quarta-feira, 7 de dezembro de 2022

Estreias de cinema de 8 de Dezembro de 2022



Esta semana dentre as várias estreias de cinema nas salas nacionais o "Cultura e não Só" destaca as seguintes:



O Gato das Botas: O Último Desejo

O Gato das Botas (voz de Antonio Banderas) aprendeu à sua custa o preço da coragem sem limites e do total desprezo pelo perigo: das nove vidas que lhe foram atribuídas, já só lhe resta uma. Aconselhado pelo médico a cuidar da sua saúde, agora bastante fragilizada, junta-se a Kitty Patas Fofas (Salma Hayek) e ao seu amigo Perro (Harvey Guillén) e segue em busca de algo que lhe possibilite recuperar as vidas perdidas. Agora, as suas acções têm outro peso e os riscos tornaram-se muito mais ameaçadores – o que, verdade seja dita, acrescenta um pouco mais de sabor às aventuras.
“Spin-off” do universo Shrek e sequela do filme realizado por Chris Miller em 2011, este novo episódio tem assinatura de Joel Crawford (“Os Croods 2: Uma Nova Era”) e de Januel Mercado (“Dear Diary: World's First Pranks”). Florence Pugh, Olivia Colman e John Mulaney completam o elenco de vozes da versão original. 



Por Detrás da Moeda

Estreia em realização de longa-metragem de Luís Moya, um documentário que se debruça sobre alguns músicos de rua da cidade do Porto. Uma das vozes desta história é Nuno Norte, vencedor do concurso televisivo Ídolos em 2004, que nos fala sobre a sua experiência como sem-abrigo e como tantas vezes sobreviveu exclusivamente do dinheiro angariado como cantor de rua. O filme acompanha ainda as vidas de muitos outros artistas que, com as suas músicas e dedicação à arte, alegram os quatro cantos da Invicta. Entre eles estão Alexandre Amorim, Carlos Maciel, Philipe Santos, Alline, André Rasta, Nelo Punk, Zé Punk e “Stones” Romeno.



Última Noite

Nell e Simon juntaram amigos e família para as celebrações de Natal. Seria uma típica noite de consoada, se não fosse o facto de a Humanidade se preparar para enfrentar a sua total aniquilação. Mesmo cientes de que estão perante a sua última noite, a reunião serve para comemorar as alegrias que viveram e saborear, da melhor forma possível, os momentos remanescentes. Enquanto isso, pelo mundo fora, as pessoas dedicam-se aos seus maiores prazeres e despedem-se da existência, cada um à sua maneira.
Dos produtores Matthew Vaughn, Trudie Styler e Celine Rattray, esta comédia negra foi escrita e realizada pela estreante Camille Griffin e conta com a presença dos actores Keira Knightley, Matthew Goode, Roman Griffin Davis, Annabelle Wallis, Lily-Rose Depp, Sope Dirisu e Kirby Howell-Baptiste.