sexta-feira, 22 de abril de 2016

Regresso ao Futuro - A Nova Emigração e a Sociedade Portuguesas


O que tem levado tantos portugueses a emigrar? O que vão fazer?
Este é o estudo que faltava sobre a emigração recente em Portugal.

O projecto de investigação no qual este livro se baseia procurou compreender a dimensão e as características dos novos movimentos da emigração portuguesa, tendo sobretudo em conta as relações que os novos emigrantes mantêm com o país de origem.
Entre as principais questões a esclarecer encontra-se o caminho que Portugal irá seguir após a encruzilhada da crise mundial de 2008 e do resgate financeiro de 2011. Estarão os novos movimentos de emigração fortemente dependentes da conjuntura, vindo a desacelerar após uma eventual recuperação económica do país? Serão um tipo de movimento distinto, que cria novas formas de transnacionalismo, a partir do qual a existência de duplas residências e de duplas actividades não põe em causa as ligações e interesses económicos no país? Ou serão um indicador da perda de espessura da sociedade  portuguesa, que pode assim ver-se sem muitas das suas elites e força de trabalho, acentuando o seu estatuto periférico na Europa?
Num contexto de inúmeros debates sobre a nova emigração portuguesa, este livro fornece respostas fundamentadas e sérias, contribuindo decisivamente para a reflexão e o conhecimento desta temática com consequências para o nosso futuro.