sexta-feira, 30 de dezembro de 2022

Feliz Ano Novo



O "Cultura e Não Só" deseja a todos os amigos, leitores e colaboradores um Feliz Ano Novo com muita saúde, paz, música, cinema e cultura.

Estamos de volta dia 2 de Janeiro.

Wildcat estreia hoje na Prime Video



A Prime Video estreia hoje, 30 de dezembro, Wildcat. O documentário sobre a natureza vai ficar disponível em exclusivo na Prime Video em mais de 240 países e territórios de todo o mundo. 

Regressado da guerra no Afeganistão, um jovem soldado britânico que está a passar por depressão e síndrome pós-traumático encontra uma segunda oportunidade na floresta da Amazónia quando conhece uma cientista americano e adotam um bebé ocelote.



Festival Jardins do Marquês – Oeiras Valley regressa em 2023



Depois do sucesso das primeiras edições, o Festival Jardins do Marquês – Oeiras Valley regressa aos Jardins do Marquês em Oeiras para mais uma série de noites de verão imperdíveis, com propostas cheias de charme e sofisticação, indo ao encontro de um público exigente. E é a pensar no verão que chega a primeira confirmação para a 3ª edição em 2023: 

Maria Bethânia regressa a Portugal para atuar no Festival no dia 1 de julho. Os bilhetes encontram-se já à venda em meoblueticket.pt e nos locais habituais.

Novas confirmações para a 3ª edição do Jardins do Marquês Oeiras Valley brevemente.

Top 10 das profissões na área das Tecnologias de Informação



As mudanças vertiginosas na tecnologia têm trazido imensas mudanças na forma como executamos as tarefas diárias, do trabalho ao lazer, passando pelos cuidados de saúde e transportes. A criação e procura de novas competências, a transformação das competências atuais ao serviço do ambiente virtual terão impacto na nossa forma de pensar os processos e nos hábitos quotidianos. E, claro, no mundo do trabalho, onde se abrem novas oportunidades no setor da tecnologia, com profissões cujo crescimento a longo prazo é incontornável. A Adecco Portugal dá a conhecer o Top 10 das profissões na área das Tecnologias de Informação (TI) onde se prevê um crescimento percentual a dois dígitos até 2030.  Se considera uma carreira profissional na área tecnológica, 2023 é o ano-chave para decidir.

1. VIRTUAL REALITY DEVELOPER
O futuro da tecnologia (e o futuro com que vamos viver, trabalhar e interagir) será cada vez mais virtual. Portanto, não é de surpreender que a necessidade de talento de profissionais capazes de criar mundos digitais credíveis e envolventes que as pessoas não se importarão de experimentar com um headset VR seja enorme.

Profissionais de TI altamente qualificados que possam construir ambientes e objetos 3D (espaços de escritório, museus, arenas de concertos, etc.), desenvolver experiências interativas, e interfaces de design serão muito procurados. Em geral, as perspetivas de emprego para programadores web e designers digitais aumentarão em 22% nos próximos anos - um crescimento superior ao de outras profissões.

2. ENGENHEIRO DE SEGURANÇA
À medida que migramos para um mundo cada vez mais digital, a segurança será de extrema preocupação para manter os dados seguros. Um engenheiro de segurança desenvolve sistemas que mantêm as redes informáticas a salvo de intrusos e ameaças. O trabalho requer um alto nível de competências sofisticadas em programação, sistemas operativos e matemática, bem como comunicação, resolução de problemas e capacidades de resposta rápida.

O Bureau of Labor Statistics (BLS) projeta um crescimento de 33% entre 2020-2030 para os analistas de segurança da informação, que desempenham tarefas semelhantes, mas não idênticas às dos engenheiros de segurança.

3. UX DESIGNER
Por vezes confundido com o design da interface do utilizador (IU), o design da experiência do utilizador (UX) implica uma compreensão mais holística e complexa de como os utilizadores interagem com produtos ou serviços e os vários pontos de contacto em que esta interação ocorre. Ter fortes capacidades criativas, técnicas e de resolução de problemas é fundamental, bem como a capacidade de tirar conclusões da investigação dos utilizadores e da análise do fluxo de trabalho.

Os designers Savvy UX podem ter um grande impacto nas receitas e na realização dos objetivos empresariais, fazendo desta uma profissão que o mundo empresarial compreende e está disposto a investir cada vez mais e que tem tido um crescimento contínuo.

4. CHIEF DIGITAL OFFICER (CDO)
Este papel relativamente novo de liderança de nível C desempenhará um papel fundamental na criação e incremento de valor de empresas e organizações a utilizar informação digital e novas tecnologias, incluindo inteligência artificial, realidade virtual, IoT, e a nuvem. O papel será também crucial para que as empresas tradicionais encarregadas de integrar as tecnologias e processos no seu atual fluxo de trabalho, produtos, papéis dos membros da equipa, e cultura empresarial em geral, permaneçam competitivas.

Embora um CDO não tenha necessariamente de possuir um conhecimento profundo da tecnologia, as competências tecnológicas são uma necessidade e é crucial compreender como gerar valor utilizando as tecnologias digitais, bem como conhecimentos comerciais e de marketing. E embora a transformação digital nas empresas se torne menos necessária com o tempo, à medida que as empresas completam esta mudança, por agora a gestão das transformações digitais é uma grande parte do trabalho, e implica fortes capacidades de influência, colaboração e comunicação.

5. CIENTISTAS DE DADOS
Um cientista de dados tira conclusões a partir de dados utilizando ferramentas e técnicas analíticas. São geralmente empregues por empresas para gerir e analisar grandes quantidades de dados não estruturados, para chegar a percepções significativas. As perspetivas de carreira dos cientistas de dados são bastante fortes, de acordo com as previsões do BLS.

Com uma projeção de crescimento de 36% entre 2021 e 2031, a ciência dos dados tem um forte futuro e é uma carreira tecnológica de topo, agora e no futuro. Os cientistas de dados têm normalmente uma formação em matemática, estatística ou informática, e algumas organizações procuram candidatos que tenham um doutoramento numa destas áreas.

6. ARTIFICIAL INTELLIGENCE DEVELOPER
O papel do criador de Inteligência Artificial (IA) é provavelmente bastante óbvio: conceber, desenvolver, implementar e monitorizar sistemas de IA. Os criadores de IA constroem tipicamente os seus sistemas utilizando linguagens de programação tais como Java e Python, e outras ferramentas, incluindo ferramentas de análise e perfilação, bibliotecas de aprendizagem profunda, e plataformas de nuvem.

As empresas utilizam os dados resultantes destes sistemas para melhor compreender os comportamentos e necessidades dos clientes, de modo a aumentar as receitas. Dado o rápido crescimento e as suas futuras aplicações previstas em todos os setores e empresas, os criadores de IA terão uma grande procura. O mercado de software de IA cresceu 54 por cento em 2022 e está projetado para crescer 40% em 2023.

7. ESPECIALISTA EM CIBERSEGURANÇA
Tal como os engenheiros de segurança, os especialistas em cibersegurança trabalham para garantir que as redes estão protegidas contra ameaças externas (como por exemplo por um hacker), incluindo a resolução de problemas, manutenção e actualização dos sistemas de segurança. Também monitorizam as redes e fornecem soluções de segurança.

É necessário o conhecimento de vários sistemas operacionais e informáticos, dispositivos móveis, e redes de nuvem e sem fios, bem como o conhecimento de técnicas de hacking. O BLS prevê um crescimento de 35% no campo entre 2021 e 2031.

