustável da suspensão.
Com discos de travão de 390 milímetros, perfurados e ventilados internamente nos eixos dianteiro e traseiro, os travões compósitos equipados no GLC 63 4MATIC+ asseguram curtas distâncias de paragem juntamente com uma força de travagem superiormente controlável.
Interior concebido com foco na dinâmica de condução
O interior realça a ambição de liderança dos novos SUVs desportivos no que à dinâmica de condução diz respeito. O condutor e o passageiro dianteiro são acomodados nos bancos desportivos de série em pele sintética ARTICO combinada com microfibra DINAMICA, que une o excelente apoio lateral com uma irrepreensível ergonomia à medida da elevada qualidade do modelo.
O painel de instrumentos é revestido em pele sintética ARTICO com pespontos contrastantes. O visual de elevada qualidade é realçado por elementos de revestimento em alumínio. O ecrã tátil é ladeado pelo seletor AMG DYNAMIC SELECT e por vários controlos específicos da AMG, como o botão de controlo dos 3 níveis da suspensão AMG RIDE CONTROL, do ESP® de 3 níveis ou do opcional botão do sistema de escape AMG Performance com controlo das borboletas.
A variante S está equipada com um pack de equipamento ainda mais extenso, que inclui um volante desportivo revestido em pele nappa preta / microfibra DINAMICA, insígnias AMG nos apoios de cabeça dianteiros em combinação com apontamentos em pele e ainda o painel de instrumentos AMG com aplicações em vermelho.
Modelo especial exclusivo "Edition 1" no lançamento de mercado
As variantes SUV e Coupé do Mercedes-AMG GLC 63 4MATIC+ e do GLC 63 S 4MATIC+ também estão disponíveis no lançamento de mercado numa edição especial designada de "Edition 1": a combinação exclusiva de detalhes de equipamento tornam o modelo especial o porta-estandarte da gama de modelos.
Em ambas as versões de carroçaria, o pack Night com elementos em preto de alto brilho realça o visual inspirado na competição automóvel. As listras desportivas nos painéis laterais do veículo variam entre o amarelo e o cinza grafite mate em função da cor da pintura e da versão do modelo. As jantes forjadas de 21 polegadas, de raios cruzados e acabamento em preto mate incluem as flanges pintadas em amarelo ou com acabamento de alto brilho. O pack Aerodynamics também foi inspirado no mundo do desporto automóvel.
A sensação de estarmos perante um automóvel de competição também está presente no interior do modelo. Os bancos desportivos são revestidos em pele nappa preta com secções em padrão diamante concebido através de pespontos contrastantes em amarelo. A pele nappa preta com pespontos contrastantes em amarelo também realça os painéis centrais das portas, os apoios de braços e a consola central. O interior do modelo é ainda aperfeiçoado com o adornamento adicional em amarelo de vários elementos, como o painel de instrumentos, os tapetes e o volante revestido em microfibra DINAMICA, com secção inferior achatada e uma marca na posição das 12 horas. O visual de elevada qualidade do interior é continuado com o revestimento AMG em fibra de carbono mate / alumínio com acabamento de alto brilho e grão longitudinal. O modelo especial Edition 1 conta ainda com a exclusividade dos bancos AMG Performance com padrão diamante e pespontos contrastantes em amarelo (de série no Modelo S com um correspondente visual exterior).
Os novos SUVs desportivos de média dimensão celebram a sua estreia a nível mundial em Abril de 2017. As vendas serão iniciadas a 16 de Junho de 2017, enquanto o lançamento de mercado está previsto para Setembro de 2017.