quinta-feira, 2 de fevereiro de 2017

Obras de Peter Friedl


No dia 28 de Janeiro inaugurou a exposição de artes plásticas intitulada Teatro Popular de Peter Friedl no Lumiar Cité, em Lisboa.

O final da exposição, dia 1 de Abril, às 20h00, será assinalado com a exibição do filme Dom Roberto (1962) de Ernesto de Sousa, seguido de uma conversa com Isabel Alves e Jürgen Bock.

Na sua primeira exposição individual em Portugal, Peter Friedl apresenta objetos inspirados num formato teatral português de rua, vulgarmente conhecido como Teatro Dom Roberto. O palco (barraca) é uma construção minimalista criada manualmente pelo bonecreiro forrada a tecido. A construção esconde o bonecreiro, que dirige as violentas e barulhentas ações dos fantoches, do olhar do público. O tradicional Teatro Dom Roberto é uma arte menor, por viver da tipificação, da repetição e de um bastante restrito repertório como O Barbeiro Diabólico ou A Tourada.

Para a exposição no espaço Lumiar Cité, Peter Friedl criou o seu próprio mundo teatral, tão idiossincrático quanto plausível. Trata-se de um universo essencialmente lusófono que assume a forma de coloridas barracas e fantoches, repletos de referências históricas que remetem para diferentes séculos e continentes.

Colaboração da Maumaus e do Goethe-Institut Portugal, no âmbito da parceria para o Programa Internacional de Residências.