8. VIDEO GAME DESIGNER
Os criadores de jogos de vídeo desenvolvem jogos, o que inclui a criação de personagens, enredos e cenários. Embora os jogos de vídeo não sejam certamente novos, com o mundo cada vez mais virtual, prevê-se que os jogos cresçam exponencialmente: os investigadores de mercado projetam um crescimento para a indústria global de jogos de vídeo na ordem dos 73,8% de 2020 a 2027.

9. CLOUD ENGINEER
Um engenheiro de nuvens é responsável por diversas atividades e processos relacionados com nuvens, incluindo o desenvolvimento e implementação de políticas para a utilização de serviços de nuvens, gestão de pedidos de novas tecnologias, estabelecimento de um ambiente de nuvens seguro, e monitorização da disponibilidade de serviços.

As competências necessárias incluem o conhecimento do sistema operativo Linux, competências gerais de programação, DevOps (um quadro para a engenharia de nuvens), e uma compreensão das redes virtuais e das funções gerais de gestão de redes. Os profissionais de TI com conhecimentos especializados sobre nuvens terão uma procura muito alta, uma vez que a dependência do acesso remoto continua a aumentar a nível global.

10. PROFISSÕES NO METAVERSO
O metaverso promete um mundo virtual que imita o real, um lugar onde podemos trabalhar, aprender, socializar, basicamente qualquer coisa que possamos fazer nas nossas vidas reais, utilizando apenas a IA e a tecnologia da realidade virtual para nos envolvermos nestas tarefas.

Assim, muitas competências que as pessoas usam nos seus trabalhos atualmente serão transpostas para serem executadas no metaverso, incluindo planeamento de eventos virtuais, design de vestuário avatar, médicos metahumanos e cientistas de investigação do metaverso. Com um potencial de crescimento até 5 triliões de dólares até 2030, transformar o conhecimento actual de carreira numa meta-profissão é uma opção atrativa e que deve ser ponderada.

MEO Sudoeste de regresso em 2023 para a sua 25ª edição



O MEO Sudoeste está de regresso em 2023 para a sua 25ª edição! De 9 a 12 de agosto, com abertura do campismo agendada para dia 5, esta será uma semana para celebrar 25 edições plenas de história e de estórias que marcam a juventude de gerações desde a primeira edição em 1997: amigos, praia, campismo, um ambiente que não se esquece ao som da banda sonora  perfeita com melhor música de cada momento. 

A 25ª edição só poderá ser mesmo memorável e, a comemorar uma data tão especial, os artistas escolhidos parecem materializar a história e o espírito do Festival: David Guetta, o DJ e produtor que trouxe a música eletrónica para o mainstream e que já foi chamado DJ residente do MEO Sudoeste, Niall Horan, cantor e compositor cuja carreira nasceu enquanto membro da boysband mais bem sucedida de todos os tempos, e Ivandro, que tão bem exemplifica a aposta e o papel do MEO Sudoeste na promoção da música portuguesa, são os primeiros nomes confirmados.

Novas confirmações para o cartaz da 25ª edição serão anunciadas brevemente. Até lá, os bilhetes já estão à venda em meoblueticket.pt e nos locais habituais, com preços especiais até 31 de dezembro.

Super Bock Super Rock de regresso ao Meco



O Super Bock Super Rock está finalmente de regresso a casa em 2023. Nos dias 13, 14 e 15 de julho a paisagem do Meco, cenário para tantos momentos de partilha na história do Festival, volta a contar com a banda sonora da música mais autêntica do momento. Depois das confirmações de The 1975, L’Impératrice e Black Country, New Road, há mais três nomes confirmados, responsáveis por alguma da melhor música dos últimos vintes anos: Franz Ferdinand, um dos maiores fenómenos indie do início do século, o DJ Set de James Murphy, um dos músicos mais influentes dos últimos 20 anos, e Sampa The Great, cantora, rapper e compositora zambiana.



Franz Ferdinand

Os Franz Ferdinand são um dos maiores fenómenos indies do início do século, com uma relevância que perdura até hoje. O nome da banda foi inspirado no arquiduque austro-húngaro cujo assassinato desencadeou a I Guerra Mundial. E nessa escolha de nome estava uma espécie de declaração de intenções: a ideia desde o início era provocar um abalo (neste caso, positivo) no cenário musical, graças à sua energia contagiante e às suas guitarras apontadas às pistas de dança. Desde os primeiros acordes que o grupo liderado por Alex Kapranos começou a dar nas vistas e, em maio de 2003, assinou com a editora Domino, editando logo depois o primeiro single de sucesso: "Darts Of Pleasure". O segundo single, "Take Me Out", explodiu no cenário internacional, antecipando a óptima recepção global do primeiro disco. Esse registo homónimo, editado em 2004, revelou o som dos Franz Ferdinand para todo o mundo, ganhando o estatuto de clássico instantâneo e ficando para a história como um dos grandes discos de rock independente editados neste século. A banda nunca mais parou de se desafiar artisticamente, como provam os discos seguintes: "You Could Have It So Much Better" (2005), "Tonight: Franz Ferdinand" (2009), "Right Thoughts, Right Words, Right Action" (2013) e "Always Ascending" (2018). Ao longo destes registos a banda trabalhou com alguns dos produtores mais inovadores, casos de Dan Carey, Joe Goddard e Alexis Taylor (Hot Chip), Todd Terje e Philippe Zdar. O trabalho com diferentes estilos de produção também permitiu aos Franz Ferdinand mostrarem aos fãs uma face diferente a cada edição. Em 2022 a banda decidiu celebrar uma carreira notável com a edição de "Hits To The Head", uma coleção de hits que lembram a razão pela qual os Franz Ferdinand são tão fortes ao vivo: uma banda que tem canções como a já mencionada "Take Me Out", "No You Girls" ou "Love Illumination" só pode arrasar por onde quer que passe. E passam por Portugal no próximo verão, dia 13 de julho, no Palco Super Bock.


James Murphy

Se houvesse um prémio para distinguir o homem mais cool do mundo da música independente, esse prémio bem que poderia ser entregue a James Murphy. O seu bom gosto ficará para sempre ligado a uma das bandas mais relevantes dos últimos 20 anos, os LCD Soundsystem, e também à editora DFA Records, um selo que aposta na música que nasce do encontro entre a eletrónica e o indie rock. James Murphy nasceu em Princeton Junction, New Jersey, em fevereiro de 1970. Desde cedo absorveu uma vasta gama de influências que concorreram para a formação do seu gosto e da sua personalidade artística. O interesse pela música levou-o também a estudar som, tornando-se mesmo engenheiro de som e colaborando com vários projetos nesse papel. Mas o génio criativo de James Murphy acabaria por conquistar o mundo. E essa popularidade começou com "Losing My Edge", o primeiro single de LCD Soundsystem. A partir daí o mundo da música eletrónica (e não só) nunca mais tirou os olhos dos LCD Soundsystem e do trabalho de James Murphy. Discos como "LCD Soundsystem" (2005), "Sound of Silver" (2007), "This Is Happening" (2010) e "American Dream" (2017) são clássicos deste século e completam uma discografia sem pontos baixos. Em 2022 a banda regressou com uma nova música, "new body rhumba", ao mesmo tempo que James Murphy se desdobra numa série de outros projetos paralelos. A música de James Murphy é também uma música ligada à memória, feita por um melómano para um público melómano e, também por isso, as expectativas só podem mesmo ser as melhores para este DJ Set preparado para a 27ª edição do Super Bock Super Rock. O líder dos LCD SoundSystem e responsável pela DFA Records atua dia 13 de julho, no Palco Super Bock.


