Mais uma edição discográfica da Associação Museu Cavaquinho, dirigida por Júlio Pereira, ocorre no início de 2017. "Cavaquinho Cantado", do Músico Daniel Pereira, continua a evidenciar que o som deste pequeno instrumento pode ser recriado e recontextualizado numa contemporaneidade sempre em mudança.
Compositor, multi-instrumentista e cantor, Daniel Pereira passou por diferentes realizações musicais do folk ao pop-rock - também como produtor e autor de arranjos - desde que, aos oito anos, em Braga, o pai lhe ensinou a tocar cavaquinho.
Uma sua apaixonada passagem pela experiência teatral conduziu à consideração da importância da palavra, que confere identidade a um disco em que a voz se alia ao som das cordas vibrantes do instrumento.
Isso mesmo é referido por Júlio Pereira, que, em 1981, pôs todo o país a tocar cavaquinho: "verdadeiramente importante é essa atualização constante de um antigo e quase insignificante instrumento, que justifica a continuação da nossa (da Associação Museu Cavaquinho) iniciativa de editar discos de cavaquinho, agora acompanhado pelo canto, o que não tem sido comum nas suas últimas reatualizações".