sexta-feira, 18 de novembro de 2016

Semana da Gastronomia Italiana no Mundo


De 21 a 27 de Novembro tem lugar no Instituto Italiano de Cultura a Primeira Semana da Gastronomia Italiana no Mundo “Qualidade, identidade, excelência”, são estas as palavras chave da “Primeira Semana da Gastronomia Italiana no Mundo”, que terá lugar de 21 a 27 de Novembro.

“Trata-se de uma herança da Expo Milano 2015, incluída no plano para a promoção e defesa do verdadeiro Made in Italy agroalimentar no estrangeiro, promovido pelo MAECI, Ministero degli Affari Esteri e della Cooperazione Internazionale, MIPAAF, Ministero delle Politiche Agricole Alimentari e Forestali, MIUR, Ministero dell'Istruzione, dell’Università e della Ricerca, em sinergia com o MiSE, Ministero dello Sviluppo Economico.”, lê-se na nota de imprensa

Serão mais de 1.300 eventos em programa de 21 a 27 de Novembro em 105 Países do mundo, coordenados pela rede do MAECI no estrangeiro constituída pelas Embaixadas, Consulados e Institutos Italianos de Cultura.

“O objectivo do evento é o de dar a conhecer as produções agroalimentares e vitivinículas italianas, com especial referência aos produtos de qualidade certificada; valorizar o “saber fazer” italiano; difundir os valores únicos da Dieta Mediterrânea; apresentar a oferta formativa do nosso País no sector enogastronómico; reforçar a presença da gastronomia italiana no estrangeiro através da formação de jovens cozinheiros e da apresentação da oferta da restauração italiana de qualidade.”, continua a referida nota de imprensa

Nesta edição, o Instituto Italiano de Cultura, Serviços Culturais da Embaixada de Itália em Lisboa, vai realizar um amplo programa de eventos que visam oferecer um quadro, o mais variado possível, da gastronomia italiana, passando dos workshop de cozinha às exposições, das conferências às projecções de filmes e documentários sobre o tema, das apresentações de livros à oferta na área da restauração, para um público adulto e para crianças.

Numa antecipação da Semana haverá de 18 a 20 de Novembro na Praça da Figueira o Mercato Italia, um evento organizado pela Camera di Commercio Italiana per il Portogallo no âmbito das celebrações para os seu 100 anos de actividade com gastronomia, música e produtos "Made in Italy" no coração de Lisboa durante três dias.

Programa

Na Segunda-feira, dia 21 de Novembro pelas 11:00 no Instituto Italiano de Cultura será projectado o filme “La cena” de Ettore Scola (1998), que mostra um leque de italianos apanhados a jantar, no momento mais relaxado do seu dia, quando revelam mais facilmente os seus vícios e virtudes.

Pelas 14:30 graças à sinergia com a Escola de Hotelaria e Turismo de Lisboa será inaugurada a Exposição “100-120-150 Pellegrino Artusi e a Unificação de Itália na culinária”, em versão bilingue italiano e português, dedicada a uma das mais importantes figuras da história gastronómica italiana, Pellegrino Artusi, que conseguiu unificar a Itália nos hábitos culinários, assinalando assim o início da cozinha italiana moderna.

Segue-se pelas das 15:00 às 17:00, o Workshop “Gnocchi in rosso e in verde” por Michele Bono, Chefe do Restaurante “Il Gattopardo” do Hotel Dom Pedro Palace de Lisboa.

Michele Bono, siciliano, começou muito novo a trabalhar em restaurantes de grandes hotéis em Itália, em 1994 participou no concurso “Lisboa Capital da Cultura Europeia” na secção de gastronomia e, em 1998, a convite da família Saviotti, começou a trabalhar no restaurante “Il Gattopardo” do Dom Pedro Palace de Lisboa, onde propõe uma cozinha tradicional italiana com uma profunda marca mediterrânea.

Pelas 18:30, no Instituto Italiano de Cultura, em colaboração com a Delegação de Lisboa da Accademia Italiana della Cucina, será inaugurada a Exposição de livros de receitas e das revistas “Civiltà della Tavola” da Accademia Italiana della Cucina.

Segundo a nota de imprensa recebida, “ a revista tem uma tiragem mensal, com 11 publicações por ano, e desenvolve um papel fundamental quer de junção das muitas Delegações espalhadas pelo mundo, quer de órgão de informação sobre a atividade da Accademia, com artigos de caráter cultural e gastronómico e recensões de novos restaurantes visitados pelos Académicos.”

