Esta semana dentre as várias estreias de cinema nas salas nacionais o "Cultura e não Só" destaca as seguintes:
Ladrões Com Arte
Ivan é um habilidoso ladrão de arte. Conhecedor do mercado, sabe exactamente o que vale a pena roubar e o que é puro desperdício de tempo… e talento. Contudo, mesmo que tudo lhe corra de feição, o que ele mais deseja é abandonar de vez o mundo do crime e viver de rendimentos. Tudo se alinha na perfeição quando conhece Elyse, uma burlona que deseja mudar de vida e usar os seus enormes talentos de dissimulação na profissão de actriz. Sentindo a perfeita sintonia que os une, Ivan e Elyse arquitectam um último golpe que os liberte de vez do passado criminoso e os deixe viver sossegadamente.
Um filme escrito e realizado por Matt Aselton, que escreve o argumento a quatro mãos com Adam Nagata, com quem já trabalhara em "Gigantic" (2008). À frente do elenco estão Theo James, Emily Ratajkowski, Fred Melamed, Ebon Moss-Bachrach, Isiah Whitlock Jr. e Evan Handler.
Thriller: Assassino na Noite
Vários adolescentes decidem pregar uma partida a Chauncey, um colega, e levá-lo para uma casa abandonada, onde pretendem assustá-lo. A brincadeira corre mal e resulta na morte de um deles. Chauncey é acusado de homicídio e condenado a quatro anos de prisão num centro de detenção juvenil. Os anos passam e, enquanto a vida de todos os outros decorre normalmente, Chauncey revive vezes sem conta a injustiça de que foi vítima. Quando é finalmente libertado, regressa à cidade que o viu nascer para fazer justiça com as próprias mãos.
Estreia na realização de Dallas Jackson, um "thriller" com argumento seu e de Ken Rance. No elenco estão Jessica Allain, Tequan Richmond, Chelsea Rendon, Mitchell Edwards, Pepi Sonuga, Maestro Harrell, RZA e Mykelti Williamson.
Bigger: A História de Joe Weider
Filhos de imigrantes polacos de origem judia, Joe e Ben Weider nasceram no princípio do século XX em Montreal (Canadá). Depois de uma infância difícil, onde tiveram de enfrentar a pobreza e o anti-semitismo, Joe cresce e ganha algum reconhecimento no halterofilismo. Grandes adeptos do desporto de força, os dois irmãos fundam, já em 1946, a Federação Internacional de Culturismo e Fitness (IFBB). Em 1965, organizam o primeiro concurso Mr. Olympia, a competição que, mais tarde, os levaria a descobrir o jovem Arnold Schwarzenegger – sagrado Mr. Olympia por seis vezes consecutivas, entre os anos 1970 e 1975. A estreia de "O Homem dos Músculos de Aço" (1977), realizado por George Butler e Robert Fiore e com Schwarzenegger como protagonista, popularizou o desporto e deu reconhecimento aos seus adeptos.
Um filme biográfico realizado e escrito por George Gallo, que conta com a participação dos actores Tyler Hoechlin, Aneurin Barnard, Julianne Hough, Victoria Justice, Kevin Durand e Calum Von Moger.