Sampa The Great 

Sampa The Great é um belo exemplo do que é fazer boa música de intervenção, adaptada ao século XXI, reflexo de um mundo globalizado, refletindo várias lutas, mas também várias pronúncias e sensibilidades. Sampa Tembo nasceu na Zâmbia, foi criada no Botswana e desde cedo se apaixonou pelo hip-hop, graças a hits como "Changes" do rapper 2Pac. Essa primeira paixão ficou e foi ganhando profundidade com o passar dos anos. Mais tarde, já no início da idade adulta, Sampa mudou-se para a Austrália e foi aí que começou a dar nas vistas junto da cena hip-hop de Sydney. "The Great Mixtape" foi o primeiro registo, editado em 2015, e desde logo gerou um burburinho à volta de um talento que só poderia crescer ainda mais. E foi isso que aconteceu, ganhando ouvintes um pouco por todo o mundo e tendo a oportunidade de partilhar o palco com nomes como Kendrick Lamar, Hiatus Kaiyote, Ibeyi ou Little Simz. Depois de ter editado a sua segunda mixtape, "Birds and the BEE9", o ano de 2019 trouxe o seu primeiro disco, "The Return", uma colecção de canções focada em questões identitárias e consciente das suas heranças musicais. Sampa é uma artista que não pára de se desafiar, também empenhada na palavra escrita e nas artes visuais. E em 2022, com o seu novo disco, volta a testar os seus próprios limites. "As Above, So Below" tem colaborações de nomes como Denzel Curry, Kojey Radical, Joey Bada$$ ou Angélique Kidjo. A música das suas origens, a tradição hip-hop, as divagações poéticas, mais energéticas ou delicadas, a canção que se faz arma, os ecos de jazz e de soul: tudo isso faz com que o nome de Sampa seja obrigatório para quem gosta de música autêntica. Sampa The Great atua dia 14 de julho, no Palco 2 do Super Bock Super Rock.

quinta-feira, 29 de dezembro de 2022

“Luís de Matos – Impossível ao Vivo” anuncia datas extras após esgotar salas de espetáculo



“Luís de Matos – Impossível ao Vivo” regressou este mês às grandes salas e esgotou os espetáculos em Coimbra, onde durante quatro dias recebeu mais de 5.000 espectadores, e em Lisboa. A nova versão de ‘Impossível ao vivo’ vai continuar em digressão, tendo agendadas 21 sessões de pura magia entre Lisboa, Faro e Porto.

Acompanhado por Joana Almeida, bailarina e assistente, e pelos Momentum Crew, campeões mundiais de break-dance, Luís de Matos tem ao seu lado quatro dos maiores mágicos mundiais na atualidade, com o melhor de cada um a enriquecer uma experiência que já está a conquistar os portugueses.

Bilhetes à venda em ticketline.pt e nos locais habituais.

Lisboa | Teatro Tivoli BBVA
30 de Dezembro 2022 | 11h & 17h & 21h
1 de Janeiro 2023 | 18h

Faro | Teatro das Figuras
4 de Janeiro 2023 | 21h30
5 de Janeiro 2023 | 21h30
6 de Janeiro 2023 | 21h30
7 de Janeiro 2023 | 21h30
8 de Janeiro 2023 | 17h

Porto | Coliseu Porto AGEAS
13 de Janeiro 2023 | 21h
14 de Janeiro 2023 | 16h30 & 21h
15 de Janeiro 2023 | 16h30

Projeto “Mobilidade Urbana Sustentável” da Renault Portugal decisivo para Castelo Novo



Há oito meses, a Renault Portugal e a Aldeias Históricas de Portugal – Associação de Desenvolvimento Turístico implementaram um projeto piloto na Aldeia Histórica de Castelo Novo, que consiste em proporcionar à população, aos visitantes e aos profissionais da Aldeia Histórica de Castelo Novo uma frota de veículos elétricos Renault, sem qualquer custo associado. Ou seja, uma iniciativa que permitiu tornar mais sustentáveis, fáceis e económicas as viagens pelo território e que, em escassos meses, reivindica números que justificam a aposta. Com efeito, a frota de elétricos da Renault já percorreu mais de 40 mil quilómetros, por mais de 600 condutores, entre turistas, residentes e profissionais. Mais de 80 por cento foram portugueses, e os restantes foram originários dos Países Baixos, França, Espanha, Brasil, Japão, Alemanha e Canadá

Para os interessados, a reserva de um dos veículos elétricos é muito simples: a partir do link https://aldeiashistoricasdeportugal.com/?serv=rentacar, só têm de ser selecionadas as datas de recolha e devolução, bem como confirmar a eventual necessidade de transfer (caso não tenha viatura própria ou preferir deixar o carro em casa, desfrutando assim de uma experiência 100% sustentável e económica). A partir do mesmo link, além da reserva do modelo elétrico preferido, pode desde logo ser planeada a viagem pelas Aldeias Históricas de Portugal, a escolha do alojamento, dos restaurantes e ainda várias atividades, como passeios pela natureza ou visitas guiadas.

Em articulação com o Município do Fundão, estão disponíveis ainda serviços de transfer (também gratuito) a partir das estações ferroviárias de Castelo Novo, Alpedrinha ou Fundão. 
Um inovador projeto que ajudou a integrar a Aldeia Histórica de Castelo Novo no restrito lote das “Melhores Aldeias Turísticas” do Mundo, segundo a Organização Mundial de Turismo.



A história da mobilidade em Portugal é sinónimo de Renault. Mais de um milhão e meio de automóveis vendidos em 41 anos de presença direta no país, 36 dos quais como líder de mercado. Uma história de sucesso também a nível industrial, já que entre as fábricas de componentes mecânicos do Grupo Renault e da Aliança Renault-Nissan em todo o mundo, a Renault Cacia é sistematicamente considerada a melhor na produção de caixas de velocidades. Com a maior rede de concessionários do país, a Renault é responsável por cerca de 3.000 postos de trabalho diretos e indiretos. Mas, em Portugal, o compromisso da Renault estende-se à área da sustentabilidade, de que são exemplo os pioneiros e ambiciosos projetos Porto Santo Smart Fossil Free Island e Mobilidade Urbana Sustentável nas Aldeias Históricas de Portugal.



As Aldeias Históricas de Portugal
Entre montes e vales da verdejante paisagem do interior de Portugal, repletas de lendas e castelos, sabores e tradições, encontram-se 12 singelas aldeias onde apetece perdermo-nos. Almeida, Belmonte, Castelo Mendo, Castelo Novo, Castelo Rodrigo, Idanha-a-Velha, Linhares da Beira, Marialva, Monsanto, Piódão, Sortelha e Trancoso: as Aldeias Históricas de Portugal, um destino que são 12, surgem como paraísos escondidos que nos levam numa viagem ao tempo de reis e rainhas, de épicas e infinitas batalhas que escreveram a História como a conhecemos hoje. São, ainda, a garantia de momentos inesquecíveis de lazer, aventura e descoberta, temperados com os inigualáveis aromas e sabores da região, que compõem a sua típica gastronomia. 

No território das Aldeias Históricas de Portugal há um sem fim de trilhos para caminhadas e percursos de bicicleta e BTT – como a Grande Rota 22, a maior rota de Walking & Cycling na Europa e em Portugal, com cerca de 600 km. A Grande Rota 22 tem o selo Leading Quality Trails – Best of Europe, entregue pela European Ramblers Association (Associação Europeia de Caminhada).

