O lançamento de uma nova geração do «ponta de lança» da gama 100% eléctrica da Renault é um marco importante na estratégia do Grupo.
Sete anos após o nascimento do modelo que se tornou o citadino eléctrico mais vendido na Europa, o Novo ZOE muda de dimensão em matéria de polivalência, qualidade e tecnologias, mas mantendo-se sempre acessível.
A evolução é visível logo ao primeiro olhar. No exterior, o Novo ZOE afirma ainda mais o seu carácter. No interior é a revolução! Um posto de condução e um painel de bordo totalmente redesenhados para oferecer o máximo conforto.
No plano técnico, o Novo ZOE oferece mais autonomia, com uma bateria de 52 kWh que eleva o seu raio de ação até 390 quilómetros em ciclo WLTP*; mais possibilidades de carregamento, com a introdução do carregamento em corrente contínua (DC); e ainda mais prazer de condução, graças a um novo motor, mais eficiente, com 100 kW de potência.
Por fim, o Novo ZOE dispõe de novos e inovadores equipamentos e dos serviços conectados Renault EASY CONNECT. Desde sistemas de ajuda à condução, até ao ecrã TFT de 10 polegadas, passando pelo sistema multimédia Renault EASY LINK, ou ainda o novo modo de circulação que facilita a condução na cidade, tudo foi pensado para oferecer cada vez mais simplicidade e conforto no dia a dia.
Passaram-se perto de dez anos entre a apresentação inicial do concept-car ZOE Z.E., no final de 2009, e o lançamento do Novo ZOE. Durante este período, a Renault impôs-se como precursora e líder no domínio da mobilidade eléctrica, impulsionada pelo sucesso do seu modelo de referência.
Ecrã multimédia
O ecrã táctil multimédia de 9,3 polegadas, que prolonga a consola central, permite o acesso a todas as funcionalidades ligadas à navegação e ao info entretenimento.
A partir deste ecrã, podem ser controladas as principais regulações do veículo, desde os vários sistemas de ajuda à condução, até à personalização das cores de apresentação das informações no ecrã de 10 polegadas, integrado no painel de instrumentos. O sistema conectado Renault EASY LINK foi enriquecido com funções específicas dos veículos eléctricos, como a informação sobre a disponibilidade dos postos de carregamento, em tempo real. Além disso, permite ligar um smartphone e replicar as suas aplicações, através dos sistemas Apple CarPlay e Android Auto.
Painel de bordo
O painel de bordo, totalmente redesenhado, tem um novo revestimento mais macio e suave.
Ao centro, o friso horizontal que recupera o tecido dos estofos, contribui para criar uma atmosfera acolhedora e confortável. Todo o painel de bordo foi revisto para melhorar significativamente a qualidade dos acabamentos, graças a uma nova disposição dos elementos e a uma criteriosa escolha dos materiais.
Autonomia e carregamento: o ZOE vai cada vez mais longe
O Novo ZOE beneficia de uma bateria Z.E. 50 que eleva a autonomia para 390 quilómetros, no ciclo WLTP*. Ao mesmo tempo, torna-se compatível com a carga rápida em corrente contínua, completando assim o conjunto das possibilidades de carregamento já oferecidas, em casa ou na via pública, em corrente alternada.
Os esforços da Renault para o aperfeiçoamento de baterias cada vez mais eficientes materializaram-se na nova bateria Z.E. 50 com 52 kWh, e que oferece 390 quilómetros de autonomia em WLTP*, um aumento superior a 20%. Este aumento da capacidade energética não exigiu qualquer alteração do tamanho da bateria. Por isso, a habitabilidade e o conforto foram preservadas. A nova bateria Z.E. 50 tem ainda uma outra vantagem: a aptidão para fornecer uma corrente de intensidade mais elevada contribui para o melhor desempenho do novo motor R135.
O Novo ZOE é também o veículo eléctrico acessível mais polivalente em matéria de carregamento. Graças à capacidade para fazer a melhor extracção do posto de carregamento até 22 kW, o ZOE é, desde o início, o veículo eléctrico mais rápido a carregar na rede pública de mobilidade eléctrica.
Uma outra inovação completa esta performance: a bateria do Novo ZOE pode ser carregada em postos que funcionam a corrente contínua (DC) até 50 kW. Este novo carregamento em DC está adaptado aos grandes percursos, nomeadamente quando são utilizados os corredores eléctricos por autoestrada. Desta forma, o Novo ZOE é o único veículo eléctrico acessível do mercado, em termos de preço, a oferecer um carregamento em AC até 22 kW e em DC até 50 kW.