quarta-feira, 19 de junho de 2019

Milton Nascimento anuncia participação especial de Carminho nos concertos em Portugal


O brasileiro Milton Nascimento volta-se a apresentar em Portugal ao fim de seis anos. Desta vez, o cantor vai trazer a digressão que celebra um dos maiores discos da música brasileira, o “Clube da Esquina”. Em várias cidades do Brasil, os bilhetes desta turnê esgotaram tão logo as datas dos concertos foram anunciadas. Em Portugal, as apresentações acontecem em Junho: a 26, no Coliseu dos Recreios, em Lisboa, e a 27, no Coliseu Porto Ageas.

“A turnê Clube da Esquina pretende trazer ao público um resgate dos grandes clássicos dos dois álbuns, com maior foco no primeiro disco. Inclusive, músicas que o público nunca escutou ao vivo”, afirma Milton Nascimento. “Eu nunca tinha pensando em fazer algo que juntasse os dois discos do Clube, mas agora me veio um sentimento de que era hora de fazer isso. E essa turnê Clube da Esquina com certeza vai ser um acontecimento muito mágico, mesmo, pra não dizer mais... Quero trazer uma ideia que possa unir as pessoas. E tenho certeza de que este será o meu projeto mais especial em todos estes anos”, revela Milton.

Os concertos de Portugal contarão com a participação especial da fadista Carminho, parceira musical e amiga de Milton Nascimento. “A Carminho é uma das artista que mais amo no mundo, de todos os tempos. Ela é fantástica”, elogia o brasileiro.

Clube da Esquina

Editado em 1972, o álbum duplo, que levou também o nome do cantor Lô Borges na capa, conquista até hoje unanimidade em todo o mundo. Um dos sites de maior influência na cena contemporânea, o Pitchfork, dos Estados Unidos, lançou recentemente um artigo em que ressalta a qualidade musical do disco - que considera um dos mais ambiciosos da história da música brasileira - e lembra o contexto em que ele surgiu, em plena ditadura militar. “A música de Milton Nascimento vai do terreno ao angelical; e pode ser ao mesmo tempo misteriosa e franca, direta; assombrosa e sublime", escreveu o jornalista norte-americano Andy Beat.

Seis anos depois, foi lançado o “Clube da esquina 2”. A digressão que chega a Portugal sob grande expectativa reúne as músicas dos dois trabalhos.
Entre os clássicos previstos para os concertos estão  “Tudo que você podia ser”,  “Cravo e canela”, “Trem azul”, “Maria, Maria” e “Paisagem da janela”, além das canções que dão nome aos discos. Os fãs também vão poder relembrar êxitos de outros álbuns, como “Para Lennon e Mccartney” e “Fé cega, faca amolada”.