As Aldeias Históricas de Portugal são o primeiro destino em rede – à escala mundial – e o primeiro destino nacional a receber a certificação BIOSPHERE DESTINATION. E, em 2020, foi o primeiro destino a nível nacional a criar o “Manifesto do Turista Responsável”, lembrando aos seus visitantes a importância do respeito pela natureza.

"Guerra", "inflação" e "urgências" destacam-se na votação para PALAVRA DO ANO 2022



Mais de 25 mil pessoas já votaram na iniciativa promovida pela Porto Editora. As dez palavras finalistas estão em votação no site www.palavradoano.pt e, até ao momento, as que reúnem mais votos são “guerra”, “inflação” e “urgências” (palavras ordenadas por ordem alfabética e não por número de votos).

Até 31 de dezembro, tudo está em aberto e há mais sete vocábulos na corrida para PALAVRA DO ANO ® 2022: “abusos”, “ciberataque”, “energia”, “juros, “nuclear”, “rainha” e “seca”. O resultado da votação será conhecido no início de janeiro.

A lista das dez candidatas permite traçar um retrato dos acontecimentos que marcaram a vida coletiva do país e é o resultado de mais de 7 mil sugestões de palavras recebidas no site da iniciativa, ao longo do ano, das pesquisas dos utilizadores feitas no Dicionário da Língua Portuguesa em www.infopedia.pt e do trabalho permanente de observação e acompanhamento da realidade da língua portuguesa, levado a cabo pela Porto Editora.

Em 2021, “vacina” foi eleita PALAVRA DO ANO ® em Portugal, tendo sido antecedida por “saudade” (2020), “violência doméstica (2019), “enfermeiro” (2018), “incêndios” (2017), “geringonça” (2016), “refugiado” (2015), “corrupção” (2014), “bombeiro” (2013), “entroikado” (2012), “austeridade” (2011), “vuvuzela” (2010), “esmiuçar” (2009).

PALAVRA DO ANO ® EM ANGOLA E MOÇAMBIQUE

Em Angola, “alternância”, “cuiar” e “kumbu” (uma vez mais, por ordem alfabética) lideram a votação em www.palavradoano.co.ao, mas, até ao último segundo de 2022, todos podem escolher a sua favorita entre a lista de candidatas que inclui ainda “cesta básica”, “covid”, “eleições”, “escalada”, “fraude”, “mwangolé” e “oposição”.

Tal como acontece em Portugal, o anúncio da palavra eleita pelos angolanos ocorrerá nos primeiros dias de janeiro, altura em que serão também anunciadas as dez candidatas à votação da PALAVRA DO ANO® em Moçambique.

Fábio Porchat de regresso a Portugal



Fábio Porchat, um dos humoristas mais conceituados e queridos em Portugal e no Brasil, volta a apresentar em Portugal o seu solo de Stand-Up Comedy, inserido na sua primeira tour internacional, que vai passar por vários países da Europa.

Com uma tour que passa pela Suíça, França, Espanha e Irlanda, é já nos dias 13 de Fevereiro no Coliseu do Porto e 15 de Fevereiro no Coliseu de Lisboa que Fábio Porchat está de novo em Portugal com o seu solo de Stand-Up Comedy.

Após o sucesso da estreia deste espectáculo em Portugal em Fevereiro deste ano com mais de 20.000 espectadores, Fábio Porchat traz-nos histórias inusitadas, comédia de observação e humor acutilante, tudo ingredientes presentes neste espectáculo. Serão contadas em palco várias situações vividas por Porchat nas suas inúmeras viagens pelo mundo: uma massagem na Índia, um encontro com gorilas, safaris em África, dor de barriga no Nepal, entre tantas outras. Ao longo da sua carreira e viagens, Fábio acumulou várias experiências que traz agora para palco neste Stand Up.

Fábio Porchat é ainda criador e apresentador do aclamado programa Que história é essa, Porchat?, um programa com emissão no GNT em que explora as boas histórias que as pessoas têm para contar, convidando famosos e anónimos a partilhar experiências, sejam elas inesquecíveis, engraçadas ou até assustadoras). Concilia esse programa com Papo de Segunda, um programa com emissão também no GNT que reúne Fábio Porchat, Emicida, Chico Bosco e João Vicente de Castro com o objetivo de debaterem os assuntos da atualidade. 

Com produção da H2N, este é um espetáculo para maiores de 16 anos com a duração de 60 minutos. Bilhetes já disponíveis.

"O Diário de Anne Frank" regressa em 2023 ao Teatro Maria Matos



Depois de uma temporada de 4 meses no Teatro da Trindade INATEL e com mais de 30 mil espectadores, o espetáculo “O Diário de Anne Frank” regressa em 2023 ao Teatro Maria Matos, de 26 de julho a 8 de outubro de 2023.

Desde novembro, que todas as sessões estão esgotadas até ao final da carreira, numa clara demonstração da pertinência de trazer a cena esta história intemporal, nos dias de hoje. Com esta reposição, o público que não conseguiu garantir o seu lugar, terá agora uma nova oportunidade de assistir a este espetáculo.

Esta versão, de Frances Goodrich e Albert Hackett, conta com a encenação de Marco Medeiros e com a interpretação de Beatriz Frazão, Anabela Moreira, Carla Chambel, Catarina Couto Sousa, Diogo Mesquita, João Bettencourt, João Reis, Paulo Pinto, Rita Tristão da Silva e Romeu Vala. Uma produção Teatro da Trindade INATEL.

Neste diário, a jovem Anne descreve-nos o período em que sobreviveu à perseguição Nazi, que, entre 1941 e 1945, matou mais de 6 milhões de Judeus, e deixa-nos um testemunho pleno de resiliência e esperança que continua a inspirar gerações até aos dias de hoje. 

“O Diário de Anne Frank” estará em cena de quarta a sábado às 21h e ao domingo às 17h e os bilhetes já estão à venda na Ticketline.

Estreias de cinema de 29 de Dezembro de 2022


Esta semana dentre as várias estreias de cinema nas salas nacionais o "Cultura e não Só" destaca as seguintes:




Adeus, Felicidade

Quatro irmãos prometem, quando do funeral do pai, pôr de lado as suas diferenças para lhe prestar uma última homenagem. Os quatro irmãos, que não podiam ser mais diferentes, rumam então, com um com a sua família, para a casa de verão da família, nas Ilhas da Madalena, para um último adeus e espalhar as cinzas do pai. Quando Nicolas, o irmão mais novo, perde a urna que contém as cinzas do pai, começam os conflitos.




Shotgun Wedding - Casamento Explosivo

O extravagante local escolhido para um casamento é tomado por criminosos. Enquanto tentam salvar as suas famílias, os noivos, que começavam a duvidar do seu amor, redescobrem os motivos porque se apaixonaram.




Um Pedaço de Céu

Numa aldeia remota dos Alpes Suíços, Anna apaixona-se pelo forasteiro Marco. A sua felicidade não dura muito. Após o casamento, Marco é diagnosticado com um tumor no cérebro, o que o leva a demonstrar atitudes muito diferentes daquelas que Anna conhecia. Anna luta para preservar um amor que acredita poder superar até mesmo a morte.

quarta-feira, 28 de dezembro de 2022

Duplo réveillon no Casino Estoril



O Casino Estoril aposta num duplo programa de Réveillon para celebrar a chegada de 2023. Matias Damásio é o protagonista no Salão Preto e Prata, enquanto os Polo Norte e Wanda Stuart são as figuras de cartaz no Lounge D. O ambiente festivo de Passagem de Ano prolonga-se, assim, até de madrugada, nos dois espaços do Casino Estoril.

