quinta-feira, 22 de dezembro de 2022

Estreias de cinema de 22 de Dezembro de 2022



Esta semana dentre as várias estreias de cinema nas salas nacionais o "Cultura e não Só" destaca as seguintes:



I Wanna Dance With Somebody

Whitney Houston nasceu em Newark (EUA), a 9 de Agosto de 1963, no seio de uma família de grandes vozes. Era filha da cantora gospel Cissy Houston, afilhada de Aretha Franklin e prima de Dionne Warwick, a diva pop dos anos 1960. Em pequena, começou a cantar na igreja baptista, surpreendendo com o seu alcance vocal. Mais tarde, conciliou uma carreira de modelo com a de “back vocal” para alguns artistas de renome. Em 1983, Clive Davis, produtor e fundador de editoras como a Arista Records ou a J Records (e que também entra como produtor deste filme), assistiu a um concerto seu. Impressionado, assinou com ela o contrato que mudou a vida de ambos. Foi com o filme “O Guarda-Costas” (realizado por Mick Jackson em 1992), onde contracenou com Kevin Costner e interpretou o papel de uma estrela do mundo da música, que Whitney  alcançou fama mundial. As canções "Run to you" e "I have nothing”, cuja interpretação no filme foi responsabilidade sua, foram nomeada para os Óscares, e a canção "I will always love you" (um original de Dolly Parton, escrito em 1973), tornou-se o single com maior sucesso de vendas na história do rock. No total, Whitney Houston lançou sete álbuns e três bandas sonoras para filmes. Ganhou sete Grammys, 16  Billboard Music, 22 American Music Awards e dois Emmys. Depois de uma vida recheada de sucessos retumbantes, foi encontrada morta na banheira de um quarto de hotel a 11 de Fevereiro de 2012, na véspera da cerimónia dos Grammys. Tinha apenas 48 anos.

A história da sua vida é contada neste drama assinado por Kasi Lemmons (responsável por “Harriet” e também pela série “Madam C.J. Walker: Uma Vida Empreendedora”) e escrito por Anthony McCarten (também autor dos argumentos de “A Teoria de Tudo”, “A Hora Mais Negra” ou “Bohemian Rhapsody”). Com Naomi Ackie a dar corpo e voz a Whitney, no elenco encontram-se também Stanley Tucci, Ashton Sanders, Tamara Tunie, Nafessa Williams e Clarke Peters.



Os Fabelmans

Dirigido por Steven Spielberg, segundo um argumento seu e de Tony Kushner, este drama de cariz autobiográfico inspira-se na infância e adolescência do próprio realizador, e é dedicado a Arnold e Leah, os seus pais. A história tem início nos EUA, no início da década de 1950, quando Sammy Fabelman, um miúdo proveniente de uma família de classe média, começa a usar a câmara 8mm do pai para filmar tudo o que acontece à sua volta. O modo como absorve a realidade através das lentes da sua câmara, assim como a sensibilidade que demonstra na montagem dos filmes, vão fazer dele um grande contador de histórias. Mais tarde, essa exploração dos vários métodos cinematográficos transformou-o num cineasta conceituado em todo o mundo.

Com Gabriel LaBelle no papel de Sammy, o protagonista, o elenco conta ainda com as actuações de Michelle Williams, Paul Dano, Seth Rogen e Judd Hirsch. “The Fabelmans” teve cinco nomeações para os Globos de Ouro: melhor filme, realizador, argumento, actriz (Michelle Williams) e banda sonora (John Williams). 



Rock Dog 3 - Ao Ritmo da Música

Após a bem-sucedida digressão mundial dos True Blue, a banda de Bodi, o mastim tibetano com espírito rockeiro que conhecemos pela primeira vez em 2016 regressa à sua pacata vida na pequena aldeia que o viu nascer. Mas quando é convidado para mentor no programa musical "A Batalha do Beat" e percebe que o grupo de cantoras que terá a seu cargo não faz ideia quem é Angus Scattergood, o seu maior ídolo, Bodi fica chocado. Com a fraca cultura musical das raparigas, ele está certo de que o sucesso se deve mais ao espectáculo de brilho e luzes do que verdadeiramente à qualidade das músicas que apresentam. Contudo, depressa ele e as raparigas acabam por criar uma ligação, com ele a passar-lhe alguns ensinamentos importantes e a escrever-lhes um tema que se torna um grande êxito. Mas não tarda até a situação ficar fora de controlo.
Baseado na personagem principal da novela gráfica "Tibetan Rock Dog", escrita por Zheng Jun, esta é a sequela dos filmes “Rock Dog - Um Sonho Altamente!” (2016) e “Rock Dog 2 - Há Festa no Parque” (2021). Desta vez, a realização ficou a cargo de Anthony Bell e o argumento de Rob Muir.