Pelas 19:00, sempre na sede do Instituto Italiano, terá lugar a abertura oficial da Semana com a conferência “L’identità italiana in cucina”, pelo Prof. Massimo Montanari, um dos maiores especialistas a nível internacional de História da Alimentação, docente de História Medieval e História da Alimentação na Faculdade de Letras e Filosofia da Universidade de Bolonha e na Universidade de Ciências Gastronómicas de Pollenzo, e director do Master europeu "História e cultura da alimentação".
Entre as suas obras destacam-se “Alimentazione e cultura nel Medioevo” (Laterza 1988); “Storia dell’alimentazione” (Laterza 1997); “La cucina italiana. Storia di una cultura” (Laterza 1999); “Storia medievale” (Laterza 2002); “Il cibo come cultura” (Laterza 2004); “Il formaggio con le pere” (Laterza 2008).

Na Terça-feira, dia 22 de Novembro pelas 11:00 regressa o cinema no Instituto Italiano com o filme “Lunga vita alla Signora” de Ermanno Olmi (1987), que tem como protagonista um rapaz da escola de hotelaria, chamado para servir num grande jantar de gala enquanto aprendiz. Arrecadou o Leão de prata em Veneza em 1987.

Também a Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra quis aderir à Semana da Gastronomia e, às 11:00, será a volta do Chefe Augusto Gemelli, que terá o workshop “A tradição dos sabores italianos”.

Gemelli fez parte das equipas de cozinha de grandes chefes italianos como Claudio Sadler, Gualtiero Marchesi e Umberto Vezzoli. Em 1996 mudou-se para Lisboa e, em 1999, abriu o seu restaurante que tem merecido alguns prémios como “3 Garfos” no concurso oficial dos restaurantes da Cidade de Lisboa.

A partir de 2012 tem desenvolvido actividades de consultoria profissional, cursos de cozinha, catering personalizado, formação técnica para restaurantes. Este ano lançou um novo projecto ligado à Mozzarella de búfala D.O.P. nas suas lojas MOZZA Co.

Das 16:00 às 18:00, regressamos à Escola de Hotelaria e Turismo de Lisboa para o workshop “A arte da massa fresca feita à mão” por Carla Giorgi, uma Marietta de Casa Artusi, e para a apresentação da tradução em língua portuguesa do livro “La scienza in cucina e l’arte di mangiar bene” de Pellegrino Artusi pela Prof.ª Anabela Ferreira, em colaboração com o Centro de Cultura Gastronómica Casa Artusi e com o Restaurante “L’Artusi” de Lisboa.

O texto de Artusi com a 1ª edição em 1891 e 111 edições até à data, é o livro de gastronomia por excelência, pilar da culinária italiana moderna, ao qual todos os grandes cozinheiros do último século se inspiraram. É uma obra única que exalta o prazer de comer bem, um manual prático para famílias, com 790 receitas e um programa gastronómico simples e ao alcance de todos, resumido pela tríade Higiene, Economia, Bom Gosto. Além disso, a Artusi deve-se o mérito de ter conferido dignidade àquele “mosaico” de tradições regionais, valorizando a diversidade enquanto elemento essencial da identidade nacional.

Pelas 17:30 na Sala de São de Pedro da Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra a Aula aberta “Taste. Historical considerations about an ambiguous concept” pelo Prof. Massimo Montanari, abre o ciclo de conferências do projecto “DIAITA, Scripta Realia do Património Alimentar da Lusofonia.

Na Quarta-feira, dia 23 de Novembro pelas 11:00 Luciano Zazzeri, Chefe do Restaurante “La Pineta” de Marina di Bibbona (Livorno) encontra os alunos do Instituto Italiano de Cultura para falar do seu livro “La baracca dello Zazzeri - Storie di mare e di penna, aromi, colori, profumi, silenzi, incontri e immagini tra innovazione e tradizione con Luciano Zazzeri in Alta Maremma” e, das 15:00 às 17:00 terá na Escola de Hotelaria e Turismo de Lisboa o workshop “Peixe azul e bacalhau”.

