sexta-feira, 1 de abril de 2016

A Assassina de Hou Hsiao-Hsien


A Assassina de Hou Hsiao-Hsien arrebatou oito Asian Film Awards, os galardões mais importantes do cinema asiático e continua em exibição em Lisboa (Cinema Ideal e Monumental) e Porto (Dolce Vita).
A Assassina conquistou oito prémios em 15 categorias: Melhor Filme, Melhor Realizador, Melhor Actriz, Melhor Actriz Secundária, Melhor Fotografia, Melhor Direcção Artística, Melhor Música e Melhor Som. 

O filme tem também já sessões agendadas no Porto (Teatro do Campo Alegre, de 24 a 30 de Março e Casa das Artes, 7 de Abril), Braga (Teatro GIl Vicente, 9 de Maio) e Guarda (Teatro Municipal da Guarda, 21 de Junho).
No festival de Cannes, Hou Hsiao-Hsien conquistou o Prémio de Melhor Realizador.

A Assassina foi considerado o Melhor Filme Estrangeiro de 2015 pela FIPRESCI, a federação internacional da crítica de cinema e teve antestreia em Portugal na Festa do Cinema Chinês.

China, Século IX. Nie Yinniang, a filha de 10 anos de um general, é raptada por uma freira, que a inicia nas artes marciais, transformando-a numa implacável assassina, responsável por matar cruéis e corruptos governadores locais. Um dia, após falhar uma missão, é enviada pela preceptora para a sua terra natal, com ordem para matar o homem a quem tinha sido prometida – um primo que agora lidera uma grande região militar no Norte da China. 
Depois de 13 anos de exílio, a jovem mulher terá de confrontar os pais, as suas memórias e os sentimentos que, durante tanto tempo, reprimiu.