Salão Preto e Prata - Concerto de Matias Damásio
Matias Damásio dá as boas-vindas ao Ano Novo com um concerto especial no Salão Preto e Prata. Músico e compositor angolano popularmente conhecido pelo seu estilo romântico, Matias Damásio comemora os primeiros minutos de 2023 com os melhores temas que marcaram diferentes épocas do seu percurso artístico.

Com uma carreira ímpar, Matias Damásio tem seis álbuns editados. Em 2005, "Vitória" foi o primeiro disco, tendo sido distinguido com vários prémios em Angola como o de melhor Voz Masculina e melhor Música. Gravou, em 2008, o segundo CD "Amor e Festa na Lixeira", conquistando um Disco de Ouro. Lançou, em 2012, o terceiro álbum “Por Angola”, arrecadando diversos prémios. Seguiu-se “Por Amor”, em 2015, o quarto álbum de originais alusivos aos 10 anos de carreira. Em 2018, foi a vez de "Augusta" que se tornou logo nº1 do Top de vendas em Portugal. Já em 2020 lançou o novo EP “Viver, Amar & Dançar”, no qual se destacaram logo os temas “Luz” e “Minha Pessoa”. 

O programa de animação inicia-se, logo às 21h00, com a Orquestra dirigida pelo Maestro Nuno Feist. Com um registo versátil, a Companhia Feist (que integra Henrique Feist, Mariana Pacheco, Diogo Leite e Valter Mira) protagoniza, ainda em 2022, um espectáculo pleno de animação. Trata-se de uma actuação especial que culmina, precisamente, com a celebração da meia-noite. Já em 2023, a Companhia Feist conclui este espectáculo concebido, exclusivamente, para a Passagem de Ano. Após o concerto de Matias Damásio, O DJ M80 (Francisco Gil) convida o público a acompanhar um set revivalista com projecções de vídeo, prolongando a animação pela noite dentro.

Réveillon no Salão Preta e Prata
20h30 - Welcome Drink no hall do Salão Preto e Prata
21h00 - Jantar e animação musical com a Orquestra dirigida pelo Maestro Nuno Feist
23h30 - Espectáculo e celebração da meia-noite com a Companhia Feist
00h30 - Concerto de Matias Damásio
02h00 - Animação com DJ M80 (Francisco Gil) acompanhado de projecção de vídeo

O programa inicia-se, às 20h30, com o Welcome Drink, seguindo-se, a partir das 21 horas, o Jantar no Salão Preto e Prata. À meia-noite, a chegada de 2023 será comemorada com champanhe e “Passas de Bom Ano”. Pelas duas horas, será servida a ceia e, às 03h30, será a vez de chocolate quente e churros.

O traje recomendado para esta noite é o smoking. O preço é de 350 € por pessoa.



Lounge D - Concerto dos Polo Norte e espectáculo de Wanda Stuart
Com uma proposta diferente, o Casino Estoril convida os seus visitantes a celebrar a chegada de 2023, com um concerto dos Polo Norte, um espectáculo especial de Wanda Stuart e os melhores sets do DJ Nuno Costa. A entrada é livre.

Polo Norte
Em noite de Passagem de Ano, os Polo Norte asseguram a melhor música portuguesa no Lounge D. Miguel Gameiro e a sua banda prometem revisitar "Aprender a Ser Feliz", "Grito" ou "Dá-me um Abraço", entre outras composições que marcaram uma época da música nacional. 

Em 2023, Miguel Gameiro junta-se aos Polo Norte de forma definitiva para percorrerem o País de Norte a Sul e brindar os fãs com 27 anos de êxitos. O Casino Estoril marcará esse reencontro, com um grande concerto de fim de ano.


Wanda Stuart 
Com a sua voz inconfundível, Wanda Stuart será acompanhada pela sua banda no Lounge D. A artista refere, numa antevisão da sua actuação: “o público poderá recordar canções intemporais em estilo Smooth que, com certeza, o transportará para um ambiente requintado e cheio de glamour. A passagem do Ano será feita ao som de temas bem animados, convidando toda a gente a cantar e a dançar ao ritmo de músicas bem conhecidas de todos nós”, sublinha a artista.

Será, sem dúvida, uma noite muito divertida e que irá dar o mote para um Ano de 2023 cheio de alegrias e felicidades, como nós merecemos. Vamos começar o Ano com o pé direito, com a melhor das companhias no maior e melhor Casino da Europa!", sublinha Wanda Stuart.

DJ Nuno Costa
Por sua vez, o DJ Nuno Costa apresenta-se no Lounge D para seleccionar os seus melhores sets que “viajam pelo tempo”, passando clássicos misturados com os mais recentes sons da Dance Music. 

O programa no Lounge D começa, logo às 21 horas, com o DJ Nuno Costa, seguindo-se Wanda Stuart pelas 21h45. A artista e a sua banda apresentam um espectáculo especial que culmina com a celebração da meia-noite. Após o aguardado concerto dos Polo Norte, o DJ Nuno Costa regressa para assegurar a festa pela noite dentro.

Programa de Réveillon no Lounge D
- 21h00 - DJ Nuno Costa
- 21h45 - Wanda Stuart
- 22h40 - DJ Nuno Costa
- 23h30 - Wanda Stuart
- 00h30 - Concerto dos Polo Norte
- 02h00 - DJ Nuno Costa

Agir celebra o réveillon no Casino Lisboa



Agir é o grande protagonista do réveillon do Casino Lisboa. Meia hora depois da chegada de 2023, o músico sobe ao palco central do Arena Lounge para dar as boas-vindas ao Ano Novo e interpretar as melhores composições da sua carreira. A entrada é livre.

Com um genuíno ambiente festivo, a banda Trio Naranjus inicia, às 22h00, o programa de réveillon do Casino Lisboa. Em versão de stand-up comedy, David Cristina apresenta-se às 23h30, para contagiar o público de bom humor e celebrar a meia-noite em palco, prometendo uma actuação inesquecível com várias surpresas reservadas para assinalar, da melhor forma, o Ano Novo. Logo nos primeiros minutos de 2023, a animação será assegurada pelo DJ Rui Remix. Após o concerto de Agir, será a vez de Rui Remix regressar à Juke Box para seleccionar, a partir das 02h00, os ritmos ideais que prolongam a animação até de madrugada.

Concerto de Agir no Arena Lounge
Em plena noite de Réveillon, Agir apresenta-se no Arena Lounge para interpretar temas bem conhecidos do público. Agir é um dos mais reputados artistas da sua geração, sendo presença constante nas playlists das rádios com as suas canções a solo e diversas colaborações com alguns dos maiores nomes da música nacional.

A nova obra de Agir nasce de um conceito, diferente de todos os anteriores, em que a música e a melodia eram a base da composição: agora é da palavra que medra a música. Também a sonoridade difere de tudo o que este músico, cantor, compositor e produtor já fez: habituámo-nos ao ritmo das suas canções e agora somos convidados à reflexão, à escuta atenta dos detalhes próprios da acústica de instrumentos como o contrabaixo, a guitarra, a bateria, por vezes o piano e até um acordeão. 

Há cordas e sopros, arranjos delicados e uma abordagem espartana da captação e edição: quase todas as músicas resultam da gravação de um único take, sem disfarces, nem truques, com a assunção das pequenas falhas, que são verdadeiras e humanas. A contenção sente-se também no vídeo de “Mesa Para Dois”: gravado em película resulta num trabalho mais orgânico, cru, que respeita o espírito do disco.

