A partir desta semana, estará nas livrarias portuguesas o livro “Um Homem à Frente do Seu Tempo”, uma obra com a chancela da Avenida da Liberdade Editores que reúne testemunhos sobre Francisco Pinto Balsemão, uma das figuras mais marcantes das últimas seis décadas em Portugal. A obra revela o jornalista, o político, o empresário e o humanista que ajudou a transformar o país: da luta contra a censura à construção da democracia, da fundação do Expresso à modernização do audiovisual com a SIC, passando pelo período em que liderou o Governo.
Com base em testemunhos de personalidades como Marcelo Rebelo de Sousa, Cavaco Silva, Durão Barroso, Felipe Gonzalez, Juan Luís Cébrian, Carlos Moedas, Miguel Sousa Tavares, Vasco de Mello ou José Ramos Horta, o livro desvela também o lado pessoal e discreto de Balsemão: o humor, a exigência, a curiosidade e o profundo sentido de liberdade que o guiou, e que ficou como exemplo maior de uma vida norteada pelo princípio de contribuir para deixar um mundo melhor.
Além de antigos e atuais líderes políticos nacionais e internacionais, o livro conta também com testemunhos de jornalistas, colaboradores, amigos e familiares, compondo um retrato único de quem deixou um legado duradouro na política, nos media e na cultura cívica portuguesa.
Nascido em 1937, Francisco Pinto Balsemão faleceu no passado dia 21 de outubro, suscitando a homenagem espontânea de milhares de portugueses e a publicação de dezenas de textos e artigos de tributo a um homem sempre à frente do seu tempo e sinónimo de liberdade, democracia e inovação. Nesta obra encontramos reunidos vários dos textos publicados pelo semanário Expresso.