Luciano Zazzeri é conhecido como um dos maiores Chefes pescadores de Itália. Ele e o seu restaurante “La Pineta” cresceram juntos, sendo que a família o iniciou na boa cozinha logo em pequeno, entre o fogão de casa e a pesca no mar. O que nos anos 60 era apenas uma barraquinha na praia de Marina di Bibbona, a partir de 1996, com a gestão do novo Chefe, tornou-se um ponto de referência gastronómica internacional.
Actualmente, a cozinha de Zazzeri é fruto de um percurso de formação delineado de modo original, mas coerente, uma cozinha feita de conhecimento e amor pelos produtos, preparada com sabedoria, destreza e apresentada em pratos originais, sem nunca perder o sabor autêntico da sua terra, da qual ainda é o embaixador, representando-a pelo mundo.

Pelas 18:30 no Instituto Italiano o Prof. Ariel Toaff, histórico e docente na Universidade Bar-Ilan de Ramat Gan (Tel Aviv), apresentará o seu livro “Mangiare alla giudia. La cucina ebraica in Italia dal Rinascimento all'età moderna” (Comer à maneira judaica. A cozinha judaica em Itália do Renascimento à Idade Moderna), seguido da conferência ”Mò senti er pranzo mio” do Prof. Marcello Teodonio que irá falar da comida nos sonetos de Gioacchino Belli.

Ariel Toaff è Professor Emérito de História da Idade Média e do Renascimento na Bar-Ilan University (Israel).
Entre os seus livros, destaca-se Il vino e la carne (1990, 2007) Mangiare alla giudia (2000, 2011), Pasque di sangue (2007, 2008), Ebraismo virtuale (2008) e Il prestigiatore di Dio (2010). Ganhou vários prémios literários, entre os quais: ‘Langhe Ceretto’ (2001), ‘Carlo Levi’ (2001) e ‘Gourmand’ (2011). Atualmente vive em Tel Aviv.

Marcello Teodonio é Presidente do Centro Studi “Giuseppe Gioachino Belli” e responsável das cadeiras de Literatura italiana na Fundação Besso de Roma e de Literatura Romanesca na Universidade de Roma “Tor Vergata”. Entre as suas publicações: Giuseppe Gioachino Belli nelle terre degli antropofagi (Hetea, 1987); Introduzione a Belli (Laterza, 1992); Le edizioni dei sonetti romaneschi di Giuseppe Gioachino Belli (Fondazione Marco ed Ernesta Besso, 1999).

Na Quinta-feira, dia 24 de Novembro pelas 11:00 o filme “L’abbuffata” de Mimmo Calopresti (2007). será projectado no Instituto Italiano, mostrando quatro jovens amigos de uma pequena vila da região Calábria a organizar uma grande festa: uma verdadeira "abbuffata" para uma grande estrela do cinema.

A partir das 15:00 e até às 17:30 será possível assistir no Instituto Italiano aos documentários “Pasta nera” de Alessandro Piva (2011), “Rupi del vino” de Ermanno Olmi (2009), e “Quando l’Italia mangiava in bianco e nero” de Andrea Gropplero di Troppenburg (2015).

Pelas 17:30 na magnífica sede da Academia de Marinha a Conferência “New crops from America. Did they really change European food culture?” pelo Prof. Massimo Montanari, integra o programa “Alimentação e saúde em terra e no mar: das cortes e mosteiros ao quotidiano dos navios” do Ciclo de Conferências “DIAITA.

No Instituto Italiano na Sexta-feira, dia 25 de Novembro pelas 11:00 o filme “La cena per farli conoscere” de Pupi Avati (2007), tudo se desenvolve a volta de um jantar que as três filhas de um actor já em crise querem organizam para ajudar o pai.

Como já é hábito do Instituto Italiano o fim-de-semana é dedicado às crianças e, no Sábado, dia 26 de Novembro pelas 11:00 o Laboratório didáctico “Pulcinella e Arlecchino alle prese con pizza e spaghetti” irá ver as crianças dos Cursos do Instituto Italiano de Cultura entretidas com papel, cola e tesoura para construir marionetas e pratos típicos da cozinha italiana, com o desenhador Paolo Marabotto e os actores da Companhia Teatro Verde de Roma.

Pelas 16:00 no Museu da Marioneta, o espectáculo “Bravo, Bravíssimo!” pela Companhia Teatro Verde de Roma, estreia pela primeira vez em Portugal, graças à parceria com o Museu da Marioneta, Trata-se de uma peça dedicada às histórias e fábulas de todos os tempos. Reis e rainhas, bruxas e mágicos, feitiços, monstros, dragões, animais falantes, todo o género de heróis... são os eternos protagonistas que nos têm acompanhado ao longo de mais de 30 anos de teatro.