Espectáculo de stand-up comedy com David Cristina
Em versão de stand-up comedy, David Cristina sobe ao palco central do Arena Lounge, pelas 23h30, para se despedir de 2022 com muito bom humor. Com a sua natural irreverência, o mediático humorista proporciona o ambiente ideal para a tradicional contagem das 12 badaladas e a celebração da chegada do Ano Novo.

David Cristina já fez montes de coisas que não importam nada para aqui. Doutorou-se em Genética na Universidade da Califórnia, em São Francisco, o que não aquece nem arrefece. Foi assessor do Governo de Portugal, que também não tem nada que ver. 

Criou uma empresa de biotecnologia para desenvolver curas para doenças graves, que é o que é. E, agora, trabalha como investidor para uma grande multinacional, o que também não acrescenta grande coisa. Além disto, é um comediante com mais de dez anos de palco pelo país fora, incluindo no “Levanta-te e Ri”. É residente no Lisboa Comedy Club, cofundador dos podcasts “Conta-me Tudo”, “Separados de Fresco”, “Pijaminha de Cenas”, “Comedy Therapy” e agora “Deslarga-me”. Foi o primeiro humorista a marcar presença nas manhãs da Rádio Observador. 

Animação musical com a banda Trio Naranjus
A banda Trio Naranjus abre, às 22h00, o programa de réveillon, convidando o público a reviver vários clássicos que marcaram diferentes épocas. Constituído por multi-instrumentistas, este trio "todo-o-terreno" aposta na diversidade musical, recuperando composições de nomes consagrados do meio artístico internacional. Com Tiago Barbosa (voz, teclado e shaker ocasional), Pedro Soares (voz, guitarra, baixo e pandeireta de pé (embora sentado) e Fábio André Rodrigues (voz e guitarra). 

Actuação do DJ Rui Remix
Na cabine da Juke Box, Rui Remix assegura, pouco depois da meia-noite melhores sonoridades para dar as boas-vindas a 2023. Após a actuação de Agir, o icónico DJ Rui Remix regressa ao Arena Lounge para conduzir a animação pela madrugada dentro.

DJ Rui Remix dispensa apresentações...figura incontornável da noite portuguesa com uma carreira solida de 38 anos ao serviço do djing, animação e também da divulgação musical. DJ Rui Remix ao qual muitos carinhosamente tratam por mestre é um DJ com uma cultura e conhecimento musical muito vasto, e continua a ser uma referência para muitos jovens e até alguns dos novos valores do panorama nacional. 

Com a sua música há sempre a garantia de festa. Pista ao rubro e sempre aquele toque old School onde se pode ouvir sempre algo de novo, mas também clássicos que inspiraram as novas tendências e perceber que é possível na mesma pista conciliar os mais diversos estilos musicais para grande satisfação do party people que não fica indiferente às suas “viagens” musicais.

Programa de Réveillon do Casino Lisboa
- 22h00/23h30: Animação musical com a banda Trio Naranjus
- 23h30/00h05: Momento da Meia Noite com David Cristina
- 00h05/00h30: Actuação do DJ Rui Remix
- 00h30/02h00: Concerto de Agir
- 02h00/04h00: Actuação do DJ Rui Remix

A dupla de restauradores regressa ao Discovery Channel



Para terminar o ano em grande, chega ao Discovery Channel, hoje, a 11.ª temporada do programa “Restauradores ao Resgate”.

Nesta temporada, Robert Kulp e Mike Whiteside estão de volta para encontrar as melhores peças de antiguidade da América, dedicando a sua atenção a todos os tesouros, que se encontram escondidos em edifícios antigos, ao longo da costa leste do país. Cabanas, mansões quarteis de bombeiros, plantações de tabaco e igrejas são alguns dos lugares que vão visitar... à procura de um bom tesouro para resgatar.

A dupla tem como objetivo salvar tudo aquilo que venha a encontrar, desde peças esquecidas a destruídas, restaurando-as e vendendo-as, posteriormente, a antiquários ou a designers de interiores. O objetivo mantém-se: fazer sempre o melhor negócio possível.

“Restauradores ao Resgate” estreia a 28 de dezembro, no Discovery Channel às 21h00.

Casino Espinho inicia o ano com muita música e sabores do mundo



O ano não podia começar de melhor forma no Casino Espinho. Em Janeiro, a agenda chega repleta de música e muita animação para todos aqueles que se queiram juntar às melhores noites do Casino Espinho. São vários os ritmos que se unem aos jantares concerto, passando pelo fado, música portuguesa, lírica e ainda ritmos latinos. Miguel Araújo é um dos nomes que irá pisar o palco do Casino Espinho, a 19 de Janeiro, para um concerto a não perder, num espaço onde se despertaram todos os sentidos durante a degustação dos melhores sabores à mesa.

As gastronomias típicas não foram esquecidas e, aos sábados, o Casino Espinho vai proporcionar viagens gastronómicas pelo melhor dos sabores do mundo, com iguarias americanas, italianas, portuguesas e ainda espanholas.

Os espectáculos arrancam com um tributo a Elvis Presley, onde a animação fica a cargo dos músicos experientes do projeto Walk a Mile in My Shoe. Todas as quartas-feiras de Janeiro o Casino Espinho vai transformar-se numa das melhores casas de fados do país com vários fadistas conhecidos, como é o caso da Leonor Santos, Mário Landum, Raquel Guerra e Mariana Correia.

Durante este mês, também subirão a palco outros artistas e grupos como Carlos Guilherme & Filipa Lopes, que darão a voz à Noite Lírica, um Tributo à Música Portuguesa, com o quarteto de Filipe Fonseca e ainda os Bolero D’Oro, para alegrar a noite ao som de ritmos latinos.

Em jantares concerto, alguns em modo buffet com uma grande e deliciosa variedade de iguarias, o Casino garante noites de convívio com a família e amigos e ainda espectáculos repletos de animação.

Admissão para jantar: 20:00 às 21:00
Início concerto às 22:30

Jantares concerto em Janeiro

Dia 4 | Leonor Santos - €32,50 por pessoa
Dias 6 e 7 | Tributo a Elvis Presley- €52,50*/ €50 por pessoa (Gastronomia Americana)
Dia 11 | Mário Landum - €32,50 por pessoa
Dias 13 e 14 | Noite Lírica - €52,50*/ €50 por pessoa (Gastronomia Italiana)
Dia 18 | Raquel Guerra - €32,50 por pessoa
Dia 19 | Miguel Araújo - €75 por pessoa
Dias 20 e 21 | Tributo à Música Portuguesa - €52,50/ €50 por pessoa (Gastronomia Portuguesa)
Dia 25 | Mariana Correia - €32,50 por pessoa
Dias 27 e 28 | Boleros D’Oro - €52,50/ €50 por pessoa (Gastronomia Espanhola)

Spotify: 8 curiosidades sobre o consumo de música dos portugueses em 2022



O Spotify foi criado para os utilizadores — independentemente de quem sejam, do que gostam de ouvir ou onde gostam de o fazer.  Após ter revelado as preferências musicais dos portugueses durante o ano de 2022, o Spotify, a maior plataforma de streaming de áudio, revela agora 8 curiosidades sobre o consumo de música dos portugueses, que permitem perceber como foi 2022 a nível musical no país.

