Quarenta anos depois, o 25 de Novembro de 1975 continua a alimentar controvérsias no seio da sociedade e a revelar tabus e receios. Mas permanece decisivo como mais um acto fundador da nossa democracia.
Por vários motivos, o tema tem sido tratado muito aquém da importância que realmente encerra e é frequentemente apresentado à luz de preconceitos de natureza ideológica ou partidária.
Resultado da reflexão promovida por um grupo de cidadãos de variadas áreas profissionais e sectores de opinião, este livro reúne importantes contributos de diversas personalidades da vida portuguesa. Os seus responsáveis, António Barreto, João Salgueiro, Luís Aires de Barros, Luís Valença Pinto, Manuel Braga da Cruz e Vasco Rocha Vieira, animaram a realização de uma série de conferências em várias localidades do país sobre o tema, das quais resultaram os textos agora dados à estampa.
Este livro pretende contribuir para a compreensão do papel do 25 de Novembro na consolidação da democracia. Graças ao seu horizonte amplo de cariz multidisciplinar, esta obra é um instrumento único e muito pertinente para a promoção de um debate plural.
Como referem os seus coordenadores, «entre as datas com significado, o 25 de Novembro de 1975 é uma das que mais rapidamente alguns querem apagar». Ora, «estas duas datas históricas – 25 de Abril de 1974 e 25 de Novembro de 1975 – não podem ser observadas e avaliadas separadamente».