Esta semana dentre as várias estreias de cinema nas salas nacionais o "Cultura e não Só" destaca as seguintes:
O Caçador e a Rainha do Gelo
Após sofrer uma terrível traição, Freya, a Rainha do Gelo, abandona o seu reinado para viver exilada no Palácio de Inverno, que ela própria construiu com os seus poderes. Capaz de converter em gelo qualquer inimigo, a jovem rainha treina um exército de caçadores praticamente invencíveis. Entre eles estão Eric e Sarah, dois dos seus aprendizes mais hábeis. Porém, ambos desafiaram a mais importante regra da rainha: manterem os seus corações imunes ao amor. Quando Freya descobre que ambos estão apaixonados e que planeiam fugir para lá das fronteiras do reino, decide dar-lhes um castigo exemplar. E, para se tornar ainda mais poderosa, resolve procurar o poderoso Espelho Mágico pertencente à sua irmã Ravenna, a Rainha Má. Através dele, ressuscita Ravenna, presa ali durante longos anos devido a um feitiço. As duas rainhas fazem então uma aliança para subjugar a Terra Encantada ao poder das Trevas. Mas terão de lutar contra o amor e a amizade que conseguiu permanecer nos corações dos seres humanos e de alguns dos seus próprios guerreiros…
Estreia na realização de Cedric Nicolas-Troyan, a história de "O Caçador e a Rainha do Gelo" remete para o filme "Branca de Neve e o Caçador" (realizado, em 2012, por Rupert Sanders). Chris Hemsworth, Charlize Theron, Nick Frost e Sam Claflin dão vida às mesmas personagens do primeiro filme. Juntam-se a eles os actores Emily Blunt, Rob Brydon e Jessica Chastain.
Demolição
Davis Mitchell é um banqueiro de investimentos que se dedicou quase exclusivamente à carreira. Um dia, após um trágico acidente de automóvel, assiste, impotente, à morte da mulher. A sentir tudo a desmoronar à sua volta, vê-se incapaz de lidar com o que aconteceu ou retomar a sua vida. E o que começa como uma reclamação por escrito para uma empresa de máquinas de venda automática acaba por se transformar numa série de missivas onde, finalmente, se sente capaz de falar sobre as suas dores mais profundas. Karen Mareno, a responsável pelo apoio ao cliente da empresa, inicia assim uma relação à distância com este desconhecido que lhe parece tão desamparado e só. Com o tempo, os dois percebem o quanto têm em comum na dor e o quanto necessitam de rever os passos que os levaram àquele momento. Assim, com o apoio dela e do seu problemático filho adolescente, Davis inicia um processo de desconstrução de toda a sua vida, abrindo caminho para a redenção de que tanto necessita…
Com realização de Jean-Marc Vallée ("C.R.A.Z.Y.", "O Clube de Dallas"), uma comédia dramática que conta com argumento de Bryan Sipe e participação dos actores Jake Gyllenhaal, Naomi Watts, Chris Cooper e Judah Lewis.
Robinson Crusoe
Apanhado numa violentíssima tempestade no mar, o jovem inglês Robinson Crusoé vê o seu navio afundar com toda a tripulação a bordo. Depois de muito lutar para se manter vivo, consegue atracar numa pequena ilha do Pacífico com o seu cão. Ali conhece um papagaio de espírito aventureiro que sonha viajar pelo mundo. Apesar de viver em paz e sintonia com todos os outros animais que lá habitam, a verdade é que o pobre papagaio se aborrece de morte com o excesso de beleza e monotonia daquele lugar. É através dele que Robinson se torna amigo de todos, criando-se um elo de entreajuda e cumplicidade. Essa amizade revelar-se-á fundamental quando se virem obrigados a lutar contra um grupo de gatos malvados – também eles náufragos –, que desejam assumir o controlo da pequena ilha.
Um filme de animação realizado por Vincent Kesteloot e Ben Stassen que se inspira na célebre obra de Daniel Defoe, publicada pela primeira vez em 1719.