Lisboa recebe uma das mais inovadoras experiências imersivas em todo o mundo: Horizonte de Quéops: Viagem ao Antigo Egito, uma expedição imersiva virtual única criada pela Excurio, que transporta os visitantes 4.500 anos no tempo, incluindo a Pirâmide de Gizé, uma das Sete Maravilhas do Mundo.
O "Cultura e Não Só" teve a oportunidade de experimentar esta viagem imersiva em primeira mão. Para quem gosta de história, do Egipto, ou simplesmente tem curiosidade de como será estar num dos locais históricos mais visitados do mundo esta é uma experiencia imperdível.
A inauguração em Lisboa está marcada para o dia 5 de dezembro, na sala subterrânea da Estação do Metro do Terreiro do Paço, depois de mais de dois milhões de pessoas em todo o mundo terem feito esta experiência.
Com recurso à tecnologia de Realidade Virtual (RV) de última geração, os participantes podem explorar templos, tumbas e rituais do Antigo Egito, incluindo locais que são até hoje interditos de visitar. Os visitantes percorrem o Planalto de Gizé ao nascer do sol, as mastabas e a imponência da Esfinge, atravessam o Nilo em embarcações da época, desvendam o interior da Grande Pirâmide, percorrem os corredores interditos e os segredos da Câmara da Rainha, conhecem a deusa Bastet e até assistem a uma cerimónia de embalsamamento.
Desenvolvido em colaboração com o prestigiado Giza Project e o egiptólogo Peter Der Manuelian da Universidade de Harvard, fruto de vários anos de investigação, a experiência imersiva do Horizonte de Quéops: Viagem ao Antigo Egito combina rigor histórico com elementos de fantasia que despertam a imaginação, recriando com detalhe científico e artístico a arquitetura e a vida do antigo Egito. O resultado é uma experiência imersiva, interativa e emocionante.
Apresentada pela Fever em Portugal e criada pela Excurio, referência mundial no desenvolvimento de expedições imersivas culturais em RV, tem a duração aproximada de 45 minutos e acolhe grupos de até 20 pessoas por sessão. Disponível para participantes com mais de 10 anos, a iniciativa convida famílias, estudantes, curiosos e amantes da história a embarcarem numa autêntica viagem ao passado, sem sair do centro de Lisboa.
Mais do que uma visita guiada, Horizonte de Quéops é um mergulho na grandiosidade do Antigo Egito e uma oportunidade para aprender, explorar e viver de forma imersiva um dos maiores mistérios da humanidade.
Os bilhetes já estão à venda no site oficial e na plataforma da Fever.
Informações práticas:
● Local: Sala Subterrânea da Estação do Metro Terreiro do Paço, Lisboa
● Data: A partir de 5 de dezembro de 2025
● Duração: Cerca de 45 minutos
● Idade mínima: 10+ acompanhados por um adulto
● Bilhetes: Disponíveis no site oficial e na plataforma da Fever
Sobre a Fever
A Fever é a principal plataforma global de descoberta de entretenimento ao vivo, inspirando mais de 300 milhões de pessoas todos os meses a descobrir as melhores experiências em mais de 40 países. Com a missão de democratizar o acesso à cultura e ao entretenimento na vida real, a Fever inspira os usuários a desfrutarem de experiências e eventos únicos — desde exposições imersivas e esportes até apresentações teatrais interativas, concertos e festivais — enquanto capacita seus parceiros com dados e tecnologia para desenvolver e expandir novas experiências em todo o mundo.
Sobre a Excurio
A Excurio redefine a forma como descobrimos a cultura através das suas Expedições Imersivas — experiências de realidade virtual inovadoras e de grande escala que combinam tecnologia de ponta, narrativa e educação. Concebidas para uma exploração livre em espaços amplos, estas aventuras convidam o público a entrar diretamente na história, na arte e na ciência, unindo envolvimento emocional e descoberta intelectual.
De Horizon of Khufu, Eternal Notre-Dame e Life Chronicles a Tonight with the Impressionists: Paris 1874 e The Last Stronghold, as produções da Excurio já encantaram mais de três milhões de visitantes em nove países e 26 locais em todo o mundo — de Paris e Montreal a Xangai e Chicago — em instituições culturais e espaços imersivos de referência.
Desenvolvidas em colaboração com cientistas e historiadores de renome internacional, as experiências da Excurio dão vida ao passado e ao futuro de forma vívida, criando uma ligação mais profunda ao património comum da humanidade. A missão da empresa é simples, mas poderosa: tornar a cultura acessível através do fascínio e da maravilha.
Assente numa plataforma tecnológica proprietária, capaz de gerir fluxos recorde de visitantes, a Excurio está a definir um novo padrão no entretenimento cultural.
Fundada originalmente em 2005 como Emissive por Emmanuel Guerriero e Fabien Barati, a empresa passou a chamar-se Excurio em 2024, refletindo a sua visão global em expansão. Entre o legado da Emissive destacam-se experiências de realidade virtual aclamadas como The Enemy (2015) e Mona Lisa: Beyond the Glass (2019).