  1. Todos os dias são bons para ouvir música, mas há um dia que se destaca e em que os portugueses utilizam o Spotify com mais frequência: o Sábado. No que diz respeito à altura do dia, a hora preferida para ouvir música é no final de um dia de trabalho ou lazer, às 17 horas.
  2. Ivandro foi o claro vencedor dos artistas portugueses mais ouvidos do ano, contando com várias músicas como “Lua” ou “Moça” entre as mais ouvidas, mas não lidera apenas nestas categorias. O artista português conta também com “Lua” como a música portuguesa com mais gostos no Spotify e mais vezes repetida entre os utilizadores nacionais.
  3. A ganhar cada vez mais importância, os artistas portugueses contam com uma grande base de fãs no estrangeiro. Drenchill, Tom Enzy, Elvis Drew e  MARO estão entre os artistas portugueses com mais streams noutros países.
  4. O EQUAL, o programa que visa  promover a igualdade de género na indústria musical, contou com diversas artistas portuguesas durante o ano, incluindo Mariza,  Nena ou MARO, mas houve uma artista que se destacou a nível internacional. Em mais de 100 artistas EQUAL de vários países, Bárbara Bandeira é a 12.ª mais ouvida na playlist global do EQUAL.
  5. Embora The Weeknd tenha sido o artista mais ouvido em Portugal em 2022, liderando em dispositivos como o computador, tablets, televisões ou web, os portugueses escolheram outro artista para os acompanhar nas viagens de carro: Ed Sheeran. Coldplay e Panda e os Caricas completam o Top 3 de artistas mais ouvidos no carro.
  6. Num ano marcado por várias tendências nas redes sociais, os utilizadores portugueses aproveitaram o Spotify para partilhar as letras das suas músicas preferidas com os seguidores. “Heat Waves” de Glass Animals foi a mais partilhada nas redes sociais.
  7. Entre os géneros musicais preferidos dos portugueses há uma escolha clara, em todas as regiões: o pop. O dance pop, o rap e o hip hop tuga representam também grande parte dos streams portugueses em 2022.
  8. Se “Extremamente Desagradável”, de Joana Marques na Rádio Renascença, liderou as preferências gerais dos portugueses em quase todos os dispositivos, há um dispositivo em que outro podcast liderou. “ask.tm” de Pedro Teixeira da Mota ocupa a primeira posição nas consolas de jogo.

Já estão à venda bilhetes para o filme-concerto “Billie Eilish Live at The O2



Já estão à venda, no site BillieAtTheO2.com, os bilhetes para o filme-concerto “Billie Eilish Live at The O2 (Extended Cut)”. Este filme-concerto de fazer cortar a respiração foi filmado no The O2, em Londres, e será exibido em salas de cinema de todo o mundo apenas durante uma noite, a 27 de janeiro de 2023, em qualidade cinemática 4K com som Dolby Atmos (nas salas equipadas para o efeito).

Esta versão “Extended Cut” nunca antes vista leva os espectadores numa viagem visualmente cativante do começo ao fim, até ao coração da digressão esgotada de Eilish, “Happier Than Ever, The World Tour”. O filme-concerto inclui a atuação completa, bem como momentos íntimos e inesquecíveis entre Billie e o público. Em pouco mais de 95 minutos, apresenta 27 canções, incluindo sucessos e temas favoritos dos fãs, como “bad guy”, “Therefore I Am”, “bury a friend”, “my future”, “Happier Than Ever”, “everything i wanted”, “Your Power”, entre outros.

Veja o trailer oficial aqui:



Filme-concerto de Billie Eilish, nomeado para os Grammys, será exibido nas salas de cinema apenas na noite do dia 27 de janeiro de 2023.

terça-feira, 27 de dezembro de 2022

"Il Viaggio a Reims" de Gioachino Rossini no CCB



Com apenas 32 anos, Rossini era já um compositor consagrado tanto pelos amantes da ópera como pelos seus pares. É assim que no ano de 1824, depois de uma série de sucessos apresentados um pouco por toda a Itália, e que rapidamente passaram além-fronteiras, Rossini recebe um convite para assumir a direção do Teatro Italiano de Paris. Uma vez chegado à capital francesa, é-lhe proposto trabalhar numa nova ópera para fazer parte das comemorações em torno da coroação de Carlos X na Catedral de Reims durante a primavera daquele ano. Essa ópera viria a ser Il Viaggio a Reims, estreada no Teatro Italiano no dia 19 de junho de 1825, pouco tempo depois da coroação, mas ainda a tempo de fazer parte das comemorações da efeméride. Para a estreia, tal como era exigido pela ocasião, foi reunido um elenco absolutamente extraordinário. Nunca ninguém tinha composto uma ópera para um tal conjunto de grandes cantores, verdadeiro fogo-de-artifício vocal e autêntica apoteose do bel-canto. 

Numa coprodução entre a Égide – Associação Portuguesa das Artes e o CCB, este será o momento único para reunir um vasto elenco nacional, incluindo alguns dos melhores representantes do canto em Portugal, prova da qualidade e da vitalidade dos cantores portugueses. A eles junta-se a excelência e segurança da Orquestra de Câmara Portuguesa, ideal para a conceção de orquestra de Rossini, e um Coro Participativo, composto por todos os amantes do canto que queiram tirar partido de uma experiência única com a participação numa produção de ópera.

Galeria de Arte do Casino Estoril prolonga Salão de Outono até 17 de Janeiro



A Direcção da Galeria de Arte do Casino Estoril decidiu prolongar a data de encerramento do XXXVI Salão de Outono, tendo em consideração a elevada qualidade da exposição e dos artistas participantes. A exposição colectiva de Pintura e de Escultura ficará patente até 17 de Janeiro de 2023. A entrada é gratuita. 



Na sua 36ª edição, o Salão de Outono reúne obras de 30 dos mais conceituados artistas plásticos contemporâneos. Estão patentes obras dos seguintes pintores e escultores:

Pintura - Alfredo Luz, Branislav Mihajlovic, Cohen Fusé, D.Anghel, David Levy Lima, Diogo Navarro, Edgardo Xavier, Fernando Gaspar, Filipa Oliveira Antunes, Gustavo Fernandes, João Feijó, José Grazina, Maramgoní, Mário Vinte e Um, Nadir Afonso, Nélio Saltão, Patel Rebelo, Paulo Ossião, Pedro Castanheira e Rui Carruço.

Escultura - Abílio Febra, Carlos Ramos, Conceição Cabral, Filipe Curado, João Sotero, Jorge Pé-Curto, Marius Moraru, Ricardo Gigante, Rogério Timóteo e Zévi.




Ivo Canelas regressa aos palco com Todas as Coisas Maravilhosas



O monólogo interpretado por Ivo Canelas e produzido pela H2N, regressa ao Estúdio Time Out em Lisboa de 3 a 29 de Janeiro e ao Convento São Francisco em Coimbra dias 4 e 5 de Fevereiro, depois de três temporadas esgotadas com mais de 15.000 espectadores.

Um espetáculo em que Ivo Canelas, um dos actores mais carismáticos da sua geração em Portugal, convida o público a participar e recordar a importância de reconhecermos, e nos deslumbrarmos com as coisas que nos rodeiam, abordando, de forma emocionante, temas como a depressão, suicídio, a família e o amor. Nesta peça, que assume um carácter imersivo, uma criança vai escrevendo, à medida que cresce, uma lista de razões para viver, com o intuito de tentar ajudar a mãe a recuperar de uma depressão.

“É uma experiência incrível poder interpretar esta personagem e esta história que, desde logo, me captou a atenção. São sessões muito intensas, em que dei o meu máximo, mas em que recebi e testemunhei igualmente uma generosidade e empatia enormes do público”, afirma Ivo Canelas. “Estou ansioso por poder voltar a fazer este espetáculo e agora sem a obrigatoriedade de máscara! Só isso, é já uma coisa maravilhosa para acrescentar à lista”.

