Esta semana dentre as várias estreias de cinema nas salas nacionais o "Cultura e não Só" destaca as seguintes:
O Primeiro Encontro
A Terra é invadida por uma espécie extraterrestre. Enormes naves espaciais fixam-se em vários pontos do globo. Sem saber o que esperar, cientistas, governantes e pessoas comuns estão de respiração suspensa. Pode estar iminente uma guerra de proporções nunca vistas. Uma equipa de especialistas quer, antes de qualquer tomada de posição, compreender as verdadeiras motivações dos alienígenas. É então que Louise Banks, uma das mais conceituadas linguistas do mundo, é chamada a tentar uma abordagem amistosa com os invasores. Talvez ela, com a ajuda do matemático Ian Donnelly e do Coronel GT Weber, consiga encontrar uma linguagem que possa ser descodificada por ambas as espécies, criando uma ponte de compreensão mútua. Mas o risco de fracassar é elevadíssimo e pode colocar em causa a extinção da raça humana…
Baseado num conto de Ted Chiang, um filme de ficção científica com realização de Denis Villeneuve ("Raptadas", "O Homem Duplicado", "Sicário - Infiltrado") e argumento de Eric Heisserer. "O Primeiro Encontro" conta com os actores Amy Adams, Jeremy Renner, Forest Whitaker, Michael Stuhlbarg e Tzi Ma.
Toda a Verdade
Quando Mike Lassiter, um jovem de 17 anos, é acusado de assassinar o pai, o advogado Richard Ramsay é contactado para o defender em tribunal. Na sua equipa, Ramsay tem Janelle, uma jovem advogada capaz de "ler" as verdadeiras intenções das testemunhas, assim como as dos acusados. Apesar de crentes na inocência de Mike, eles têm uma enorme barreira a transpor: o rapaz recusa-se a dizer seja o que for desde o dia do homicídio, quando confessou ter sido ele a esfaquear o pai. À medida que os advogados trazem novas revelações à barra de tribunal – incluindo provas sobre o comportamento violento da vítima sobre a mulher e filho –, Ramsay percebe que Loretta, a mãe do rapaz, possui dados que não quer divulgar e que poderão alterar o curso dos acontecimentos…
Com realização de Courtney Hunt, um "thriller" interpretado por Keanu Reeves, Renée Zellweger, Gugu Mbatha-Raw e Gabriel Basso, entre outros.
O Herói de Hacksaw Ridge
O sonho do jovem Desmond T. Doss de se tornar médico é adiado devido aos escassos meios financeiros da família. Empenhado em salvar vidas, alista-se no Exército norte-americano para cumprir o que considera ser sua obrigação: ajudar os combatentes da Segunda Grande Guerra, mesmo sabendo que as suas convicções pessoais e religiosas o impossibilitam de possuir uma arma ou matar um inimigo. Como pode um soldado lutar pelo seu país sem protecção? Doss tenciona dar o seu contributo integrando a unidade médica e salvando as vidas dos soldados feridos em combate. Apesar do desdém e preconceito de alguns dos seus colegas, que vêem a sua atitude como um acto de cobardia, será durante a batalha de Okinawa (no Japão), sem pegar em armas ou disparar um tiro, que mostrará a sua bravura. Sozinho, quando todos aguardam pelo nascer do dia, ele salva 75 homens abandonados à morte em território inimigo. Esse feito fará dele o primeiro opositor de consciência a receber a Medalha de Honra do Congresso norte-americano.
Estreado no Festival de Cinema de Veneza (fora de competição), um filme de guerra sobre o pacifismo, realizado por Mel Gibson – "Braveheart" (1995), "A Paixão de Cristo" (2004) –, que conta a história real de Desmond T. Doss (1919-2006) num argumento escrito por Andrew Knight e Robert Schenkkan. Os actores Andrew Garfield, Vince Vaughn, Sam Worthington, Luke Bracey, Hugo Weaving, Ryan Corr, Teresa Palmer, Richard Pyros e Rachel Griffiths dão vida aos personagens.