quarta-feira, 31 de dezembro de 2025

Sinfonia n.º 4 de Tchaikovsky no CCB



A colisão de dois mundos numa poderosa tarde sinfónica: um governado pelo destino; o outro pela danação. Sob a direção de José Eduardo Gomes, a Orquestra Sinfónica Portuguesa e o Coro do Teatro Nacional de São Carlos navegarão os conflitos existenciais de Schnittke e Tchaikovsky, revelando como, através da música, a angústia se transforma em revelação.

A Faust Kantate: «Seid nüchtern und wachet» (1983) de Alfred Schnittke redescobre a mais antiga versão da lenda de Fausto – Historia von D. Johann Fausten (1587) – através de uma intensa fusão de estilos que só Schnittke poderia gizar. Composta para quatro solistas, coro e orquestra, a obra justapõe linguagens sacras e profanas, ecos do Barroco e um modernismo brutal, à medida que o erudito condenado enfrenta a própria aniquilação. O seu infame final – um tango grotesco cantando, gritado e rosnado pelo Diabo – troça da tolice humana e celebra o caos na mesma medida.

Se o Fausto de Schnittke se insurge contra a eternidade, a Sinfonia n.º 4 de Tchaikovsky confronta o próprio destino. Composta em 1877, numa fase de turbulência pessoal, esta sinfonia marca um despertar artístico do compositor, bem como um ajuste de contas emocional. A fanfarra de abertura declara a inexorável força do destino, enquanto momentos de terno lirismo e luminosa orquestração revelam um espírito dividido entre o desespero e a afirmação. No último andamento, a exuberância folclórica surge da luta interior, um abraço desafiante à vida, apesar da sombra inexorável do destino.

Juntas, as duas obras iluminam o eterno drama humano: a busca de sentido no meio da inevitabilidade, o grito da alma entre a rendição e a transcendência.

Programa

Alfred Schnittke (1934-1998) Faust Kantate: «Seid nüchtern und wachet»
Piotr I. Tchaikovski (1840-1893) Sinfonia n.º 4 em Fá menor, Op. 36

I. Andante sostenuto - Moderato con anima 
II. Andantino in modo di canzona
III. Scherzo. Pizzicato ostinato: Allegro
IV. Finale: Allegro con fuoco

Ficha Artística
Meio-soprano Cátia Moreso
Contratenor Jan Wouters
Tenor Marco Alves dos Santos
Baixo Christian Luján
Direção Musical José Eduardo Gomes

Coro do Teatro Nacional de São Carlos
Orquestra Sinfónica Portuguesa