O monólogo foi escrito por Duncan Macmillan, estreado com enorme sucesso no Fringe Festival e levado à cena em diversos países. Em Portugal, Ivo Canelas foi distinguido com o Prémio Espectáculo Solo pelo Guia dos Teatros 2020 e Todas As Coisas Maravilhosas integrou a lista dos 30 Melhores Espectáculos de 2019 pela Comunidade Cultura e Arte.

A Saúde Mental é um tema que nos últimos tempos tem sido trazido para a discussão e debate público, como forma de sensibilizar para a sua importância, alertando para os cuidados necessários para a sua manutenção, identificar sintomas de perturbações mentais e diversas formas de pedir ajuda. É por tudo isto que esta peça nunca foi tão relevante como nos dias de hoje.

As receitas angariadas no dia de estreia, 3 de Janeiro, revertem a favor da Associação SOS Voz Amiga, uma linha de apoio emocional que se disponibiliza a ajudar todos aqueles que se encontram em situações de sofrimento causadas pela solidão, ansiedade, depressão ou risco de suicídio; e as receitas angariadas no dia seguinte, 4 de Janeiro, revertem a favor da Mansarda, uma Instituição Particular de Solidariedade Social de apoio a artistas com carácter social, cultural e cívico.

Mentes Criminosas: Evolution no AXN



Janeiro é sinónimo de renovação e novos começos, no entanto, há clássicos que nunca fogem de moda e que nos deixam com saudades. O AXN sabe disso e, por isso, a equipa de elite da Unidade de Análise Comportamental (BAU) está de volta com dez episódios numa nova temporada que promete agarrar os maiores fãs de assassinos em série ao ecrã.

Depois de ter tido o seu fim anunciado em 2020, e após quinze temporadas, “Mentes Criminosas: Evolution” traz de volta ao ecrã um dos conteúdos mais pedidos e mais aguardados de séries sobre crime e assassinos em série.

“Mentes Criminosas: Evolution” é a temporada 16  que regressa com David Rossi, Penélope Garcia e Luke Alvez, para desvendar a sua maior ameaça até agora: um criminoso perigoso que utilizou a pandemia COVID-19 para construir uma das maiores redes de assassinos em série que há memória. À medida que o Mundo começar a regressar aquele que era o seu normal, esta rede torna-se operacional e a equipa da BAU terá de descobrir, um a um, estes novos assassinos e a mente criminosa por de trás deste plano.

“Mentes Criminosas” retrata uma equipa de FBI que estuda as maiores mentes de criminosos da história, antecipando os seus próximos passos antes que agarrem a sua próxima vítima. Desde peritos em comportamento a hackers, este é um dos conteúdos mais antigos do canal AXN, que estreou em Portugal em 2006.

DualSense Edge recebe novo vídeo



A Sony Interactive Entertainment revelou um vídeo sobre o processo de criação do design do DualSense™ Edge, o primeiro comando ultra-customizável de alto desempenho desenvolvido pela Sony Interactive Entertainment. Nele, aqueles que ajudaram a projetá-lo, partilham informações sobre o que inspirou o formato, o conjunto de recursos do comando e a primeira impressão de como a interface de usuário na PlayStation®5 permitirá níveis mais profundos de personalização.

“Procurámos mesmo saber o que define um comando profissional e a resposta a que chegámos foi que pode definir-se como um dispositivo que empodera o utilizador.”, começa por dizer Tomomasa Mizuno, o Gestor de Produto Principal.

A equipa de design e desenvolvimento do DualSense™ Edge entrevistou diversos jogadores profissionais e descobriram que cada utilização individual varia de acordo com o jogo e com o jogador, então consideraram “necessário um comando altamente ajustável para dar resposta a essas necessidades”, admitiu Masaho Morita, o Diretor de Engenharia de Hardware.

Segundo Kazuyoshi Enomoto, que também é Diretor de Engenharia de Hardware, a forma do comando é a mesma do DualSense™ original e isso ficou decidido desde o início. Para a equipa, isso foi todo um desafio, já que queriam incorporar no DualSense™ Edge várias funcionalidades cujo conteúdo tinha de caber no exterior.

De lembrar que o DualSense Edge™, que estará disponível a partir do próximo dia 26 de janeiro, custará 239,99€ (PVP estimado), e já está disponível para reserva. Criado tendo em mente o alto desempenho e a personalização, este novo comando da PlayStation®5 permite aos jogadores criarem uma experiência de jogo única e jogarem à sua maneira. Conta com controlos personalizáveis e perfis permutáveis que podem ajudar os jogadores a equiparem-se para tudo, desde torneios de nível profissional a aventuras épicas de um jogador. Algumas das suas principais funcionalidades são a possibilidade de mudar as coberturas dos manípulos; a possibilidade de trocar rapidamente entre perfis de controlos pré-definidos e ajustar o volume (ligação de áudio analógica aos auscultadores com microfone necessária para compatibilidade completa) do jogo e o equilíbrio do chat a partir do botão de função dedicado no comando (Interface de utilizador no comando); o facto dos módulos do manípulo serem substituíveis; a possibilidade de fixar o USB dos jogadores e diminuir a probabilidade dele escorregar num momento importante graças ao cabo trançado USB com carcaça do conector bloqueável; a existência de botões traseiros mapeáveis e a duração dos gatilhos ajustáveis, que permite aos jogadores definirem manualmente a distância que os seus gatilhos esquerdo e direito percorrem para uma experiência otimizada e adequada ao que estiverem a jogar.




O DualSense Edge™ e os seus componentes estarão disponíveis todos juntos e organizados numa caixa de transporte, que inclui:

  • Comando sem fios DualSense Edge™
  • Cabo trançado USB
  • 2 Tampas standard
  • 2 Tampas arredondadas altas
  • 2 Tampas arredondadas baixas
  • 2 Botões traseiros meio arredondados
  • 2 Botões de Traseiros de Alavanca
  • Carcaça de Conector
  • Caixa de transporte

Eros Ramazzotti apresenta Battito Infinito World Tour



O cantor italiano estará dias 3 e 4 de fevereiro de 2023 na Altice Arena, em Lisboa. Lisboa, será a primeira cidade da Europa a receber a “Battito Infinito World Tour”, agora com data extra, que conta com 60 concertos nas cidades mais exclusivas do mundo. 

Juntamente com os êxitos de sempre, Eros Ramazzotti irá apresentar o seu mais recente projeto, o álbum “Battito Infinito”, lançado em meados de setembro deste ano, no qual está incluído “Gli Ultimi Romantici”.



O tema fala de um amor que, com seus altos e baixos, representa a fusão perfeita de duas pessoas que não são perfeitas, mas capazes de se complementar. “Gli Ultimi Romantici” transparece a visão de Eros: é possível superar os obstáculos juntos se houver algo de verdadeiro na base.

Indubitavelmente um dos artistas de maior sucesso, Eros Ramazzotti, tem canções que marcaram a história da música italiana e foram ouvidas em todo o mundo: 70 milhões de discos vendidos, 2 mil milhões de transmissões e quase 2 mil milhões de visualizações no YouTube.  Após 14 álbuns de estúdio, tours europeias e mundiais completamente esgotadas, inúmeros prémios, nomeações e reconhecimentos, está agora a celebrar 35 anos da sua carreira.

Os bilhetes podem ser adquiridos nas bilheteiras da BOL, Blueticket, Ticketline e nos locais habituais.