De 23 a 25 de Abril, a LXFactory recebe a partir do studioteambox a instalação de arte “Red String”, um projecto de Marian van der Zwaan em parceria com a Amnistia Internacional, compositora Pauline Oliveros e a poeta Ione de Nova Iorque.
“Red String” é uma instalação de arte que visa consciencializar o público sobre discriminação através da confrontação e do debate público.
A componente artística do projecto consubstancia-se numa instalação dum fio vermelho de 3 km (fornecido pela Euronete) de comprimento que inicia o seu percurso no studioteambox e que, como uma teia, “invadirá” o recinto da LXFactory, tendo a sua instalação principal na Fabrica XL.
O encerramento será no dia 25 de Abril e incluirá a projecção de um excerto da Ópera “Nubian Word for Flowers”, que retrata a exploração de um sonho profundo sobre a cultura colonial, da compositora, Pauline Oliveros e da poeta, Ione.
A instalação servirá de pano de fundo à audição de testemunhos gravados de pessoas que são ou foram marginalizadas ou/e discriminadas: são essas pessoas que formam o “fio vermelho” que serpenteia pela sociedade.
Red String é um projecto itinerante que passará por Estremoz, Covilhã, Viseu, Chaves. O encerramento será no Porto, no dia 21 de Março 2017, dia internacional contra o racismo, onde as experiências e ideias sobre o tema serão partilhadas.
Marian van der Zwaan, artista plástica desenvolve principalmente projectos sem fins lucrativos, baseados em questões sociais, que derivam da sua relação sensorial com os seus ideais.
Pauline Oliveros, compositora, pioneira no desenvolvimento da música experimental e musica arte electrónica pós -guerra, é a fundadora do Deep Listening Institute em Nova Iorque.
Ione, autora e poeta, editou: Orgulho da Família, quatro gerações de mulheres americanas de cores; A Night Train to Aswan; Njinga, the Queen King. Ione é a diretora artística da Deep Listening Institute em Nova Iorque.
A instalação decorre de 23 a 25 de Abril, das 11h às 22h.
25 de Abril às 17h00 e às 21h00 na Fábrica XL: Projecção de excerto da ópera «Nubian Word for Flowers» de Pauline Oliveros e Ione.
Entrada gratuita.