segunda-feira, 10 de fevereiro de 2020

Bailado 'O Primo Basílio' em Castelo Branco


Depois da estreia, no passado mês de Janeiro, com sala esgotada, o bailado ‘O Primo Basílio’ apresenta-se dia 14 de Fevereiro, Cine-Teatro Avenida, em Castelo Branco pelas 21h30.

‘O Primo Basílio’, uma das mais notáveis obras literárias de Eça de Queirós é, a partir de agora, um bailado em II atos, graças à iniciativa do coreógrafo Fernando Duarte e da bailarina e docente Solange Melo. As fascinantes personagens criadas pelo escritor, aliadas ao seu estilo único e inconfundível, constituíram o ponto de partida para um espetáculo de dança que se pretende intenso, dramático e transversalmente cativante.

Incorporando uma linguagem que alia a estética neo-clássica à dança contemporânea, ‘O Primo Basílio’ alude assim à reinvenção da fórmula de bailado narrativo, aliando à criação coreográfica um desenho cénico de cariz minimalista.

Deste modo, o romance transcende a fronteira literária, fazendo despertar o interesse em descobrir a obra de Eça de Queiroz e valorizando também o património musical português, através de um suporte musical com base nas obras de Luis de Freitas Branco e de Fernando Lopes Graça.

Assentando na relação entre a narrativa literária e a dança, o projeto de bailado para ‘O Primo Basílio’ foi também idealizado tendo em vista o desenvolvimento de uma residência em contexto escolar, onde o romance surgisse como elemento catalisador da aproximação artística à dança enquanto prática e expressão artística preenchendo, deste modo, uma lacuna visivelmente existente entre o texto escrito e a dança.

Através da residência artística em contexto escolar visa promover-se o encontro entre alunos e professores, por intermédio de um programa de ação prática em que bailarinos e coreógrafo desenvolvem, em conjunto com os docentes do ensino regular, um trabalho de exploração espontânea do movimento coreografado.

Pretende-se, desta forma, ampliar o papel da formação artística como elemento fundamental para uma educação que abranja o desenvolvimento do aluno na sua plenitude.